Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOLINA, L. R.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: GONÇALVES, L. C., RODRIGUEZ, N. M., RODRIGUES, J. A. S., FERREIRA, J. J., CASTRO NETO, A. G. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168878
Resumo: Com o objetivo de avaliar a digestibilidade in situ das frações fibrosas das silagens de seis híbridos de sorgo em diferentes estádios de maturação, foram utilizados quatro bovinos machos, fistulados no rúmen, castrados, mestiços de holandês-zebu, alimentados com feno de gramínea à vontade. As amostras de silagens foram secas e moídas em peneiras de 5 mm, e 5 g das mesmas foram colocadas em sacos de náilon de 12 x 18 cm e tamanho de poros de 50 µm, que foram introduzidos nas fístulas dos bovinos. Após diferentes períodos de incubação (6, 12, 24, 48, 72 e 96 horas depois), os sacos de náilon foram removidos, as amostras de um mesmo híbrido, animal e período de incubação foram transformadas em um “pool” homogêneo, moído em peneira de 1 mm e armazenado para análises posteriores das frações fibrosas. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas sub-subdivididas no qual as parcelas eram as silagens dos diferentes híbridos, as sub-parcelas eram os estádios de maturação e as sub-sub-parcelas eram os seis períodos de incubação. Neste estudo, houve diferenças quanto ao desaparecimento das frações fibrosas nas silagens de sorgo, embora as diferenças não possam ser atribuídas à porcentagem de grãos dos híbridos. O estádio de maturação das plantas influenciou a degradabilidade efetiva das frações digestíveis, favorecendo os cortes mais precoces.
id EMBR_130b081bc0ecbb508b177f66b0cc40a4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1168878
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.In situDigestibilidadeSorgoCom o objetivo de avaliar a digestibilidade in situ das frações fibrosas das silagens de seis híbridos de sorgo em diferentes estádios de maturação, foram utilizados quatro bovinos machos, fistulados no rúmen, castrados, mestiços de holandês-zebu, alimentados com feno de gramínea à vontade. As amostras de silagens foram secas e moídas em peneiras de 5 mm, e 5 g das mesmas foram colocadas em sacos de náilon de 12 x 18 cm e tamanho de poros de 50 µm, que foram introduzidos nas fístulas dos bovinos. Após diferentes períodos de incubação (6, 12, 24, 48, 72 e 96 horas depois), os sacos de náilon foram removidos, as amostras de um mesmo híbrido, animal e período de incubação foram transformadas em um “pool” homogêneo, moído em peneira de 1 mm e armazenado para análises posteriores das frações fibrosas. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas sub-subdivididas no qual as parcelas eram as silagens dos diferentes híbridos, as sub-parcelas eram os estádios de maturação e as sub-sub-parcelas eram os seis períodos de incubação. Neste estudo, houve diferenças quanto ao desaparecimento das frações fibrosas nas silagens de sorgo, embora as diferenças não possam ser atribuídas à porcentagem de grãos dos híbridos. O estádio de maturação das plantas influenciou a degradabilidade efetiva das frações digestíveis, favorecendo os cortes mais precoces.LÍVIO R. MOLINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; LÚCIO C. GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; NORBERTO M. RODRIGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; JOSÉ J. FERREIRA, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; AGENOR G. DE CASTRO NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.MOLINA, L. R.GONÇALVES, L. C.RODRIGUEZ, N. M.RODRIGUES, J. A. S.FERREIRA, J. J.CASTRO NETO, A. G. de2024-11-06T17:53:34Z2024-11-06T17:53:34Z2024-11-062001Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38., 2001, Piracicaba. A produção animal na visão dos brasileiros: anais. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-11-06T17:53:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1168878Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-11-06T17:53:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.
title Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.
spellingShingle Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.
MOLINA, L. R.
In situ
Digestibilidade
Sorgo
title_short Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.
title_full Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.
title_fullStr Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.
title_full_unstemmed Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.
title_sort Avaliação nutricional das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em diferentes estádios de maturação - frações fibrosas.
author MOLINA, L. R.
author_facet MOLINA, L. R.
GONÇALVES, L. C.
RODRIGUEZ, N. M.
RODRIGUES, J. A. S.
FERREIRA, J. J.
CASTRO NETO, A. G. de
author_role author
author2 GONÇALVES, L. C.
RODRIGUEZ, N. M.
RODRIGUES, J. A. S.
FERREIRA, J. J.
CASTRO NETO, A. G. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LÍVIO R. MOLINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; LÚCIO C. GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; NORBERTO M. RODRIGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; JOSÉ J. FERREIRA, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; AGENOR G. DE CASTRO NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOLINA, L. R.
GONÇALVES, L. C.
RODRIGUEZ, N. M.
RODRIGUES, J. A. S.
FERREIRA, J. J.
CASTRO NETO, A. G. de
dc.subject.por.fl_str_mv In situ
Digestibilidade
Sorgo
topic In situ
Digestibilidade
Sorgo
description Com o objetivo de avaliar a digestibilidade in situ das frações fibrosas das silagens de seis híbridos de sorgo em diferentes estádios de maturação, foram utilizados quatro bovinos machos, fistulados no rúmen, castrados, mestiços de holandês-zebu, alimentados com feno de gramínea à vontade. As amostras de silagens foram secas e moídas em peneiras de 5 mm, e 5 g das mesmas foram colocadas em sacos de náilon de 12 x 18 cm e tamanho de poros de 50 µm, que foram introduzidos nas fístulas dos bovinos. Após diferentes períodos de incubação (6, 12, 24, 48, 72 e 96 horas depois), os sacos de náilon foram removidos, as amostras de um mesmo híbrido, animal e período de incubação foram transformadas em um “pool” homogêneo, moído em peneira de 1 mm e armazenado para análises posteriores das frações fibrosas. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas sub-subdivididas no qual as parcelas eram as silagens dos diferentes híbridos, as sub-parcelas eram os estádios de maturação e as sub-sub-parcelas eram os seis períodos de incubação. Neste estudo, houve diferenças quanto ao desaparecimento das frações fibrosas nas silagens de sorgo, embora as diferenças não possam ser atribuídas à porcentagem de grãos dos híbridos. O estádio de maturação das plantas influenciou a degradabilidade efetiva das frações digestíveis, favorecendo os cortes mais precoces.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2024-11-06T17:53:34Z
2024-11-06T17:53:34Z
2024-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38., 2001, Piracicaba. A produção animal na visão dos brasileiros: anais. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168878
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38., 2001, Piracicaba. A produção animal na visão dos brasileiros: anais. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695727691759616