Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAIZER, M. D. M.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106916
Resumo: Um dos setores que possuem maior taxa de crescimento no mercado nacional e internacional é o de floricultura. As plantas ornamentais se diferenciam pela sua beleza, que encantam tanto através das suas formas exóticas, como pela variação de cores, e dentre elas destaca-se a Heliconia chartacea var. Sexy Pink. A busca dos consumidores por novidades tem obrigado os produtores a lançarem, cada vez mais rapidamente, novas variedades para manter a competição nesse segmento produtivo. Neste sentido, pesquisas biotecnológicas foram realizadas pela Embrapa Amazônia Ocidental com a finalidade de induzir a poliploidia in vitro por duplicação somática pela utilização da colchicina em três concentrações (0,01%, 0,05% e 0,1%), visando obter uma maior taxa de variabilidade genética ocasionando plantas maiores e melhores, e como uma ponte para a transferência gênica entre diferentes níveis de ploidia. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as plantas estabelecidas em campo, provenientes dos ensaios de indução de poliploidia in vitro para determinar as características morfológicas, fisiológicas, molecular e produtivas de 42 clones de H. chartacea var. Sexy Pink.
id EMBR_2ba56f22038909341c0468394ef5b5f2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1106916
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.Heliconia chartaceaUm dos setores que possuem maior taxa de crescimento no mercado nacional e internacional é o de floricultura. As plantas ornamentais se diferenciam pela sua beleza, que encantam tanto através das suas formas exóticas, como pela variação de cores, e dentre elas destaca-se a Heliconia chartacea var. Sexy Pink. A busca dos consumidores por novidades tem obrigado os produtores a lançarem, cada vez mais rapidamente, novas variedades para manter a competição nesse segmento produtivo. Neste sentido, pesquisas biotecnológicas foram realizadas pela Embrapa Amazônia Ocidental com a finalidade de induzir a poliploidia in vitro por duplicação somática pela utilização da colchicina em três concentrações (0,01%, 0,05% e 0,1%), visando obter uma maior taxa de variabilidade genética ocasionando plantas maiores e melhores, e como uma ponte para a transferência gênica entre diferentes níveis de ploidia. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as plantas estabelecidas em campo, provenientes dos ensaios de indução de poliploidia in vitro para determinar as características morfológicas, fisiológicas, molecular e produtivas de 42 clones de H. chartacea var. Sexy Pink.Tese (Doutorado em Biotecnologia, Genética e Melhoramento Vegetal) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientadora: Maria Teresa Gomes Lopes; Coorientadora: Regina Caetano Quisen.MARCELO DOMINGUES MARTINS RAIZER, Coorientadora: Regina Caetano Quisen, CPAA.RAIZER, M. D. M.2019-03-12T17:43:30Z2019-03-12T17:43:30Z2019-03-1220172019-03-12T17:43:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-12T17:43:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1106916Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-12T17:43:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-12T17:43:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.
title Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.
spellingShingle Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.
RAIZER, M. D. M.
Heliconia chartacea
title_short Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.
title_full Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.
title_fullStr Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.
title_full_unstemmed Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.
title_sort Identificação e caracterização de plantas poliploides de Heliconia chartacea var. Sexy Pink.
author RAIZER, M. D. M.
author_facet RAIZER, M. D. M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO DOMINGUES MARTINS RAIZER, Coorientadora: Regina Caetano Quisen, CPAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAIZER, M. D. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Heliconia chartacea
topic Heliconia chartacea
description Um dos setores que possuem maior taxa de crescimento no mercado nacional e internacional é o de floricultura. As plantas ornamentais se diferenciam pela sua beleza, que encantam tanto através das suas formas exóticas, como pela variação de cores, e dentre elas destaca-se a Heliconia chartacea var. Sexy Pink. A busca dos consumidores por novidades tem obrigado os produtores a lançarem, cada vez mais rapidamente, novas variedades para manter a competição nesse segmento produtivo. Neste sentido, pesquisas biotecnológicas foram realizadas pela Embrapa Amazônia Ocidental com a finalidade de induzir a poliploidia in vitro por duplicação somática pela utilização da colchicina em três concentrações (0,01%, 0,05% e 0,1%), visando obter uma maior taxa de variabilidade genética ocasionando plantas maiores e melhores, e como uma ponte para a transferência gênica entre diferentes níveis de ploidia. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as plantas estabelecidas em campo, provenientes dos ensaios de indução de poliploidia in vitro para determinar as características morfológicas, fisiológicas, molecular e produtivas de 42 clones de H. chartacea var. Sexy Pink.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-03-12T17:43:30Z
2019-03-12T17:43:30Z
2019-03-12
2019-03-12T17:43:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106916
identifier_str_mv 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503472632037376