Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, J. C.
Data de Publicação: 1987
Outros Autores: RAMALHO, M. A. P., SALLES, L. T. G. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477281
Resumo: Visando verificar as cultivares de milho (Zea mays L.) selecionadas para maior prolificidade poderiam compensar a reducao na produtividade de graos em decorrencia da diminuicao da populacao de plantas, tanto em monocultivo como em consorcio com o feijao (Phaseolus vulgaris L.), foram conduzidos tres experimentos. Dois deles foram realizados no Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo (CNPMS), Sete Lagoas, MG, nos anos agricolas de 1983/84 e 1984/85 e o outro na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), Lavras, MG, ano agricola 1984/85. Os tratamentos foram as cultivares de milho, e combinacao de tres populacoes de plantas (20, 40 e 60 mil plantas/ha), em monocultivo e em consorcio com o feijao. No sistema consorciado, a semeadura foi simultanea na mesma linha. A produtividade de graos do feijao respondeu linearmente a diminuicao na populacao de milho. A produtividade media de graos de milho na populacao de 20 mil plantas/ha foi de 20% inferior a obtida na populacao de 40 mil plantas/ha quando se considerou a media dos tres locais e os sistemas de plantio. O indice de espiga, porem, foi 30,8% superior, na menor populacao, quando comparado ao da maior populacao. As cultivares utilizadas apresentaram, de modo geral, desempenho semelhante, e foram igualmente afetadas pela presenca do feijao e pelas alteracoes nas populacoes de plantas. Quando se avaliou a producao combinada de graos de milho e feijao, observou-se que a maior producao de feijao nas menores populacoes compensou a reducao na produção de feijão nas menores populações compensou a redução na produção de grãos de milho observada nesta condição.
id EMBR_26c8cc00611b98832f3d2c3f0800e519
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/477281
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.ConsorciacaoMaizeBeanFeijãoMilhoPhaseolus VulgarisZea MaysintercroppingVisando verificar as cultivares de milho (Zea mays L.) selecionadas para maior prolificidade poderiam compensar a reducao na produtividade de graos em decorrencia da diminuicao da populacao de plantas, tanto em monocultivo como em consorcio com o feijao (Phaseolus vulgaris L.), foram conduzidos tres experimentos. Dois deles foram realizados no Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo (CNPMS), Sete Lagoas, MG, nos anos agricolas de 1983/84 e 1984/85 e o outro na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), Lavras, MG, ano agricola 1984/85. Os tratamentos foram as cultivares de milho, e combinacao de tres populacoes de plantas (20, 40 e 60 mil plantas/ha), em monocultivo e em consorcio com o feijao. No sistema consorciado, a semeadura foi simultanea na mesma linha. A produtividade de graos do feijao respondeu linearmente a diminuicao na populacao de milho. A produtividade media de graos de milho na populacao de 20 mil plantas/ha foi de 20% inferior a obtida na populacao de 40 mil plantas/ha quando se considerou a media dos tres locais e os sistemas de plantio. O indice de espiga, porem, foi 30,8% superior, na menor populacao, quando comparado ao da maior populacao. As cultivares utilizadas apresentaram, de modo geral, desempenho semelhante, e foram igualmente afetadas pela presenca do feijao e pelas alteracoes nas populacoes de plantas. Quando se avaliou a producao combinada de graos de milho e feijao, observou-se que a maior producao de feijao nas menores populacoes compensou a reducao na produção de feijão nas menores populações compensou a redução na produção de grãos de milho observada nesta condição.JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.CRUZ, J. C.RAMALHO, M. A. P.SALLES, L. T. G. de2021-12-13T12:04:24Z2021-12-13T12:04:24Z1997-11-121987info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 22, n. 2, p. 203-211, 1987.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-13T12:04:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/477281Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-12-13T12:04:32falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-13T12:04:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.
title Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.
spellingShingle Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.
CRUZ, J. C.
Consorciacao
Maize
Bean
Feijão
Milho
Phaseolus Vulgaris
Zea Mays
intercropping
title_short Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.
title_full Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.
title_fullStr Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.
title_full_unstemmed Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.
title_sort Utilização de cultivares de milho prolífico no consórcio milho-feijão.
author CRUZ, J. C.
author_facet CRUZ, J. C.
RAMALHO, M. A. P.
SALLES, L. T. G. de
author_role author
author2 RAMALHO, M. A. P.
SALLES, L. T. G. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, J. C.
RAMALHO, M. A. P.
SALLES, L. T. G. de
dc.subject.por.fl_str_mv Consorciacao
Maize
Bean
Feijão
Milho
Phaseolus Vulgaris
Zea Mays
intercropping
topic Consorciacao
Maize
Bean
Feijão
Milho
Phaseolus Vulgaris
Zea Mays
intercropping
description Visando verificar as cultivares de milho (Zea mays L.) selecionadas para maior prolificidade poderiam compensar a reducao na produtividade de graos em decorrencia da diminuicao da populacao de plantas, tanto em monocultivo como em consorcio com o feijao (Phaseolus vulgaris L.), foram conduzidos tres experimentos. Dois deles foram realizados no Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo (CNPMS), Sete Lagoas, MG, nos anos agricolas de 1983/84 e 1984/85 e o outro na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), Lavras, MG, ano agricola 1984/85. Os tratamentos foram as cultivares de milho, e combinacao de tres populacoes de plantas (20, 40 e 60 mil plantas/ha), em monocultivo e em consorcio com o feijao. No sistema consorciado, a semeadura foi simultanea na mesma linha. A produtividade de graos do feijao respondeu linearmente a diminuicao na populacao de milho. A produtividade media de graos de milho na populacao de 20 mil plantas/ha foi de 20% inferior a obtida na populacao de 40 mil plantas/ha quando se considerou a media dos tres locais e os sistemas de plantio. O indice de espiga, porem, foi 30,8% superior, na menor populacao, quando comparado ao da maior populacao. As cultivares utilizadas apresentaram, de modo geral, desempenho semelhante, e foram igualmente afetadas pela presenca do feijao e pelas alteracoes nas populacoes de plantas. Quando se avaliou a producao combinada de graos de milho e feijao, observou-se que a maior producao de feijao nas menores populacoes compensou a reducao na produção de feijão nas menores populações compensou a redução na produção de grãos de milho observada nesta condição.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987
1997-11-12
2021-12-13T12:04:24Z
2021-12-13T12:04:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 22, n. 2, p. 203-211, 1987.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477281
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 22, n. 2, p. 203-211, 1987.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503514151452672