Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, T. de F.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CONTRERA, F. A. L., CAMPBELL, A. J., MAUES, M. M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076281
Resumo: Estima-se que machos de abelhas das orquídeas (Apidae, Euglossini) podem viver até 55 dias enquanto as fêmeas vivem em média até 90 dias. O objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo de vida e as atividades de nidificação de fêmeas de abelhas pertencentes ao gênero Euglossa (Glossura). O estudo foi realizado na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará, no período de 31/07 a 26/11 de 2015. Os ninhos obtidos por meio de ninhos-isca foram avaliados em laboratório. Foram observadas 10 fêmeas no ninho 1 e 8 no ninho 2 que viveram em média 23 dias, não havendo variação na longevidade entre indivíduos dos dois ninhos. A atividade de nidificação foi bastante diversificada, com predominância de células vazias nos primeiros dias de observações e o aumento de células operculadas nos dias seguintes, indicando atividade intensa das fêmeas. Os resultados indicam que ambos os ninhos possivelmente sejam de uma única espécie e que a variação nas atividades de nidificação pode servir como base para trabalhos posteriores sobre o comportamento de fêmeas de abelhas das orquídeas em ninhos.
id EMBR_1472915ad9625c9b7804017f6c537d2d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076281
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.EuglossíneosNidificaçãoAbelhaEuglossaEstima-se que machos de abelhas das orquídeas (Apidae, Euglossini) podem viver até 55 dias enquanto as fêmeas vivem em média até 90 dias. O objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo de vida e as atividades de nidificação de fêmeas de abelhas pertencentes ao gênero Euglossa (Glossura). O estudo foi realizado na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará, no período de 31/07 a 26/11 de 2015. Os ninhos obtidos por meio de ninhos-isca foram avaliados em laboratório. Foram observadas 10 fêmeas no ninho 1 e 8 no ninho 2 que viveram em média 23 dias, não havendo variação na longevidade entre indivíduos dos dois ninhos. A atividade de nidificação foi bastante diversificada, com predominância de células vazias nos primeiros dias de observações e o aumento de células operculadas nos dias seguintes, indicando atividade intensa das fêmeas. Os resultados indicam que ambos os ninhos possivelmente sejam de uma única espécie e que a variação nas atividades de nidificação pode servir como base para trabalhos posteriores sobre o comportamento de fêmeas de abelhas das orquídeas em ninhos.Thaline de Freitas Brito, DOUTORANDA UFPA/MPEGFelipe Andrés Leon Contrera, UFPAAlistair John Campbell, Pesquisador Pos-Doc. CPATUMARCIA MOTTA MAUES, CPATU.BRITO, T. de F.CONTRERA, F. A. L.CAMPBELL, A. J.MAUES, M. M.2017-09-27T10:31:50Z2017-09-27T10:31:50Z2017-09-2620172019-01-16T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-27T10:31:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076281Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-27T10:31:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.
title Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.
spellingShingle Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.
BRITO, T. de F.
Euglossíneos
Nidificação
Abelha
Euglossa
title_short Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.
title_full Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.
title_fullStr Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.
title_full_unstemmed Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.
title_sort Longevidade e atividade de abelhas das orquídeas (Apidae: Euglossini) em ninhos-isca em Belém-PA.
author BRITO, T. de F.
author_facet BRITO, T. de F.
CONTRERA, F. A. L.
CAMPBELL, A. J.
MAUES, M. M.
author_role author
author2 CONTRERA, F. A. L.
CAMPBELL, A. J.
MAUES, M. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thaline de Freitas Brito, DOUTORANDA UFPA/MPEG
Felipe Andrés Leon Contrera, UFPA
Alistair John Campbell, Pesquisador Pos-Doc. CPATU
MARCIA MOTTA MAUES, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, T. de F.
CONTRERA, F. A. L.
CAMPBELL, A. J.
MAUES, M. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Euglossíneos
Nidificação
Abelha
Euglossa
topic Euglossíneos
Nidificação
Abelha
Euglossa
description Estima-se que machos de abelhas das orquídeas (Apidae, Euglossini) podem viver até 55 dias enquanto as fêmeas vivem em média até 90 dias. O objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo de vida e as atividades de nidificação de fêmeas de abelhas pertencentes ao gênero Euglossa (Glossura). O estudo foi realizado na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará, no período de 31/07 a 26/11 de 2015. Os ninhos obtidos por meio de ninhos-isca foram avaliados em laboratório. Foram observadas 10 fêmeas no ninho 1 e 8 no ninho 2 que viveram em média 23 dias, não havendo variação na longevidade entre indivíduos dos dois ninhos. A atividade de nidificação foi bastante diversificada, com predominância de células vazias nos primeiros dias de observações e o aumento de células operculadas nos dias seguintes, indicando atividade intensa das fêmeas. Os resultados indicam que ambos os ninhos possivelmente sejam de uma única espécie e que a variação nas atividades de nidificação pode servir como base para trabalhos posteriores sobre o comportamento de fêmeas de abelhas das orquídeas em ninhos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27T10:31:50Z
2017-09-27T10:31:50Z
2017-09-26
2017
2019-01-16T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076281
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721282169372672