Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SABINO, H.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: VASQUES, G. de M., HERNANI, L. C., DART, R. de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123887
http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v21i3.1770
Resumo: O Sistema Plantio Direto (SPD) aplica técnicas agrícolas conservacionistas para preservação do solo, controlando processos de erosão. Para isso, é necessário conhecer as características do relevo que afetam a dinâmica e o poder erosivo da água na microbacia hidrográfica (MBH) em que o SPD está inserido. Os objetivos do trabalho foram: adaptar uma metodologia para o delineamento de 12 MBHs de cerca de 1 km² sob SPD a partir de modelos digitais de terreno (MDTs) e de elevação (MDEs). Ademais, calcularam-se quatro índices morfométricos relacionados à dinâmica e poder erosivo da água nas MBHs: declividade, coeficiente de compacidade (CC), índice de circularidade (IC) e fator de forma (FF). Para delimitar as MBHs foi necessário combinar dados de diferentes fontes e resoluções espaciais (MDTs Pleiades e Ultracam D, MDEs ALOS Palsar e SRTM) e usou-se a extensão ArcSWAT. As MBH estavam distribuídas nos seguintes estados: SP, GO, MS, RS e PR. Conforme os valores de declividade, as MBHs Sarandi e Coxilha são as mais propensas à erosão, enquanto Maracaju 1 e Itaí 1 são as menos propensas. Segundo os índices CC, IC e FF, as MBHs Toledo 2 e Coxilha são as mais propensas à inundação, e as MBHs Maracaju 1 e 2 e Itaí 1 as menos. A metodologia aplicada foi adaptada com êxito para a delimitação de MBHs de primeira ordem. Outrossim, os índices morfométricos calculados subsidiarão a gestão do SPD, permitindo executar medidas de controle da erosão, reduzindo impactos da perda de solo e nutrientes nessas áreas agrícolas.
id EMBR_2ada1788769304b20b33d5411198648e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1123887
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.Modelo digital do terrenoModelo digital de elevaçãoArcSWATPlantio DiretoNo-tillageDigital elevation modelsO Sistema Plantio Direto (SPD) aplica técnicas agrícolas conservacionistas para preservação do solo, controlando processos de erosão. Para isso, é necessário conhecer as características do relevo que afetam a dinâmica e o poder erosivo da água na microbacia hidrográfica (MBH) em que o SPD está inserido. Os objetivos do trabalho foram: adaptar uma metodologia para o delineamento de 12 MBHs de cerca de 1 km² sob SPD a partir de modelos digitais de terreno (MDTs) e de elevação (MDEs). Ademais, calcularam-se quatro índices morfométricos relacionados à dinâmica e poder erosivo da água nas MBHs: declividade, coeficiente de compacidade (CC), índice de circularidade (IC) e fator de forma (FF). Para delimitar as MBHs foi necessário combinar dados de diferentes fontes e resoluções espaciais (MDTs Pleiades e Ultracam D, MDEs ALOS Palsar e SRTM) e usou-se a extensão ArcSWAT. As MBH estavam distribuídas nos seguintes estados: SP, GO, MS, RS e PR. Conforme os valores de declividade, as MBHs Sarandi e Coxilha são as mais propensas à erosão, enquanto Maracaju 1 e Itaí 1 são as menos propensas. Segundo os índices CC, IC e FF, as MBHs Toledo 2 e Coxilha são as mais propensas à inundação, e as MBHs Maracaju 1 e 2 e Itaí 1 as menos. A metodologia aplicada foi adaptada com êxito para a delimitação de MBHs de primeira ordem. Outrossim, os índices morfométricos calculados subsidiarão a gestão do SPD, permitindo executar medidas de controle da erosão, reduzindo impactos da perda de solo e nutrientes nessas áreas agrícolas.HULLYSSES SABINO, UFRJ; GUSTAVO DE MATTOS VASQUES, CNPS; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS.SABINO, H.VASQUES, G. de M.HERNANI, L. C.DART, R. de O.2020-07-17T11:10:59Z2020-07-17T11:10:59Z2020-07-162020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Geomorfologia, v. 21, n. 3, p. 479-492, jul./set. 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123887http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v21i3.1770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-07-17T11:11:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1123887Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-07-17T11:11:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-07-17T11:11:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
title Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
spellingShingle Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
SABINO, H.
Modelo digital do terreno
Modelo digital de elevação
ArcSWAT
Plantio Direto
No-tillage
Digital elevation models
title_short Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
title_full Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
title_fullStr Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
title_full_unstemmed Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
title_sort Morfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
author SABINO, H.
author_facet SABINO, H.
VASQUES, G. de M.
HERNANI, L. C.
DART, R. de O.
author_role author
author2 VASQUES, G. de M.
HERNANI, L. C.
DART, R. de O.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv HULLYSSES SABINO, UFRJ; GUSTAVO DE MATTOS VASQUES, CNPS; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SABINO, H.
VASQUES, G. de M.
HERNANI, L. C.
DART, R. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo digital do terreno
Modelo digital de elevação
ArcSWAT
Plantio Direto
No-tillage
Digital elevation models
topic Modelo digital do terreno
Modelo digital de elevação
ArcSWAT
Plantio Direto
No-tillage
Digital elevation models
description O Sistema Plantio Direto (SPD) aplica técnicas agrícolas conservacionistas para preservação do solo, controlando processos de erosão. Para isso, é necessário conhecer as características do relevo que afetam a dinâmica e o poder erosivo da água na microbacia hidrográfica (MBH) em que o SPD está inserido. Os objetivos do trabalho foram: adaptar uma metodologia para o delineamento de 12 MBHs de cerca de 1 km² sob SPD a partir de modelos digitais de terreno (MDTs) e de elevação (MDEs). Ademais, calcularam-se quatro índices morfométricos relacionados à dinâmica e poder erosivo da água nas MBHs: declividade, coeficiente de compacidade (CC), índice de circularidade (IC) e fator de forma (FF). Para delimitar as MBHs foi necessário combinar dados de diferentes fontes e resoluções espaciais (MDTs Pleiades e Ultracam D, MDEs ALOS Palsar e SRTM) e usou-se a extensão ArcSWAT. As MBH estavam distribuídas nos seguintes estados: SP, GO, MS, RS e PR. Conforme os valores de declividade, as MBHs Sarandi e Coxilha são as mais propensas à erosão, enquanto Maracaju 1 e Itaí 1 são as menos propensas. Segundo os índices CC, IC e FF, as MBHs Toledo 2 e Coxilha são as mais propensas à inundação, e as MBHs Maracaju 1 e 2 e Itaí 1 as menos. A metodologia aplicada foi adaptada com êxito para a delimitação de MBHs de primeira ordem. Outrossim, os índices morfométricos calculados subsidiarão a gestão do SPD, permitindo executar medidas de controle da erosão, reduzindo impactos da perda de solo e nutrientes nessas áreas agrícolas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-17T11:10:59Z
2020-07-17T11:10:59Z
2020-07-16
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 21, n. 3, p. 479-492, jul./set. 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123887
http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v21i3.1770
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 21, n. 3, p. 479-492, jul./set. 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123887
http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v21i3.1770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503493837389824