Teste de tetrazólio em sementes de leucena.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, C. J.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SANTOS, C. P. DOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865249
Resumo: O teste de tetrazólio constitui alternativa promissora para avaliação da viabilidade e vigor de sementes. Além de possibilitar a obtenção de resultados rápidos, gera informações que permitem a identificação das causas de perda da viabilidade das sementes, sendo recomendado para avaliação da viabilidade de sementes que necessitam ser semeadas logo após a colheita e para complementar os resultados do teste de germinação de sementes que apresentam dormência. A eficiência do teste depende do desenvolvimento de metodologia adequada para cada espécie, que recomende condições apropriadas de pré-condicionamento, preparo e coloração das sementes. Objetivou-se, com o trabalho, avaliar métodos destinados ao preparo e coloração de sementes de leucena para o teste de tetrazólio e verificar sua eficiência para avaliar a viabilidade das sementes. Para os experimentos, foram utilizadas sementes da cultivar 'Cunningham' e do híbrido interespecífico (Leucaena leucocephala x L. diversifolia) CPAC 4111. Duas metodologias destinadas ao preparo das sementes para a coloração foram testadas: corte lateral e corte lateral seguido de imersão das sementes em água, a 30 ºC, por uma hora, e posterior remoção do tegumento. Para a coloração, foram avaliadas as concentrações de 0,075%, 0,15% e 1% da solução de tetrazólio e os períodos de duas e quatro horas, a 35 ºC. Os resultados obtidos foram comparados com os resultados dos testes de germinação e emergência de plântulas. O teste de tetrazólio é eficiente para avaliar a viabilidade de sementes de leucena, por meio do corte lateral seguido da remoção do tegumento e imersão em solução de tetrazólio a 0,15%, por duas horas.
id EMBR_112b1513d8b37a3452983d69ada08114
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/865249
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Teste de tetrazólio em sementes de leucena.LeucenaForrageiraEmergencySeedSementeGerminaçãoEmergênciaLeucaena DiversifoliaLeucaena LeucocephalaforagegerminationO teste de tetrazólio constitui alternativa promissora para avaliação da viabilidade e vigor de sementes. Além de possibilitar a obtenção de resultados rápidos, gera informações que permitem a identificação das causas de perda da viabilidade das sementes, sendo recomendado para avaliação da viabilidade de sementes que necessitam ser semeadas logo após a colheita e para complementar os resultados do teste de germinação de sementes que apresentam dormência. A eficiência do teste depende do desenvolvimento de metodologia adequada para cada espécie, que recomende condições apropriadas de pré-condicionamento, preparo e coloração das sementes. Objetivou-se, com o trabalho, avaliar métodos destinados ao preparo e coloração de sementes de leucena para o teste de tetrazólio e verificar sua eficiência para avaliar a viabilidade das sementes. Para os experimentos, foram utilizadas sementes da cultivar 'Cunningham' e do híbrido interespecífico (Leucaena leucocephala x L. diversifolia) CPAC 4111. Duas metodologias destinadas ao preparo das sementes para a coloração foram testadas: corte lateral e corte lateral seguido de imersão das sementes em água, a 30 ºC, por uma hora, e posterior remoção do tegumento. Para a coloração, foram avaliadas as concentrações de 0,075%, 0,15% e 1% da solução de tetrazólio e os períodos de duas e quatro horas, a 35 ºC. Os resultados obtidos foram comparados com os resultados dos testes de germinação e emergência de plântulas. O teste de tetrazólio é eficiente para avaliar a viabilidade de sementes de leucena, por meio do corte lateral seguido da remoção do tegumento e imersão em solução de tetrazólio a 0,15%, por duas horas.CAROLINE JACOME COSTA, CPAC; CAROLINA PAULA DOS SANTOS.COSTA, C. J.SANTOS, C. P. DOS2013-08-02T23:30:56Z2013-08-02T23:30:56Z2010-10-2620102013-08-02T23:30:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Sementes, v. 32, n. 2, p. 66-72, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:43:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/865249Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:43:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:43:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de tetrazólio em sementes de leucena.
title Teste de tetrazólio em sementes de leucena.
spellingShingle Teste de tetrazólio em sementes de leucena.
COSTA, C. J.
Leucena
Forrageira
Emergency
Seed
Semente
Germinação
Emergência
Leucaena Diversifolia
Leucaena Leucocephala
forage
germination
title_short Teste de tetrazólio em sementes de leucena.
title_full Teste de tetrazólio em sementes de leucena.
title_fullStr Teste de tetrazólio em sementes de leucena.
title_full_unstemmed Teste de tetrazólio em sementes de leucena.
title_sort Teste de tetrazólio em sementes de leucena.
author COSTA, C. J.
author_facet COSTA, C. J.
SANTOS, C. P. DOS
author_role author
author2 SANTOS, C. P. DOS
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAROLINE JACOME COSTA, CPAC; CAROLINA PAULA DOS SANTOS.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, C. J.
SANTOS, C. P. DOS
dc.subject.por.fl_str_mv Leucena
Forrageira
Emergency
Seed
Semente
Germinação
Emergência
Leucaena Diversifolia
Leucaena Leucocephala
forage
germination
topic Leucena
Forrageira
Emergency
Seed
Semente
Germinação
Emergência
Leucaena Diversifolia
Leucaena Leucocephala
forage
germination
description O teste de tetrazólio constitui alternativa promissora para avaliação da viabilidade e vigor de sementes. Além de possibilitar a obtenção de resultados rápidos, gera informações que permitem a identificação das causas de perda da viabilidade das sementes, sendo recomendado para avaliação da viabilidade de sementes que necessitam ser semeadas logo após a colheita e para complementar os resultados do teste de germinação de sementes que apresentam dormência. A eficiência do teste depende do desenvolvimento de metodologia adequada para cada espécie, que recomende condições apropriadas de pré-condicionamento, preparo e coloração das sementes. Objetivou-se, com o trabalho, avaliar métodos destinados ao preparo e coloração de sementes de leucena para o teste de tetrazólio e verificar sua eficiência para avaliar a viabilidade das sementes. Para os experimentos, foram utilizadas sementes da cultivar 'Cunningham' e do híbrido interespecífico (Leucaena leucocephala x L. diversifolia) CPAC 4111. Duas metodologias destinadas ao preparo das sementes para a coloração foram testadas: corte lateral e corte lateral seguido de imersão das sementes em água, a 30 ºC, por uma hora, e posterior remoção do tegumento. Para a coloração, foram avaliadas as concentrações de 0,075%, 0,15% e 1% da solução de tetrazólio e os períodos de duas e quatro horas, a 35 ºC. Os resultados obtidos foram comparados com os resultados dos testes de germinação e emergência de plântulas. O teste de tetrazólio é eficiente para avaliar a viabilidade de sementes de leucena, por meio do corte lateral seguido da remoção do tegumento e imersão em solução de tetrazólio a 0,15%, por duas horas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-26
2010
2013-08-02T23:30:56Z
2013-08-02T23:30:56Z
2013-08-02T23:30:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes, v. 32, n. 2, p. 66-72, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865249
identifier_str_mv Revista Brasileira de Sementes, v. 32, n. 2, p. 66-72, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503380429701120