A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, T. J. J. da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FERREIRA, M. de O., LIMA, J. R. F. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088444
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a competitividade das exportações da manga e da uva do Vale Submédio do São Francisco. Ele faz uso do método de Constant-Market-Share (CMS) e do Índice de Vantagem Comparativa Revelada de Vollrath (RCAV). Tanto a manga quanto a uva apresentaram vantagem comparativa revelada para todo o período analisado, sendo mais elevados os indicadores da uva. Quanto às fontes de crescimento das exportações de manga e uva, o efeito competitividade foi inicialmente o que mais colaborou para as exportações dessas frutas. Num outro subperíodo, o que mais contribuiu para o crescimento das exportações de manga foi o efeito destino; para a uva, o efeito competitividade permaneceu como o que mais colaborou para o crescimento de suas exportações. Desse modo, os resultados evidenciaram que apesar das oscilações na magnitude dos efeitos e com exceção do último subperíodo para a manga, o efeito competitividade foi o que mais impulsionou as exportações dessas frutas no período.
id EMBR_1d955a5399ee186120b9935e8e5e25e7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1088444
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.PerformanceFruticulturaPlanejamentoFruit growingPlanningO objetivo deste trabalho é analisar a competitividade das exportações da manga e da uva do Vale Submédio do São Francisco. Ele faz uso do método de Constant-Market-Share (CMS) e do Índice de Vantagem Comparativa Revelada de Vollrath (RCAV). Tanto a manga quanto a uva apresentaram vantagem comparativa revelada para todo o período analisado, sendo mais elevados os indicadores da uva. Quanto às fontes de crescimento das exportações de manga e uva, o efeito competitividade foi inicialmente o que mais colaborou para as exportações dessas frutas. Num outro subperíodo, o que mais contribuiu para o crescimento das exportações de manga foi o efeito destino; para a uva, o efeito competitividade permaneceu como o que mais colaborou para o crescimento de suas exportações. Desse modo, os resultados evidenciaram que apesar das oscilações na magnitude dos efeitos e com exceção do último subperíodo para a manga, o efeito competitividade foi o que mais impulsionou as exportações dessas frutas no período.Título em inglês: Competitiveness of exports of mango and grape lower basin of São Francisco Valley.TIAGO JOSÉ JESUS DA SILVA, Mestre em Economia; MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA, Doutora em Economia; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA.SILVA, T. J. J. daFERREIRA, M. de O.LIMA, J. R. F. de2018-11-23T23:46:11Z2018-11-23T23:46:11Z2018-03-0220162018-11-23T23:46:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Política Agrícola, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 152-164, out./nov./dez. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-11-23T23:46:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1088444Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-11-23T23:46:17falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-11-23T23:46:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.
title A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.
spellingShingle A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.
SILVA, T. J. J. da
Performance
Fruticultura
Planejamento
Fruit growing
Planning
title_short A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.
title_full A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.
title_fullStr A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.
title_full_unstemmed A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.
title_sort A competitividade das exportações de manga e uva do Vale Submédio do São Francisco.
author SILVA, T. J. J. da
author_facet SILVA, T. J. J. da
FERREIRA, M. de O.
LIMA, J. R. F. de
author_role author
author2 FERREIRA, M. de O.
LIMA, J. R. F. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv TIAGO JOSÉ JESUS DA SILVA, Mestre em Economia; MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA, Doutora em Economia; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, T. J. J. da
FERREIRA, M. de O.
LIMA, J. R. F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Fruticultura
Planejamento
Fruit growing
Planning
topic Performance
Fruticultura
Planejamento
Fruit growing
Planning
description O objetivo deste trabalho é analisar a competitividade das exportações da manga e da uva do Vale Submédio do São Francisco. Ele faz uso do método de Constant-Market-Share (CMS) e do Índice de Vantagem Comparativa Revelada de Vollrath (RCAV). Tanto a manga quanto a uva apresentaram vantagem comparativa revelada para todo o período analisado, sendo mais elevados os indicadores da uva. Quanto às fontes de crescimento das exportações de manga e uva, o efeito competitividade foi inicialmente o que mais colaborou para as exportações dessas frutas. Num outro subperíodo, o que mais contribuiu para o crescimento das exportações de manga foi o efeito destino; para a uva, o efeito competitividade permaneceu como o que mais colaborou para o crescimento de suas exportações. Desse modo, os resultados evidenciaram que apesar das oscilações na magnitude dos efeitos e com exceção do último subperíodo para a manga, o efeito competitividade foi o que mais impulsionou as exportações dessas frutas no período.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-11-23T23:46:11Z
2018-11-23T23:46:11Z
2018-03-02
2018-11-23T23:46:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 152-164, out./nov./dez. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088444
identifier_str_mv Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 152-164, out./nov./dez. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503465252159488