Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MADRUGA, C. R.
Data de Publicação: 1985
Outros Autores: KESSLER, R. H., GOMES, A., SCHENK, M. A. M., ANDRADE, D. F. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/319333
Resumo: Com o objetivo de determinar a dinamica de infeccao do Anaplasma marginale na microrregiao homogenea de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, foi executado um experimento envolvendo bezerros das racas Nelore e Ibage e cruzamentos Nelore x Fleckvieh, Nelore x Chianina e Nelore x Charoles. Foi observada uma relacao positiva entre as imunoglobulinas sericas das vacas e as imunoglobulinas colostrais dos bezerros. Esta relacao expressou a transmissao colostral de anticorpos. A proporcao de bezerros sorologicamente negativos aumentou aos 30 dias e atingiu o maximo aos 60 dias, na maioria dos grupos experimentais. As primeiras parasitemias foram detectadas a partir dos 30 dias de vida e atingiram a media mais elevada aos 90 dias. Estes resultados demonstraram que a immunidade humoral foi um importante fator de resistencia ao A. marginale e que existe um periodo critico, em torno de 60 dias de idade, no qual o bezerro pode desenvolver anaplasmose. A parasitemia media dos bezerros da raca Ibage foi significativamente (P<0,05) superior a dos demais grupos experimentais, o que sugere menor probabilidade de ocorrencia de anaplasmose na raca Nelore e nos animais meio-sangue Nelore com as racas europeias estudadas na regiao.
id EMBR_128c8b59603dc5d0e637ab986b45c834
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/319333
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.NeloreIbageFleckviehCharolesCampo GrandeMato Grosso do SulDiseaseAnaplasma MarginaleAnaplasmoseBovinoCruzamentoDoençaImunologiaChianinaNelloreanaplasmosisBrazilcattlecrossbredsimmunologyCom o objetivo de determinar a dinamica de infeccao do Anaplasma marginale na microrregiao homogenea de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, foi executado um experimento envolvendo bezerros das racas Nelore e Ibage e cruzamentos Nelore x Fleckvieh, Nelore x Chianina e Nelore x Charoles. Foi observada uma relacao positiva entre as imunoglobulinas sericas das vacas e as imunoglobulinas colostrais dos bezerros. Esta relacao expressou a transmissao colostral de anticorpos. A proporcao de bezerros sorologicamente negativos aumentou aos 30 dias e atingiu o maximo aos 60 dias, na maioria dos grupos experimentais. As primeiras parasitemias foram detectadas a partir dos 30 dias de vida e atingiram a media mais elevada aos 90 dias. Estes resultados demonstraram que a immunidade humoral foi um importante fator de resistencia ao A. marginale e que existe um periodo critico, em torno de 60 dias de idade, no qual o bezerro pode desenvolver anaplasmose. A parasitemia media dos bezerros da raca Ibage foi significativamente (P<0,05) superior a dos demais grupos experimentais, o que sugere menor probabilidade de ocorrencia de anaplasmose na raca Nelore e nos animais meio-sangue Nelore com as racas europeias estudadas na regiao.Título em inglês: Antibody levels and parasitemia of Anaplasma marginale of Nellore and Ibagé calves and Nellore grossbreds, in an enzootic area.CLAUDIO ROBERTO MADRUGA, CNPGC; RAUL HENRIQUE KESSLER, CNPGC; CNPGC; MARIA APARECIDA MOREIRA SCHENK, CNPGC; DMQ.MADRUGA, C. R.KESSLER, R. H.GOMES, A.SCHENK, M. A. M.ANDRADE, D. F. de2019-10-30T00:35:43Z2019-10-30T00:35:43Z1996-11-2719852019-10-30T00:35:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 20, n. 1, p. 135-142, jan. 1985.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/319333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-10-30T00:35:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/319333Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-10-30T00:35:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-10-30T00:35:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.
title Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.
spellingShingle Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.
MADRUGA, C. R.
Nelore
Ibage
Fleckvieh
Charoles
Campo Grande
Mato Grosso do Sul
Disease
Anaplasma Marginale
Anaplasmose
Bovino
Cruzamento
Doença
Imunologia
Chianina
Nellore
anaplasmosis
Brazil
cattle
crossbreds
immunology
title_short Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.
title_full Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.
title_fullStr Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.
title_full_unstemmed Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.
title_sort Níveis de anticorpos e parasitemia de Anaplasma marginale em área enzoótica, nos bezerros da raça Nelore, Ibagé e cruzamentos de Nelore.
author MADRUGA, C. R.
author_facet MADRUGA, C. R.
KESSLER, R. H.
GOMES, A.
SCHENK, M. A. M.
ANDRADE, D. F. de
author_role author
author2 KESSLER, R. H.
GOMES, A.
SCHENK, M. A. M.
ANDRADE, D. F. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLAUDIO ROBERTO MADRUGA, CNPGC; RAUL HENRIQUE KESSLER, CNPGC; CNPGC; MARIA APARECIDA MOREIRA SCHENK, CNPGC; DMQ.
dc.contributor.author.fl_str_mv MADRUGA, C. R.
KESSLER, R. H.
GOMES, A.
SCHENK, M. A. M.
ANDRADE, D. F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Nelore
Ibage
Fleckvieh
Charoles
Campo Grande
Mato Grosso do Sul
Disease
Anaplasma Marginale
Anaplasmose
Bovino
Cruzamento
Doença
Imunologia
Chianina
Nellore
anaplasmosis
Brazil
cattle
crossbreds
immunology
topic Nelore
Ibage
Fleckvieh
Charoles
Campo Grande
Mato Grosso do Sul
Disease
Anaplasma Marginale
Anaplasmose
Bovino
Cruzamento
Doença
Imunologia
Chianina
Nellore
anaplasmosis
Brazil
cattle
crossbreds
immunology
description Com o objetivo de determinar a dinamica de infeccao do Anaplasma marginale na microrregiao homogenea de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, foi executado um experimento envolvendo bezerros das racas Nelore e Ibage e cruzamentos Nelore x Fleckvieh, Nelore x Chianina e Nelore x Charoles. Foi observada uma relacao positiva entre as imunoglobulinas sericas das vacas e as imunoglobulinas colostrais dos bezerros. Esta relacao expressou a transmissao colostral de anticorpos. A proporcao de bezerros sorologicamente negativos aumentou aos 30 dias e atingiu o maximo aos 60 dias, na maioria dos grupos experimentais. As primeiras parasitemias foram detectadas a partir dos 30 dias de vida e atingiram a media mais elevada aos 90 dias. Estes resultados demonstraram que a immunidade humoral foi um importante fator de resistencia ao A. marginale e que existe um periodo critico, em torno de 60 dias de idade, no qual o bezerro pode desenvolver anaplasmose. A parasitemia media dos bezerros da raca Ibage foi significativamente (P<0,05) superior a dos demais grupos experimentais, o que sugere menor probabilidade de ocorrencia de anaplasmose na raca Nelore e nos animais meio-sangue Nelore com as racas europeias estudadas na regiao.
publishDate 1985
dc.date.none.fl_str_mv 1985
1996-11-27
2019-10-30T00:35:43Z
2019-10-30T00:35:43Z
2019-10-30T00:35:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 20, n. 1, p. 135-142, jan. 1985.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/319333
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 20, n. 1, p. 135-142, jan. 1985.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/319333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503482772815872