Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, C. D. M.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PIRES, C. R. F., SOUSA, D. N., CHICRALA, P. C. M. S., SANTOS, V. R. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065440
Resumo: A indústria de conserva no Brasil apresenta problemas de abastecimento, visto que, a pesca extrativa da sardinha não atende à demanda do setor, provocando a necessidade de importar pescado de outros países. Neste contexto, surge a proposta de utilizar o matrinxã (Brycon amazonicus) como alternativa à sardinha (Sardinella brasiliensis) para enlatamento pela indústria de pescados. Neste trabalho objetivou-se avaliar a qualidade nutricional e sensorial de matrinxã enlatado em óleo vegetal. Para avaliar a aceitação foram utilizadas três amostras de pescado enlatado com cobertura de óleo vegetal, sendo: matrinxã, sardinha de água doce e sardinha de água salgada. Foi aplicado um teste de preferência e um teste de aceitação com escala hedônica de nove pontos. Não houve diferença significativa quanto à preferência entre o matrinxã e a sardinha de água doce, no entanto, o matrinxã e a sardinha de água salgada se diferenciaram significativamente, sendo que o matrinxã enlatado foi a mais preferida. Para o atributo cor, aroma e impressão global não houve diferença significativa entre os três pescados, já para o atributo sabor, o matrinxã apresentou maior média de aceitação se diferindo significativamente da sardinha de água salgada. Já na composição centesimal, o matrinxã apresentou um teor protéico de 28,67%, umidade 51,67%, lipídios 15,67% e minerais totais 2,67%. Diante disso, conclui-se que o matrinxã consiste numa boa opção para indústria de pescados enlatados, visto que, apresentou boa qualidade nutricional e uma alta aceitação quando comparada com o pescado enlatado tradicional.
id EMBR_1152986330147b75f15c905568dade50
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1065440
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.PescadoComposição cedntesimalPeixeQualidadeMatrinxãEnlatadoBrycon amazonicusA indústria de conserva no Brasil apresenta problemas de abastecimento, visto que, a pesca extrativa da sardinha não atende à demanda do setor, provocando a necessidade de importar pescado de outros países. Neste contexto, surge a proposta de utilizar o matrinxã (Brycon amazonicus) como alternativa à sardinha (Sardinella brasiliensis) para enlatamento pela indústria de pescados. Neste trabalho objetivou-se avaliar a qualidade nutricional e sensorial de matrinxã enlatado em óleo vegetal. Para avaliar a aceitação foram utilizadas três amostras de pescado enlatado com cobertura de óleo vegetal, sendo: matrinxã, sardinha de água doce e sardinha de água salgada. Foi aplicado um teste de preferência e um teste de aceitação com escala hedônica de nove pontos. Não houve diferença significativa quanto à preferência entre o matrinxã e a sardinha de água doce, no entanto, o matrinxã e a sardinha de água salgada se diferenciaram significativamente, sendo que o matrinxã enlatado foi a mais preferida. Para o atributo cor, aroma e impressão global não houve diferença significativa entre os três pescados, já para o atributo sabor, o matrinxã apresentou maior média de aceitação se diferindo significativamente da sardinha de água salgada. Já na composição centesimal, o matrinxã apresentou um teor protéico de 28,67%, umidade 51,67%, lipídios 15,67% e minerais totais 2,67%. Diante disso, conclui-se que o matrinxã consiste numa boa opção para indústria de pescados enlatados, visto que, apresentou boa qualidade nutricional e uma alta aceitação quando comparada com o pescado enlatado tradicional.CAROLINE DANTAS MENDES SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; PATRICIA COSTA M SOARES CHICRALA, CNPASA; VIVIANE RODRIGUES V DOS SANTOS, CNPASA.SILVA, C. D. M.PIRES, C. R. F.SOUSA, D. N.CHICRALA, P. C. M. S.SANTOS, V. R. V.2017-02-23T11:11:11Z2017-02-23T11:11:11Z2017-02-2320162017-02-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleJournal of Bioenergy and Food Science, Macapá, v. 3, n. 3, p. 161-169, jul./set. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:14:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1065440Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:14:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.
title Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.
spellingShingle Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.
SILVA, C. D. M.
Pescado
Composição cedntesimal
Peixe
Qualidade
Matrinxã
Enlatado
Brycon amazonicus
title_short Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.
title_full Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.
title_fullStr Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.
title_full_unstemmed Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.
title_sort Avaliação sensorial de matrinxã (Brycon amazonicus) enlatada com cobertura de óleo vegetal.
author SILVA, C. D. M.
author_facet SILVA, C. D. M.
PIRES, C. R. F.
SOUSA, D. N.
CHICRALA, P. C. M. S.
SANTOS, V. R. V.
author_role author
author2 PIRES, C. R. F.
SOUSA, D. N.
CHICRALA, P. C. M. S.
SANTOS, V. R. V.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAROLINE DANTAS MENDES SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; PATRICIA COSTA M SOARES CHICRALA, CNPASA; VIVIANE RODRIGUES V DOS SANTOS, CNPASA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, C. D. M.
PIRES, C. R. F.
SOUSA, D. N.
CHICRALA, P. C. M. S.
SANTOS, V. R. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Pescado
Composição cedntesimal
Peixe
Qualidade
Matrinxã
Enlatado
Brycon amazonicus
topic Pescado
Composição cedntesimal
Peixe
Qualidade
Matrinxã
Enlatado
Brycon amazonicus
description A indústria de conserva no Brasil apresenta problemas de abastecimento, visto que, a pesca extrativa da sardinha não atende à demanda do setor, provocando a necessidade de importar pescado de outros países. Neste contexto, surge a proposta de utilizar o matrinxã (Brycon amazonicus) como alternativa à sardinha (Sardinella brasiliensis) para enlatamento pela indústria de pescados. Neste trabalho objetivou-se avaliar a qualidade nutricional e sensorial de matrinxã enlatado em óleo vegetal. Para avaliar a aceitação foram utilizadas três amostras de pescado enlatado com cobertura de óleo vegetal, sendo: matrinxã, sardinha de água doce e sardinha de água salgada. Foi aplicado um teste de preferência e um teste de aceitação com escala hedônica de nove pontos. Não houve diferença significativa quanto à preferência entre o matrinxã e a sardinha de água doce, no entanto, o matrinxã e a sardinha de água salgada se diferenciaram significativamente, sendo que o matrinxã enlatado foi a mais preferida. Para o atributo cor, aroma e impressão global não houve diferença significativa entre os três pescados, já para o atributo sabor, o matrinxã apresentou maior média de aceitação se diferindo significativamente da sardinha de água salgada. Já na composição centesimal, o matrinxã apresentou um teor protéico de 28,67%, umidade 51,67%, lipídios 15,67% e minerais totais 2,67%. Diante disso, conclui-se que o matrinxã consiste numa boa opção para indústria de pescados enlatados, visto que, apresentou boa qualidade nutricional e uma alta aceitação quando comparada com o pescado enlatado tradicional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-23T11:11:11Z
2017-02-23T11:11:11Z
2017-02-23
2017-02-23T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Journal of Bioenergy and Food Science, Macapá, v. 3, n. 3, p. 161-169, jul./set. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065440
identifier_str_mv Journal of Bioenergy and Food Science, Macapá, v. 3, n. 3, p. 161-169, jul./set. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695462916882432