Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, R. A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: MIRANDA, B. A., LOBO JUNIOR, M., ARAÚJO, F. G., CUNHA, M. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/991408
Resumo: Os fungos habitantes do solo, Rhizoctonia solani e Fusarium solani f.sp. phaseoli, constituem um complexo etiológico com interação sinérgica, responsável por perdas de produtividade de até 50% em feijoeiro. A matéria orgânica de diversas origens é utilizada na agricultura visando, entre outros motivos, estimular a atividade microbiana para limitar a atividade dos fitopatógenos habitantes do solo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de compostos orgânicos sobre podridões radiculares causadas por R. solani e F. solani f.sp. phaseoli, em feijoeiro cultivar Pérola, em condições de campo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial de 2 x 6. Os compostos orgânicos à base de crotalária (Crotalaria juncea) e grama batatais (Paspalum notatum), associados com cama de frango, foram aplicados no sulco de plantio nas doses de 0, 20, 40, 80, 160 e 320 kg.ha-1. As avaliações de severidade foram realizadas, utilizando-se escala de notas. A maior severidade de F. solani f.sp. phaseoli em plantas de feijoeiro foi observada sob efeito da dose de 320 kg.ha-1 de crotalária + cama de frango e 80 kg.ha-1 para o composto à base de grama batatais + cama de frango. Para R. solani, os compostos orgânicos e doses não influenciaram a severidade de R. solani. A dose de 80 kg.ha-1, independente do composto orgânico, proporcionou a melhor produtividade.
id EMBR_1c9724dbefb054551d4e72877d839db3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/991408
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.FeijãoPhaseolus vulgarisRhizoctonia solaniFusarium solaniAgricultura orgânicaComposto orgânicoPodridão radicularDoença de plantaOs fungos habitantes do solo, Rhizoctonia solani e Fusarium solani f.sp. phaseoli, constituem um complexo etiológico com interação sinérgica, responsável por perdas de produtividade de até 50% em feijoeiro. A matéria orgânica de diversas origens é utilizada na agricultura visando, entre outros motivos, estimular a atividade microbiana para limitar a atividade dos fitopatógenos habitantes do solo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de compostos orgânicos sobre podridões radiculares causadas por R. solani e F. solani f.sp. phaseoli, em feijoeiro cultivar Pérola, em condições de campo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial de 2 x 6. Os compostos orgânicos à base de crotalária (Crotalaria juncea) e grama batatais (Paspalum notatum), associados com cama de frango, foram aplicados no sulco de plantio nas doses de 0, 20, 40, 80, 160 e 320 kg.ha-1. As avaliações de severidade foram realizadas, utilizando-se escala de notas. A maior severidade de F. solani f.sp. phaseoli em plantas de feijoeiro foi observada sob efeito da dose de 320 kg.ha-1 de crotalária + cama de frango e 80 kg.ha-1 para o composto à base de grama batatais + cama de frango. Para R. solani, os compostos orgânicos e doses não influenciaram a severidade de R. solani. A dose de 80 kg.ha-1, independente do composto orgânico, proporcionou a melhor produtividade.RICCELY ÁVILA GARCIA, FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA; BRAYCIA AFONSO MIRANDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; MURILLO LOBO JUNIOR, CNPAF; FERNANDO GODINHO ARAÚJO, INSTITUTO FEDERAL GOIANO, Urutaí-GO; MARCOS GOMES CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.GARCIA, R. A.MIRANDA, B. A.LOBO JUNIOR, M.ARAÚJO, F. G.CUNHA, M. G.2014-07-28T11:11:11Z2014-07-28T11:11:11Z2014-07-2820142014-07-28T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBioscience Journal, Uberlândia, v. 30, n. 1, p. 25-32, jan./fev. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/991408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:49:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/991408Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:49:01falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:49:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.
title Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.
spellingShingle Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.
GARCIA, R. A.
Feijão
Phaseolus vulgaris
Rhizoctonia solani
Fusarium solani
Agricultura orgânica
Composto orgânico
Podridão radicular
Doença de planta
title_short Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.
title_full Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.
title_fullStr Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.
title_full_unstemmed Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.
title_sort Efeito de compostos orgânicos sobre podridões radiculares no feijoeiro comum.
author GARCIA, R. A.
author_facet GARCIA, R. A.
MIRANDA, B. A.
LOBO JUNIOR, M.
ARAÚJO, F. G.
CUNHA, M. G.
author_role author
author2 MIRANDA, B. A.
LOBO JUNIOR, M.
ARAÚJO, F. G.
CUNHA, M. G.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RICCELY ÁVILA GARCIA, FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA; BRAYCIA AFONSO MIRANDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; MURILLO LOBO JUNIOR, CNPAF; FERNANDO GODINHO ARAÚJO, INSTITUTO FEDERAL GOIANO, Urutaí-GO; MARCOS GOMES CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, R. A.
MIRANDA, B. A.
LOBO JUNIOR, M.
ARAÚJO, F. G.
CUNHA, M. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Feijão
Phaseolus vulgaris
Rhizoctonia solani
Fusarium solani
Agricultura orgânica
Composto orgânico
Podridão radicular
Doença de planta
topic Feijão
Phaseolus vulgaris
Rhizoctonia solani
Fusarium solani
Agricultura orgânica
Composto orgânico
Podridão radicular
Doença de planta
description Os fungos habitantes do solo, Rhizoctonia solani e Fusarium solani f.sp. phaseoli, constituem um complexo etiológico com interação sinérgica, responsável por perdas de produtividade de até 50% em feijoeiro. A matéria orgânica de diversas origens é utilizada na agricultura visando, entre outros motivos, estimular a atividade microbiana para limitar a atividade dos fitopatógenos habitantes do solo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de compostos orgânicos sobre podridões radiculares causadas por R. solani e F. solani f.sp. phaseoli, em feijoeiro cultivar Pérola, em condições de campo. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial de 2 x 6. Os compostos orgânicos à base de crotalária (Crotalaria juncea) e grama batatais (Paspalum notatum), associados com cama de frango, foram aplicados no sulco de plantio nas doses de 0, 20, 40, 80, 160 e 320 kg.ha-1. As avaliações de severidade foram realizadas, utilizando-se escala de notas. A maior severidade de F. solani f.sp. phaseoli em plantas de feijoeiro foi observada sob efeito da dose de 320 kg.ha-1 de crotalária + cama de frango e 80 kg.ha-1 para o composto à base de grama batatais + cama de frango. Para R. solani, os compostos orgânicos e doses não influenciaram a severidade de R. solani. A dose de 80 kg.ha-1, independente do composto orgânico, proporcionou a melhor produtividade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28T11:11:11Z
2014-07-28T11:11:11Z
2014-07-28
2014
2014-07-28T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, n. 1, p. 25-32, jan./fev. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/991408
identifier_str_mv Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, n. 1, p. 25-32, jan./fev. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/991408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503393046167552