Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YOUSSEF, D. R.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SOUZA, G. R., NECHET, K. de L., HALFELD-VIEIRA, B. de A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937030
Resumo: Resumo: O objetivo desse trabalho foi caracterizar isolados do fungo Rhizoctonia associados à queima foliar, obtidos de hospedeiros de importância econômica no estado de Roraima. Os isolados foram obtidos de plantas de feijão-caupi (Vigna unguiculata), soja (Glycine max), seringueira (Hevea brasiliensis), melancia (Citrullus lanatus), alface (Lactuca sativa) e feijão-guandu (Cajanus cajan). Os parâmetros utilizados foram números de núcleos, grupo de anastomose e as características culturais da colônia, taxa de crescimento micelial e a formação de escleródios nos meios de cultura: batata dextrose agar (BDA), BDA+asparagina, BDA+extrato de levedura, Czapek Agar, maltose-peptona-agar, soil extract agar, sacarose-yeast-asparagina e V-8. Todos os 10 isolados estudados foram caracterizados como multinucleados e pertencentes à espécie Rhizoctonia solani. Três isolados de feijão-caupi, um de soja e o isolado de melancia foram identificados como AGI-1A e um isolado de feijãocaupi, um de soja e o isolado de feijão-guandu como AGI-1B. O isolado de seringueira não foi identificado como nenhum dos padrões de anastomose utilizado. Para a maioria dos isolados as maiores taxas de crescimento micelial foram obtidas no meio de cultura Soil Extract Agar. Dois tipos de escleródios, característicos do grupo AGI, foram observados: formação de 2-20 tufos placa-1 coloração variável, 1-2 mm e formação de 38-611 microescleródios placa-1, de coloração marrom, medindo 100 ?m. A produção e o tipo de escleródio variaram com o isolado e o meio de cultura utilizado.
id EMBR_263c9120b7a036ae1dca86f55343e5b1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/937030
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.EscleródioGrupos de anastomoseRhizoctonia solaniThanatephorus cucumerisResumo: O objetivo desse trabalho foi caracterizar isolados do fungo Rhizoctonia associados à queima foliar, obtidos de hospedeiros de importância econômica no estado de Roraima. Os isolados foram obtidos de plantas de feijão-caupi (Vigna unguiculata), soja (Glycine max), seringueira (Hevea brasiliensis), melancia (Citrullus lanatus), alface (Lactuca sativa) e feijão-guandu (Cajanus cajan). Os parâmetros utilizados foram números de núcleos, grupo de anastomose e as características culturais da colônia, taxa de crescimento micelial e a formação de escleródios nos meios de cultura: batata dextrose agar (BDA), BDA+asparagina, BDA+extrato de levedura, Czapek Agar, maltose-peptona-agar, soil extract agar, sacarose-yeast-asparagina e V-8. Todos os 10 isolados estudados foram caracterizados como multinucleados e pertencentes à espécie Rhizoctonia solani. Três isolados de feijão-caupi, um de soja e o isolado de melancia foram identificados como AGI-1A e um isolado de feijãocaupi, um de soja e o isolado de feijão-guandu como AGI-1B. O isolado de seringueira não foi identificado como nenhum dos padrões de anastomose utilizado. Para a maioria dos isolados as maiores taxas de crescimento micelial foram obtidas no meio de cultura Soil Extract Agar. Dois tipos de escleródios, característicos do grupo AGI, foram observados: formação de 2-20 tufos placa-1 coloração variável, 1-2 mm e formação de 38-611 microescleródios placa-1, de coloração marrom, medindo 100 ?m. A produção e o tipo de escleródio variaram com o isolado e o meio de cultura utilizado.DAYANE RODRIGUES YOUSSEF, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA; GIOVANNI RIBEIRO DE SOUZA, UFRR; KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA.YOUSSEF, D. R.SOUZA, G. R.NECHET, K. de L.HALFELD-VIEIRA, B. de A.2012-10-17T11:11:11Z2012-10-17T11:11:11Z2012-10-1720122012-10-17T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Agro@mbiente On-line, Boa Vista, v. 6, n. 2, p. 158-165, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:05:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/937030Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:05:17falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:05:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.
title Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.
spellingShingle Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.
YOUSSEF, D. R.
Escleródio
Grupos de anastomose
Rhizoctonia solani
Thanatephorus cucumeris
title_short Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.
title_full Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.
title_fullStr Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.
title_full_unstemmed Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.
title_sort Caracterização de isolados de Rhizoctonia associados à queima foliar em Roraima.
author YOUSSEF, D. R.
author_facet YOUSSEF, D. R.
SOUZA, G. R.
NECHET, K. de L.
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
author_role author
author2 SOUZA, G. R.
NECHET, K. de L.
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DAYANE RODRIGUES YOUSSEF, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA; GIOVANNI RIBEIRO DE SOUZA, UFRR; KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv YOUSSEF, D. R.
SOUZA, G. R.
NECHET, K. de L.
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Escleródio
Grupos de anastomose
Rhizoctonia solani
Thanatephorus cucumeris
topic Escleródio
Grupos de anastomose
Rhizoctonia solani
Thanatephorus cucumeris
description Resumo: O objetivo desse trabalho foi caracterizar isolados do fungo Rhizoctonia associados à queima foliar, obtidos de hospedeiros de importância econômica no estado de Roraima. Os isolados foram obtidos de plantas de feijão-caupi (Vigna unguiculata), soja (Glycine max), seringueira (Hevea brasiliensis), melancia (Citrullus lanatus), alface (Lactuca sativa) e feijão-guandu (Cajanus cajan). Os parâmetros utilizados foram números de núcleos, grupo de anastomose e as características culturais da colônia, taxa de crescimento micelial e a formação de escleródios nos meios de cultura: batata dextrose agar (BDA), BDA+asparagina, BDA+extrato de levedura, Czapek Agar, maltose-peptona-agar, soil extract agar, sacarose-yeast-asparagina e V-8. Todos os 10 isolados estudados foram caracterizados como multinucleados e pertencentes à espécie Rhizoctonia solani. Três isolados de feijão-caupi, um de soja e o isolado de melancia foram identificados como AGI-1A e um isolado de feijãocaupi, um de soja e o isolado de feijão-guandu como AGI-1B. O isolado de seringueira não foi identificado como nenhum dos padrões de anastomose utilizado. Para a maioria dos isolados as maiores taxas de crescimento micelial foram obtidas no meio de cultura Soil Extract Agar. Dois tipos de escleródios, característicos do grupo AGI, foram observados: formação de 2-20 tufos placa-1 coloração variável, 1-2 mm e formação de 38-611 microescleródios placa-1, de coloração marrom, medindo 100 ?m. A produção e o tipo de escleródio variaram com o isolado e o meio de cultura utilizado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-17T11:11:11Z
2012-10-17T11:11:11Z
2012-10-17
2012
2012-10-17T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Agro@mbiente On-line, Boa Vista, v. 6, n. 2, p. 158-165, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937030
identifier_str_mv Revista Agro@mbiente On-line, Boa Vista, v. 6, n. 2, p. 158-165, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503370971545600