Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Fernando
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Scolforo, José Roberto S., Acerbi Júnior, Fausto Weimar, Mello, José Márcio de, Maestri, Romualdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Florestal (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/503
Resumo: O presente estudo teve como objetivos avaliar a: 1) exatidão das razões entre volumes compatíveis com sua respectiva função de afilamento; 2) os modelos polinomiais de potência inteira e dos modelos polinomiais de potências fracionárias e inteiras; 3) estudar a influência das classes de diâmetro, da produtividade dos sítios e das diferentes regiões na exatidão dos ajustes para representação do perfil do fuste de Pinus taeda na região nordeste do Paraná. Foram cubadas 304 árvores, utilizando-se do pentaprisma de Wheeler sobre tripé de base regulável com suunto acoplado. Nas proximidades de cada árvore cubada foi lançada uma parcela e medida a altura das árvores dominantes. Pôde-se efetuar assim a classificação de sítio no local de cada cubagem. Os diâmetros das árvores cubadas rigorosamente foram agrupados em classes, em intervalos de 5 cm. Para avaliação da exatidão das estimativas do perfil do fuste, foram utilizadas as seguintes estatísticas: coeficiente de determinação; erro padrão residual; desvio dos diâmetros em cada i-ésima posição no fuste; desvio padrão das diferenças dos diâmetros; soma do quadrado do resíduo relativo e porcentagem dos resíduos dos diâmetros. Verificou-se que o ajuste das equações de afilamento devem ser preferidos por sítio e classe de diâmetro, além da utilização do modelo polinomial de potências fracionárias e inteiras para as estimativas do perfil do fuste.
id UFSM-6_24edd7a9447674123ffd8115f50e1957
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/503
network_acronym_str UFSM-6
network_name_str Ciência Florestal (Online)
repository_id_str
spelling Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda. funções de afilamentoperfil do troncoPinus taeda. O presente estudo teve como objetivos avaliar a: 1) exatidão das razões entre volumes compatíveis com sua respectiva função de afilamento; 2) os modelos polinomiais de potência inteira e dos modelos polinomiais de potências fracionárias e inteiras; 3) estudar a influência das classes de diâmetro, da produtividade dos sítios e das diferentes regiões na exatidão dos ajustes para representação do perfil do fuste de Pinus taeda na região nordeste do Paraná. Foram cubadas 304 árvores, utilizando-se do pentaprisma de Wheeler sobre tripé de base regulável com suunto acoplado. Nas proximidades de cada árvore cubada foi lançada uma parcela e medida a altura das árvores dominantes. Pôde-se efetuar assim a classificação de sítio no local de cada cubagem. Os diâmetros das árvores cubadas rigorosamente foram agrupados em classes, em intervalos de 5 cm. Para avaliação da exatidão das estimativas do perfil do fuste, foram utilizadas as seguintes estatísticas: coeficiente de determinação; erro padrão residual; desvio dos diâmetros em cada i-ésima posição no fuste; desvio padrão das diferenças dos diâmetros; soma do quadrado do resíduo relativo e porcentagem dos resíduos dos diâmetros. Verificou-se que o ajuste das equações de afilamento devem ser preferidos por sítio e classe de diâmetro, além da utilização do modelo polinomial de potências fracionárias e inteiras para as estimativas do perfil do fuste.Universidade Federal de Santa Maria2001-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/50310.5902/19805098503Ciência Florestal; Vol. 11 No. 1 (2001); 167-188Ciência Florestal; v. 11 n. 1 (2001); 167-1881980-50980103-9954reponame:Ciência Florestal (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/503/389Fischer, FernandoScolforo, José Roberto S.Acerbi Júnior, Fausto WeimarMello, José Márcio deMaestri, Romualdoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T14:38:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/503Revistahttp://www.ufsm.br/cienciaflorestal/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciaflorestal@ufsm.br|| cienciaflorestal@gmail.com|| cf@smail.ufsm.br1980-50980103-9954opendoar:2017-06-06T14:38:01Ciência Florestal (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.
title Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.
spellingShingle Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.
Fischer, Fernando
funções de afilamento
perfil do tronco
Pinus taeda.
title_short Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.
title_full Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.
title_fullStr Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.
title_full_unstemmed Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.
title_sort Exatidão dos modelos polinomiais não-segmentados e das razões entre volumes para representar o perfil do tronco de Pinus taeda.
author Fischer, Fernando
author_facet Fischer, Fernando
Scolforo, José Roberto S.
Acerbi Júnior, Fausto Weimar
Mello, José Márcio de
Maestri, Romualdo
author_role author
author2 Scolforo, José Roberto S.
Acerbi Júnior, Fausto Weimar
Mello, José Márcio de
Maestri, Romualdo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Fernando
Scolforo, José Roberto S.
Acerbi Júnior, Fausto Weimar
Mello, José Márcio de
Maestri, Romualdo
dc.subject.por.fl_str_mv funções de afilamento
perfil do tronco
Pinus taeda.
topic funções de afilamento
perfil do tronco
Pinus taeda.
description O presente estudo teve como objetivos avaliar a: 1) exatidão das razões entre volumes compatíveis com sua respectiva função de afilamento; 2) os modelos polinomiais de potência inteira e dos modelos polinomiais de potências fracionárias e inteiras; 3) estudar a influência das classes de diâmetro, da produtividade dos sítios e das diferentes regiões na exatidão dos ajustes para representação do perfil do fuste de Pinus taeda na região nordeste do Paraná. Foram cubadas 304 árvores, utilizando-se do pentaprisma de Wheeler sobre tripé de base regulável com suunto acoplado. Nas proximidades de cada árvore cubada foi lançada uma parcela e medida a altura das árvores dominantes. Pôde-se efetuar assim a classificação de sítio no local de cada cubagem. Os diâmetros das árvores cubadas rigorosamente foram agrupados em classes, em intervalos de 5 cm. Para avaliação da exatidão das estimativas do perfil do fuste, foram utilizadas as seguintes estatísticas: coeficiente de determinação; erro padrão residual; desvio dos diâmetros em cada i-ésima posição no fuste; desvio padrão das diferenças dos diâmetros; soma do quadrado do resíduo relativo e porcentagem dos resíduos dos diâmetros. Verificou-se que o ajuste das equações de afilamento devem ser preferidos por sítio e classe de diâmetro, além da utilização do modelo polinomial de potências fracionárias e inteiras para as estimativas do perfil do fuste.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/503
10.5902/19805098503
url https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/503
identifier_str_mv 10.5902/19805098503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/503/389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Florestal; Vol. 11 No. 1 (2001); 167-188
Ciência Florestal; v. 11 n. 1 (2001); 167-188
1980-5098
0103-9954
reponame:Ciência Florestal (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Florestal (Online)
collection Ciência Florestal (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência Florestal (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciaflorestal@ufsm.br|| cienciaflorestal@gmail.com|| cf@smail.ufsm.br
_version_ 1799944125495115776