Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, D. S. B.
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: TILLMANN, M. A. A., PETERS, J. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105867
Resumo: Para realização desta pesquisa foram utilizadas sementes de sorgo sacarino (Sorghun bicolor (L.) Moench) cultivar BR-501, imaturas e maduras, com ou sem glumas. O objetivo foi verificar se as glumas exercem influência na absorção de água pelas sementes, e detectar e caracterizar os inibidores nelas presentes, uma vez que a retirada das glumas acarreta um aumento na germinação e vigor. Sementes com glumas apresentam maior velocidade de embebição, provavelmente devido à maior retenção de água exercida por estas estruturas. Entretanto, as sementes maduras com glumas foram as que apresentaram maior teor de água absorvida. Conclui-se que as glumas não exercem influência sobre a absorção de água, pois ocorre uma estabilização da embebição em torno de treze horas para sementes maduras (com e sem glumas), e de onze horas para imaturas (com e sem glumas). Em relação à presença de inibidores, conclui-se que as glumas de sementes de sorgo imaturas possuem inibidores fenólicos, cuja presença não é detectada nestas estruturas, em sementes maduras.
id EMBR_20f31bc302ccd649c437001c7fca0b86
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105867
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.cultivar BR-501 de sorgofenóisAbsorção de ÁguaGerminaçãovigorPara realização desta pesquisa foram utilizadas sementes de sorgo sacarino (Sorghun bicolor (L.) Moench) cultivar BR-501, imaturas e maduras, com ou sem glumas. O objetivo foi verificar se as glumas exercem influência na absorção de água pelas sementes, e detectar e caracterizar os inibidores nelas presentes, uma vez que a retirada das glumas acarreta um aumento na germinação e vigor. Sementes com glumas apresentam maior velocidade de embebição, provavelmente devido à maior retenção de água exercida por estas estruturas. Entretanto, as sementes maduras com glumas foram as que apresentaram maior teor de água absorvida. Conclui-se que as glumas não exercem influência sobre a absorção de água, pois ocorre uma estabilização da embebição em torno de treze horas para sementes maduras (com e sem glumas), e de onze horas para imaturas (com e sem glumas). Em relação à presença de inibidores, conclui-se que as glumas de sementes de sorgo imaturas possuem inibidores fenólicos, cuja presença não é detectada nestas estruturas, em sementes maduras.2011-04-09T12:20:04Z2011-04-09T12:20:04Z2001-12-1919912011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 989-993, jul. 1991http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105867porSANTOS, D. S. B.TILLMANN, M. A. A.PETERS, J. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:08:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105867Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:08:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.
title Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.
spellingShingle Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.
SANTOS, D. S. B.
cultivar BR-501 de sorgo
fenóis
Absorção de Água
Germinação
vigor
title_short Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.
title_full Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.
title_fullStr Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.
title_full_unstemmed Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.
title_sort Presença de Inibidores e Efeito das Glumas na Embebição de Sementes de Sorgo Sacarino.
author SANTOS, D. S. B.
author_facet SANTOS, D. S. B.
TILLMANN, M. A. A.
PETERS, J. A.
author_role author
author2 TILLMANN, M. A. A.
PETERS, J. A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, D. S. B.
TILLMANN, M. A. A.
PETERS, J. A.
dc.subject.por.fl_str_mv cultivar BR-501 de sorgo
fenóis
Absorção de Água
Germinação
vigor
topic cultivar BR-501 de sorgo
fenóis
Absorção de Água
Germinação
vigor
description Para realização desta pesquisa foram utilizadas sementes de sorgo sacarino (Sorghun bicolor (L.) Moench) cultivar BR-501, imaturas e maduras, com ou sem glumas. O objetivo foi verificar se as glumas exercem influência na absorção de água pelas sementes, e detectar e caracterizar os inibidores nelas presentes, uma vez que a retirada das glumas acarreta um aumento na germinação e vigor. Sementes com glumas apresentam maior velocidade de embebição, provavelmente devido à maior retenção de água exercida por estas estruturas. Entretanto, as sementes maduras com glumas foram as que apresentaram maior teor de água absorvida. Conclui-se que as glumas não exercem influência sobre a absorção de água, pois ocorre uma estabilização da embebição em torno de treze horas para sementes maduras (com e sem glumas), e de onze horas para imaturas (com e sem glumas). Em relação à presença de inibidores, conclui-se que as glumas de sementes de sorgo imaturas possuem inibidores fenólicos, cuja presença não é detectada nestas estruturas, em sementes maduras.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2001-12-19
2011-04-09T12:20:04Z
2011-04-09T12:20:04Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 989-993, jul. 1991
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105867
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 989-993, jul. 1991
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695123631243264