Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIN, F. R.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: ANGELOCCI, L. R., RIGHI, E. Z., SENTELHAS, P. C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/5303
Resumo: Mediu-se a evapotranspiração máxima (ET) de uma cultura de café irrigada por gotejamento (Coffea arabica L.), com 5 anos, utilizando o método do balanço de energia-Razão de Bowen. A transpiração da cultura (T) foi determinada pela medida do fluxo de seiva com o método do balanço de calor no caule. As necessidades hídricas da cultura foram determinadas pela comparação entre (T) e (ET) com a evapotranspiração de referência calculada pelo método de PenmanMonteith (ETo)e as relações obtidas foram expressas na forma das razões ET/ETo (Kc) e T/ETo (Kcb). Analisou-se a influência da vegetação da entrelinha sobre ET pois as medidas foram feitas numa época de transição entre um período seco e outro úmido, quando a vegetação cobria a entrelinha da cultura. O valor médio Kc foi igual a 1,00. O forte acoplamento entre o cafezal e a atmosfera e a alta sensibilidade dos cafeeiros ao déficit de pressão de vapor e à temperatura foliar elevados explicaram a variação de Kcb com o aumento de ETo. Kcb foi igual a 0,67 quando ETo superou 4 mm dia-1, e baixou para 1,27 quando ETo foi menor que 2 mm dia-1. Quando a vegetação não ocupava a entrelinha, T representou 87% de ET e, no período chuvoso, quando a vegetação intercalar estava desenvolvida, T representou 68% de ET.
id EMBR_16856d70a1e9a94a19dd64679e75c254
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/5303
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.Fator de acoplamentoCobertura descontinua do soloDecoupling factorDiscontinuous ground coverEvapotranspiraçãoCafezalCaféEvapotranspirationMediu-se a evapotranspiração máxima (ET) de uma cultura de café irrigada por gotejamento (Coffea arabica L.), com 5 anos, utilizando o método do balanço de energia-Razão de Bowen. A transpiração da cultura (T) foi determinada pela medida do fluxo de seiva com o método do balanço de calor no caule. As necessidades hídricas da cultura foram determinadas pela comparação entre (T) e (ET) com a evapotranspiração de referência calculada pelo método de PenmanMonteith (ETo)e as relações obtidas foram expressas na forma das razões ET/ETo (Kc) e T/ETo (Kcb). Analisou-se a influência da vegetação da entrelinha sobre ET pois as medidas foram feitas numa época de transição entre um período seco e outro úmido, quando a vegetação cobria a entrelinha da cultura. O valor médio Kc foi igual a 1,00. O forte acoplamento entre o cafezal e a atmosfera e a alta sensibilidade dos cafeeiros ao déficit de pressão de vapor e à temperatura foliar elevados explicaram a variação de Kcb com o aumento de ETo. Kcb foi igual a 0,67 quando ETo superou 4 mm dia-1, e baixou para 1,27 quando ETo foi menor que 2 mm dia-1. Quando a vegetação não ocupava a entrelinha, T representou 87% de ET e, no período chuvoso, quando a vegetação intercalar estava desenvolvida, T representou 68% de ET.FÁBIO RICARDO MARIN, CNPTIA; LUIZ R. ANGELOCCI, Esalq/USP; EVANDRO Z. RIGHI, Esalq/USP; PAULO C. SENTELHAS.MARIN, F. R.ANGELOCCI, L. R.RIGHI, E. Z.SENTELHAS, P. C.2018-03-15T00:33:58Z2018-03-15T00:33:58Z2005-08-2920052020-02-10T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão paginado.In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 4., 2005, Londrina. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/5303porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-03-15T00:34:10Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/5303Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-03-15T00:34:10Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.
title Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.
spellingShingle Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.
MARIN, F. R.
Fator de acoplamento
Cobertura descontinua do solo
Decoupling factor
Discontinuous ground cover
Evapotranspiração
Cafezal
Café
Evapotranspiration
title_short Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.
title_full Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.
title_fullStr Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.
title_full_unstemmed Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.
title_sort Evapotranspiração e coeficientes de cultura em cafezal adensado.
author MARIN, F. R.
author_facet MARIN, F. R.
ANGELOCCI, L. R.
RIGHI, E. Z.
SENTELHAS, P. C.
author_role author
author2 ANGELOCCI, L. R.
RIGHI, E. Z.
SENTELHAS, P. C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FÁBIO RICARDO MARIN, CNPTIA; LUIZ R. ANGELOCCI, Esalq/USP; EVANDRO Z. RIGHI, Esalq/USP; PAULO C. SENTELHAS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIN, F. R.
ANGELOCCI, L. R.
RIGHI, E. Z.
SENTELHAS, P. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Fator de acoplamento
Cobertura descontinua do solo
Decoupling factor
Discontinuous ground cover
Evapotranspiração
Cafezal
Café
Evapotranspiration
topic Fator de acoplamento
Cobertura descontinua do solo
Decoupling factor
Discontinuous ground cover
Evapotranspiração
Cafezal
Café
Evapotranspiration
description Mediu-se a evapotranspiração máxima (ET) de uma cultura de café irrigada por gotejamento (Coffea arabica L.), com 5 anos, utilizando o método do balanço de energia-Razão de Bowen. A transpiração da cultura (T) foi determinada pela medida do fluxo de seiva com o método do balanço de calor no caule. As necessidades hídricas da cultura foram determinadas pela comparação entre (T) e (ET) com a evapotranspiração de referência calculada pelo método de PenmanMonteith (ETo)e as relações obtidas foram expressas na forma das razões ET/ETo (Kc) e T/ETo (Kcb). Analisou-se a influência da vegetação da entrelinha sobre ET pois as medidas foram feitas numa época de transição entre um período seco e outro úmido, quando a vegetação cobria a entrelinha da cultura. O valor médio Kc foi igual a 1,00. O forte acoplamento entre o cafezal e a atmosfera e a alta sensibilidade dos cafeeiros ao déficit de pressão de vapor e à temperatura foliar elevados explicaram a variação de Kcb com o aumento de ETo. Kcb foi igual a 0,67 quando ETo superou 4 mm dia-1, e baixou para 1,27 quando ETo foi menor que 2 mm dia-1. Quando a vegetação não ocupava a entrelinha, T representou 87% de ET e, no período chuvoso, quando a vegetação intercalar estava desenvolvida, T representou 68% de ET.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-29
2005
2018-03-15T00:33:58Z
2018-03-15T00:33:58Z
2020-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 4., 2005, Londrina. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/5303
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 4., 2005, Londrina. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/5303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695505396793344