Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, E. de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: CARVALHO, R. V. de, DUARTE, A. P., ANDRADE, R. A. de, RESENDE, R. de O., OLIVEIRA, C. M. de, RECCO, P. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485852
Resumo: A incidência de plantas de milho com sintomas de enfezamentos causados por molicutes ou de infecção por vírus foi avaliada em um ensaio com 22 cultivares, plantadas na safrinha e na safra de verão, em diferentes locais nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Essas avaliações foram feitas a partir da safrinha de 1999 até a safrinha de 2001. Amostras de folhas com sintomas de enfezamentos foram submetidas à extração de DNA e ao teste de PCR, para determinação dos índices de infecção por fitoplasma e por espiroplasma. Amostras de folhas com sintomas de viroses foram submetidas a testes RT-PCR, para confirmação da identificação do vírus. Em geral, a incidência de sintomas de enfezamentos foi maior na safrinha que na safra de verão, exceto no Estado de São Paulo, onde a incidência dessas doenças foi semelhante nas duas épocas de cultivo. A infecção por molicutes foi detectada em 103 amostras, dentre 390 submetidas ao teste de PCR. A infecção simultânea por espiroplasma e por fitoplasma foi detectada em apenas seis dessas amostras. Considerando-se o total de amostras positivas quanto à infecção por molicutes, os níveis de incidência de espiroplasma e de fitoplasma foram semelhantes. Contudo, na safrinha, observou-se que apenas um desses molicutes predominou. Essa predominância foi alternada de espiroplasma na safrinha de 1999, para fitoplasma na safrinha 2000 e espiroplasma na safrinha de 2001. O Maize Rayado Fino Virus (MRFV) e o Maize Dwarf Mosaic Virus (MDMV) foram detectados em níveis de incidência variáveis, apenas em alguns locais e safras avaliados, em geral, com níveis de incidência inferiores aos níveis de incidência dos enfezamentos.
id EMBR_15ac7c3c4c0d68f0733a8efb18d113ae
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/485852
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.MolicuteEspiroplasmaFitoplasmaMaizeMilhoVírusZea MaysPhytoplasmaSpiroplasmavirusesA incidência de plantas de milho com sintomas de enfezamentos causados por molicutes ou de infecção por vírus foi avaliada em um ensaio com 22 cultivares, plantadas na safrinha e na safra de verão, em diferentes locais nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Essas avaliações foram feitas a partir da safrinha de 1999 até a safrinha de 2001. Amostras de folhas com sintomas de enfezamentos foram submetidas à extração de DNA e ao teste de PCR, para determinação dos índices de infecção por fitoplasma e por espiroplasma. Amostras de folhas com sintomas de viroses foram submetidas a testes RT-PCR, para confirmação da identificação do vírus. Em geral, a incidência de sintomas de enfezamentos foi maior na safrinha que na safra de verão, exceto no Estado de São Paulo, onde a incidência dessas doenças foi semelhante nas duas épocas de cultivo. A infecção por molicutes foi detectada em 103 amostras, dentre 390 submetidas ao teste de PCR. A infecção simultânea por espiroplasma e por fitoplasma foi detectada em apenas seis dessas amostras. Considerando-se o total de amostras positivas quanto à infecção por molicutes, os níveis de incidência de espiroplasma e de fitoplasma foram semelhantes. Contudo, na safrinha, observou-se que apenas um desses molicutes predominou. Essa predominância foi alternada de espiroplasma na safrinha de 1999, para fitoplasma na safrinha 2000 e espiroplasma na safrinha de 2001. O Maize Rayado Fino Virus (MRFV) e o Maize Dwarf Mosaic Virus (MDMV) foram detectados em níveis de incidência variáveis, apenas em alguns locais e safras avaliados, em geral, com níveis de incidência inferiores aos níveis de incidência dos enfezamentos.ELIZABETH DE OLIVEIRA SABATO, CNPMS.OLIVEIRA, E. deCARVALHO, R. V. deDUARTE, A. P.ANDRADE, R. A. deRESENDE, R. de O.OLIVEIRA, C. M. deRECCO, P. C.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2002-09-2720022018-06-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 1, n. 2, p. 38-46, 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:01:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/485852Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:01:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:01:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.
title Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.
spellingShingle Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.
OLIVEIRA, E. de
Molicute
Espiroplasma
Fitoplasma
Maize
Milho
Vírus
Zea Mays
Phytoplasma
Spiroplasma
viruses
title_short Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.
title_full Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.
title_fullStr Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.
title_full_unstemmed Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.
title_sort Molicutes e vírus em milho na safrinha e na safra de verão.
author OLIVEIRA, E. de
author_facet OLIVEIRA, E. de
CARVALHO, R. V. de
DUARTE, A. P.
ANDRADE, R. A. de
RESENDE, R. de O.
OLIVEIRA, C. M. de
RECCO, P. C.
author_role author
author2 CARVALHO, R. V. de
DUARTE, A. P.
ANDRADE, R. A. de
RESENDE, R. de O.
OLIVEIRA, C. M. de
RECCO, P. C.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELIZABETH DE OLIVEIRA SABATO, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, E. de
CARVALHO, R. V. de
DUARTE, A. P.
ANDRADE, R. A. de
RESENDE, R. de O.
OLIVEIRA, C. M. de
RECCO, P. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Molicute
Espiroplasma
Fitoplasma
Maize
Milho
Vírus
Zea Mays
Phytoplasma
Spiroplasma
viruses
topic Molicute
Espiroplasma
Fitoplasma
Maize
Milho
Vírus
Zea Mays
Phytoplasma
Spiroplasma
viruses
description A incidência de plantas de milho com sintomas de enfezamentos causados por molicutes ou de infecção por vírus foi avaliada em um ensaio com 22 cultivares, plantadas na safrinha e na safra de verão, em diferentes locais nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Essas avaliações foram feitas a partir da safrinha de 1999 até a safrinha de 2001. Amostras de folhas com sintomas de enfezamentos foram submetidas à extração de DNA e ao teste de PCR, para determinação dos índices de infecção por fitoplasma e por espiroplasma. Amostras de folhas com sintomas de viroses foram submetidas a testes RT-PCR, para confirmação da identificação do vírus. Em geral, a incidência de sintomas de enfezamentos foi maior na safrinha que na safra de verão, exceto no Estado de São Paulo, onde a incidência dessas doenças foi semelhante nas duas épocas de cultivo. A infecção por molicutes foi detectada em 103 amostras, dentre 390 submetidas ao teste de PCR. A infecção simultânea por espiroplasma e por fitoplasma foi detectada em apenas seis dessas amostras. Considerando-se o total de amostras positivas quanto à infecção por molicutes, os níveis de incidência de espiroplasma e de fitoplasma foram semelhantes. Contudo, na safrinha, observou-se que apenas um desses molicutes predominou. Essa predominância foi alternada de espiroplasma na safrinha de 1999, para fitoplasma na safrinha 2000 e espiroplasma na safrinha de 2001. O Maize Rayado Fino Virus (MRFV) e o Maize Dwarf Mosaic Virus (MDMV) foram detectados em níveis de incidência variáveis, apenas em alguns locais e safras avaliados, em geral, com níveis de incidência inferiores aos níveis de incidência dos enfezamentos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-27
2002
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-06-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 1, n. 2, p. 38-46, 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485852
identifier_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 1, n. 2, p. 38-46, 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503326335762432