Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WATRIN, O. dos S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, P. M. de, OLIVEIRA, R. R. S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914653
Resumo: Devido a ocupação humana esparsa e a pouca expressão econômica da região da foz do rio Xingu, as grandes transformações antrópicas ocorridas na paisagem local só foram sentidas com maior intensidade a partir da década de 1970, reflexo da implantação de grandes projetos de infra-estrutura na Amazônia. Neste trabalho, são avaliados aspectos ligados ao levantamento em semi-detalhe do uso e cobertura da terra em três unidades de paisagem (Várzea, Transição e Terra Firme) evidenciadas na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz, Estado do Pará, a partir da análise espacial de diferentes produtos orbitais. As paisagens da área de estudo são dominada por formações vegetais nativas, principalmente por áreas de Floresta Ombrófila Densa. As atividades produtivas na área podem ser consideradas, em seu conjunto, relativamente modestas e espacialmente dispersas, favorecendo a fragmentação da paisagem em dois padrões distintos de ocupação, produtores ribeirinhos e médios pecuaristas, que promovem impactos ambientais com intensidades distintas nas paisagens locais.
id EMBR_2699d2805dc9d58608700103b81b56ec
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/914653
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.Recursos naturaisReservas extrativistasAnálise espacialAmazoniaDevido a ocupação humana esparsa e a pouca expressão econômica da região da foz do rio Xingu, as grandes transformações antrópicas ocorridas na paisagem local só foram sentidas com maior intensidade a partir da década de 1970, reflexo da implantação de grandes projetos de infra-estrutura na Amazônia. Neste trabalho, são avaliados aspectos ligados ao levantamento em semi-detalhe do uso e cobertura da terra em três unidades de paisagem (Várzea, Transição e Terra Firme) evidenciadas na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz, Estado do Pará, a partir da análise espacial de diferentes produtos orbitais. As paisagens da área de estudo são dominada por formações vegetais nativas, principalmente por áreas de Floresta Ombrófila Densa. As atividades produtivas na área podem ser consideradas, em seu conjunto, relativamente modestas e espacialmente dispersas, favorecendo a fragmentação da paisagem em dois padrões distintos de ocupação, produtores ribeirinhos e médios pecuaristas, que promovem impactos ambientais com intensidades distintas nas paisagens locais.ORLANDO DOS SANTOS WATRIN, CPATU; PEDRO MOURÃO DE OLIVEIRA, IBAMA; RODRIGO RAFAEL SOUZA DE OLIVEIRA, BOLSISTA PIBIC/CNPQ - CPATU.WATRIN, O. dos S.OLIVEIRA, P. M. deOLIVEIRA, R. R. S. de2022-10-21T15:08:19Z2022-10-21T15:08:19Z2012-02-082011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGeografia, Rio Claro, v. 36, n. 3, p. 535-549, set./dez. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-10-21T15:08:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/914653Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-10-21T15:08:27falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-10-21T15:08:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.
title Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.
spellingShingle Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.
WATRIN, O. dos S.
Recursos naturais
Reservas extrativistas
Análise espacial
Amazonia
title_short Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.
title_full Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.
title_fullStr Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.
title_full_unstemmed Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.
title_sort Padrões antrópicos e fisiográficos definindo unidades de paisagem na reserva extrativista 'Verde para sempre', Porto de Moz, PA.
author WATRIN, O. dos S.
author_facet WATRIN, O. dos S.
OLIVEIRA, P. M. de
OLIVEIRA, R. R. S. de
author_role author
author2 OLIVEIRA, P. M. de
OLIVEIRA, R. R. S. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ORLANDO DOS SANTOS WATRIN, CPATU; PEDRO MOURÃO DE OLIVEIRA, IBAMA; RODRIGO RAFAEL SOUZA DE OLIVEIRA, BOLSISTA PIBIC/CNPQ - CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv WATRIN, O. dos S.
OLIVEIRA, P. M. de
OLIVEIRA, R. R. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos naturais
Reservas extrativistas
Análise espacial
Amazonia
topic Recursos naturais
Reservas extrativistas
Análise espacial
Amazonia
description Devido a ocupação humana esparsa e a pouca expressão econômica da região da foz do rio Xingu, as grandes transformações antrópicas ocorridas na paisagem local só foram sentidas com maior intensidade a partir da década de 1970, reflexo da implantação de grandes projetos de infra-estrutura na Amazônia. Neste trabalho, são avaliados aspectos ligados ao levantamento em semi-detalhe do uso e cobertura da terra em três unidades de paisagem (Várzea, Transição e Terra Firme) evidenciadas na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz, Estado do Pará, a partir da análise espacial de diferentes produtos orbitais. As paisagens da área de estudo são dominada por formações vegetais nativas, principalmente por áreas de Floresta Ombrófila Densa. As atividades produtivas na área podem ser consideradas, em seu conjunto, relativamente modestas e espacialmente dispersas, favorecendo a fragmentação da paisagem em dois padrões distintos de ocupação, produtores ribeirinhos e médios pecuaristas, que promovem impactos ambientais com intensidades distintas nas paisagens locais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-02-08
2022-10-21T15:08:19Z
2022-10-21T15:08:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Geografia, Rio Claro, v. 36, n. 3, p. 535-549, set./dez. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914653
identifier_str_mv Geografia, Rio Claro, v. 36, n. 3, p. 535-549, set./dez. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503533148504064