Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIANCHINI, F.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: BIANCHINI, P. C., MACHADO, P. H., COSTA, T. P. da, ABIKE, S. R., BARRETO, R. M. F.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129489
Resumo: Neste capítulo, as quatro experiências descritas ? 1) a construção coletiva do plano de vida do povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema, em Petrolina, PE; 2) oficina de comunicação popular Arte&Cultura&Educação da Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA; 3) novembro negro: mês de reflexão e desconstrução do preconceito e o racismo; e 4) a Pedagogia Griô como estratégia educacional no ensino e extensão da etnobiologia ? representam a aplicação prática da Pedagogia Griô para a construção de diálogos interculturais, da diversidade sociocultural do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano (TSSF). Elas fazem parte das ações e dos projetos executados pelo Núcleo de Agroecologia da Embrapa Semiárido em parceria com o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Algodão, pela Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA, Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista, PE, e Universidade Federal do Vale do São Francisco.
id EMBR_1293a716f081a932eca358fa205263c5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1129489
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.Pedagogia GriôComunidade tradicionalModo de vidaPovo indígena Atikum da Terra Indígena JuremaEscola Família Agrícola de SobradinhoVale do São FranciscoSociologia RuralComunidade RuralEducação CooperativaNeste capítulo, as quatro experiências descritas ? 1) a construção coletiva do plano de vida do povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema, em Petrolina, PE; 2) oficina de comunicação popular Arte&Cultura&Educação da Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA; 3) novembro negro: mês de reflexão e desconstrução do preconceito e o racismo; e 4) a Pedagogia Griô como estratégia educacional no ensino e extensão da etnobiologia ? representam a aplicação prática da Pedagogia Griô para a construção de diálogos interculturais, da diversidade sociocultural do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano (TSSF). Elas fazem parte das ações e dos projetos executados pelo Núcleo de Agroecologia da Embrapa Semiárido em parceria com o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Algodão, pela Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA, Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista, PE, e Universidade Federal do Vale do São Francisco.FABRICIO BIANCHINI, CPATSA; PAOLA CORTEZ BIANCHINI, CPATSA; PRISCILA HELENA MACHADO, Engenheira-agrônoma. Projeto Bem Diverso, Petrolina, PE; TIAGO PEREIRA DA COSTA, IRPAA; SONIA RIBEIRO ABIKE, Cientista social. Movimento de Mulheres Negras, Santa Maria da Vitória, BA; REBECA MASCARENHAS FONSECA BARRETO, UNIVASF.BIANCHINI, F.BIANCHINI, P. C.MACHADO, P. H.COSTA, T. P. daABIKE, S. R.BARRETO, R. M. F.2021-01-23T09:09:25Z2021-01-23T09:09:25Z2021-01-222020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartil. color.cap. 4, p. 88-121In: BATISTA, J. A. O.; CURADO, F. F.; NOTAROBERTO, M. C. G.; PACHECO, L.; FERREIRA, E. do C. L. (Ed.). Juventudes, identidades e saberes agroecológicos: relatos sobre experiência e diálogos entre o Pedagroeco e a Pedagogia Griô no Nordeste. Brasília, DF: Embrapa, 2020.978-65-86056-55-6http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-01-23T09:09:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1129489Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-01-23T09:09:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-01-23T09:09:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.
title Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.
spellingShingle Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.
BIANCHINI, F.
Pedagogia Griô
Comunidade tradicional
Modo de vida
Povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema
Escola Família Agrícola de Sobradinho
Vale do São Francisco
Sociologia Rural
Comunidade Rural
Educação Cooperativa
title_short Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.
title_full Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.
title_fullStr Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.
title_full_unstemmed Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.
title_sort Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.
author BIANCHINI, F.
author_facet BIANCHINI, F.
BIANCHINI, P. C.
MACHADO, P. H.
COSTA, T. P. da
ABIKE, S. R.
BARRETO, R. M. F.
author_role author
author2 BIANCHINI, P. C.
MACHADO, P. H.
COSTA, T. P. da
ABIKE, S. R.
BARRETO, R. M. F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FABRICIO BIANCHINI, CPATSA; PAOLA CORTEZ BIANCHINI, CPATSA; PRISCILA HELENA MACHADO, Engenheira-agrônoma. Projeto Bem Diverso, Petrolina, PE; TIAGO PEREIRA DA COSTA, IRPAA; SONIA RIBEIRO ABIKE, Cientista social. Movimento de Mulheres Negras, Santa Maria da Vitória, BA; REBECA MASCARENHAS FONSECA BARRETO, UNIVASF.
dc.contributor.author.fl_str_mv BIANCHINI, F.
BIANCHINI, P. C.
MACHADO, P. H.
COSTA, T. P. da
ABIKE, S. R.
BARRETO, R. M. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Griô
Comunidade tradicional
Modo de vida
Povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema
Escola Família Agrícola de Sobradinho
Vale do São Francisco
Sociologia Rural
Comunidade Rural
Educação Cooperativa
topic Pedagogia Griô
Comunidade tradicional
Modo de vida
Povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema
Escola Família Agrícola de Sobradinho
Vale do São Francisco
Sociologia Rural
Comunidade Rural
Educação Cooperativa
description Neste capítulo, as quatro experiências descritas ? 1) a construção coletiva do plano de vida do povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema, em Petrolina, PE; 2) oficina de comunicação popular Arte&Cultura&Educação da Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA; 3) novembro negro: mês de reflexão e desconstrução do preconceito e o racismo; e 4) a Pedagogia Griô como estratégia educacional no ensino e extensão da etnobiologia ? representam a aplicação prática da Pedagogia Griô para a construção de diálogos interculturais, da diversidade sociocultural do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano (TSSF). Elas fazem parte das ações e dos projetos executados pelo Núcleo de Agroecologia da Embrapa Semiárido em parceria com o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Algodão, pela Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA, Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista, PE, e Universidade Federal do Vale do São Francisco.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-23T09:09:25Z
2021-01-23T09:09:25Z
2021-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: BATISTA, J. A. O.; CURADO, F. F.; NOTAROBERTO, M. C. G.; PACHECO, L.; FERREIRA, E. do C. L. (Ed.). Juventudes, identidades e saberes agroecológicos: relatos sobre experiência e diálogos entre o Pedagroeco e a Pedagogia Griô no Nordeste. Brasília, DF: Embrapa, 2020.
978-65-86056-55-6
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129489
identifier_str_mv In: BATISTA, J. A. O.; CURADO, F. F.; NOTAROBERTO, M. C. G.; PACHECO, L.; FERREIRA, E. do C. L. (Ed.). Juventudes, identidades e saberes agroecológicos: relatos sobre experiência e diálogos entre o Pedagroeco e a Pedagogia Griô no Nordeste. Brasília, DF: Embrapa, 2020.
978-65-86056-55-6
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv il. color.
cap. 4, p. 88-121
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503501735264256