Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AHRENS, S.
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: HOLBERT, D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282244
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma função de forma para troncos de Pinus taeda L. e a transformação do modelo definido em uma função de volume. O método de Hohenadl para estimativa de volume foi utilizado na obtenção dos dados necessários em 188 árvores estabelecidas na Floresta Nacional de Irati, PR. Uma técnica exploratória de estatística multivariada, Análise de Componentes Principais, PCA, foi utilizada na simulação e desenvolvimento da função de forma. Sete raízes latentes e vetores característicos associados foram obtidos na solução da equação característica da matriz de somatório dos quadrados e produtos cruzados preparada com base nos dados. A primeira raiz latente justificou 99,72% da variabilidade de forma e concluiu-se que o vetor característico associado foi uma expressão da forma média de tronco. Uma função de forma foi desenvolvida e após a sua integração, obteve-se uma função de volume. Estimativas de volume total sem casca foram determinadas para o tronco de todas as 188 árvores-amostra utilizandose os dois procedimentos: a função de volume derivada da função de forma e o método de Hohenadl. Resíduos volumétricos porcentuais entre os dois procedimentos de volumetria foram obtidos. Considerando-se a dispersão consistente dos resíduos (-30,60 a 28,50%), a Análise de Componentes Principais foi considerada uma técnica extremamente útil para a investigação da forma do tronco.
id EMBR_222623008d62b9ee1d9285237f9e46a9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282244
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.Forma de troncoFunções de formaTaperPinus TaedaVolumeEste trabalho descreve o desenvolvimento de uma função de forma para troncos de Pinus taeda L. e a transformação do modelo definido em uma função de volume. O método de Hohenadl para estimativa de volume foi utilizado na obtenção dos dados necessários em 188 árvores estabelecidas na Floresta Nacional de Irati, PR. Uma técnica exploratória de estatística multivariada, Análise de Componentes Principais, PCA, foi utilizada na simulação e desenvolvimento da função de forma. Sete raízes latentes e vetores característicos associados foram obtidos na solução da equação característica da matriz de somatório dos quadrados e produtos cruzados preparada com base nos dados. A primeira raiz latente justificou 99,72% da variabilidade de forma e concluiu-se que o vetor característico associado foi uma expressão da forma média de tronco. Uma função de forma foi desenvolvida e após a sua integração, obteve-se uma função de volume. Estimativas de volume total sem casca foram determinadas para o tronco de todas as 188 árvores-amostra utilizandose os dois procedimentos: a função de volume derivada da função de forma e o método de Hohenadl. Resíduos volumétricos porcentuais entre os dois procedimentos de volumetria foram obtidos. Considerando-se a dispersão consistente dos resíduos (-30,60 a 28,50%), a Análise de Componentes Principais foi considerada uma técnica extremamente útil para a investigação da forma do tronco.Ahrens, EMBRAPA-URPFCS; Holbert, Departamento de Estatistica de Oklahoma State University, OK, USA.AHRENS, S.HOLBERT, D.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-03-1419812015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 3, p. 37-68, 1981.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:48:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282244Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:48:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.
title Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.
spellingShingle Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.
AHRENS, S.
Forma de tronco
Funções de forma
Taper
Pinus Taeda
Volume
title_short Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.
title_full Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.
title_fullStr Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.
title_full_unstemmed Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.
title_sort Uma função para forma de tronco e volume de Pinus taeda L.
author AHRENS, S.
author_facet AHRENS, S.
HOLBERT, D.
author_role author
author2 HOLBERT, D.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ahrens, EMBRAPA-URPFCS; Holbert, Departamento de Estatistica de Oklahoma State University, OK, USA.
dc.contributor.author.fl_str_mv AHRENS, S.
HOLBERT, D.
dc.subject.por.fl_str_mv Forma de tronco
Funções de forma
Taper
Pinus Taeda
Volume
topic Forma de tronco
Funções de forma
Taper
Pinus Taeda
Volume
description Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma função de forma para troncos de Pinus taeda L. e a transformação do modelo definido em uma função de volume. O método de Hohenadl para estimativa de volume foi utilizado na obtenção dos dados necessários em 188 árvores estabelecidas na Floresta Nacional de Irati, PR. Uma técnica exploratória de estatística multivariada, Análise de Componentes Principais, PCA, foi utilizada na simulação e desenvolvimento da função de forma. Sete raízes latentes e vetores característicos associados foram obtidos na solução da equação característica da matriz de somatório dos quadrados e produtos cruzados preparada com base nos dados. A primeira raiz latente justificou 99,72% da variabilidade de forma e concluiu-se que o vetor característico associado foi uma expressão da forma média de tronco. Uma função de forma foi desenvolvida e após a sua integração, obteve-se uma função de volume. Estimativas de volume total sem casca foram determinadas para o tronco de todas as 188 árvores-amostra utilizandose os dois procedimentos: a função de volume derivada da função de forma e o método de Hohenadl. Resíduos volumétricos porcentuais entre os dois procedimentos de volumetria foram obtidos. Considerando-se a dispersão consistente dos resíduos (-30,60 a 28,50%), a Análise de Componentes Principais foi considerada uma técnica extremamente útil para a investigação da forma do tronco.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981
1996-03-14
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 3, p. 37-68, 1981.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282244
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 3, p. 37-68, 1981.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695140218667008