Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARCOVERDE, G. F. B.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ALMEIDA, C. M. de, XIMENES, A. de C., MAEDA, E. E., ARAUJO, L. S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919357
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar áreas prioritárias para a recuperação florestal e analisar variáveis a elas relacionadas através da rede neural artificial (RNA) de Mapas Auto-Organizáveis (SOM), em duas escalas. Primeiramente, procurou-se identificar uma sub-bacia hidrográfica prioritária para a recuperação florestal na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Paulista (UGRHI) do rio Paraíba do Sul por SOM. Para isto, foram utilizadas variáveis de conectividade ambiental e cobertura florestal. Definiu-se uma sub-bacia hidrográfica situada na represa do Jaguari, município de Igaratá, para estudo em uma escala de maior detalhe. Nas Áreas de Proteção Permanentes (APPs) englobadas nesta sub-bacia hidrográfica, foi realizada uma nova análise por SOM. Neste caso, foram consideradas variáveis de distância a fragmentos florestais, a áreas urbanas, a estradas pavimentadas e a construções rurais, assim como o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada e o Potencial Natural de Erodibilidade Laminar. Em ambas as escalas, as áreas prioritárias para a recuperação florestal foram determinadas através de histogramas do somatório dos valores dos Mapas Auto-Organizáveis de cada variável por agrupamentos delimitados. Por fim, foi gerado um mapa de contribuição de amostras para neurônios vencedores, o que permitiu uma nova abordagem para a análise dos agrupamentos gerados.
id EMBR_2ddaff21de27af448789355dddd34122
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/919357
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.Redes neurais não supervisionadasRecuperação florestalReconhecimento de padrões espaciaisBacia HidrográficaO objetivo deste trabalho foi identificar áreas prioritárias para a recuperação florestal e analisar variáveis a elas relacionadas através da rede neural artificial (RNA) de Mapas Auto-Organizáveis (SOM), em duas escalas. Primeiramente, procurou-se identificar uma sub-bacia hidrográfica prioritária para a recuperação florestal na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Paulista (UGRHI) do rio Paraíba do Sul por SOM. Para isto, foram utilizadas variáveis de conectividade ambiental e cobertura florestal. Definiu-se uma sub-bacia hidrográfica situada na represa do Jaguari, município de Igaratá, para estudo em uma escala de maior detalhe. Nas Áreas de Proteção Permanentes (APPs) englobadas nesta sub-bacia hidrográfica, foi realizada uma nova análise por SOM. Neste caso, foram consideradas variáveis de distância a fragmentos florestais, a áreas urbanas, a estradas pavimentadas e a construções rurais, assim como o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada e o Potencial Natural de Erodibilidade Laminar. Em ambas as escalas, as áreas prioritárias para a recuperação florestal foram determinadas através de histogramas do somatório dos valores dos Mapas Auto-Organizáveis de cada variável por agrupamentos delimitados. Por fim, foi gerado um mapa de contribuição de amostras para neurônios vencedores, o que permitiu uma nova abordagem para a análise dos agrupamentos gerados.GUSTAVO FELIPE BALUÉ ARCOVERDE, INPE; CLÁUDIA MARIA DE ALMEIDA, INPE; ARIMATEA DE CARVALHO XIMENES, INPE; EDUARDO EIJI MAEDA, University of Helsinki; LUCIANA SPINELLI DE ARAUJO, CNPM.ARCOVERDE, G. F. B.ALMEIDA, C. M. deXIMENES, A. de C.MAEDA, E. E.ARAUJO, L. S. de2012-03-20T01:03:16Z2012-03-20T01:03:16Z2012-03-1920112019-05-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Ciências Geodésicas, Curitiba, v. 17, n. 3, p. 379-400, jul./set. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:40:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/919357Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.
title Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.
spellingShingle Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.
ARCOVERDE, G. F. B.
Redes neurais não supervisionadas
Recuperação florestal
Reconhecimento de padrões espaciais
Bacia Hidrográfica
title_short Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.
title_full Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.
title_fullStr Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.
title_full_unstemmed Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.
title_sort Identificação de áreas prioritárias para recuperação florestal com o uso de rede neural de mapas auto-organizáveis.
author ARCOVERDE, G. F. B.
author_facet ARCOVERDE, G. F. B.
ALMEIDA, C. M. de
XIMENES, A. de C.
MAEDA, E. E.
ARAUJO, L. S. de
author_role author
author2 ALMEIDA, C. M. de
XIMENES, A. de C.
MAEDA, E. E.
ARAUJO, L. S. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GUSTAVO FELIPE BALUÉ ARCOVERDE, INPE; CLÁUDIA MARIA DE ALMEIDA, INPE; ARIMATEA DE CARVALHO XIMENES, INPE; EDUARDO EIJI MAEDA, University of Helsinki; LUCIANA SPINELLI DE ARAUJO, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARCOVERDE, G. F. B.
ALMEIDA, C. M. de
XIMENES, A. de C.
MAEDA, E. E.
ARAUJO, L. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Redes neurais não supervisionadas
Recuperação florestal
Reconhecimento de padrões espaciais
Bacia Hidrográfica
topic Redes neurais não supervisionadas
Recuperação florestal
Reconhecimento de padrões espaciais
Bacia Hidrográfica
description O objetivo deste trabalho foi identificar áreas prioritárias para a recuperação florestal e analisar variáveis a elas relacionadas através da rede neural artificial (RNA) de Mapas Auto-Organizáveis (SOM), em duas escalas. Primeiramente, procurou-se identificar uma sub-bacia hidrográfica prioritária para a recuperação florestal na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Paulista (UGRHI) do rio Paraíba do Sul por SOM. Para isto, foram utilizadas variáveis de conectividade ambiental e cobertura florestal. Definiu-se uma sub-bacia hidrográfica situada na represa do Jaguari, município de Igaratá, para estudo em uma escala de maior detalhe. Nas Áreas de Proteção Permanentes (APPs) englobadas nesta sub-bacia hidrográfica, foi realizada uma nova análise por SOM. Neste caso, foram consideradas variáveis de distância a fragmentos florestais, a áreas urbanas, a estradas pavimentadas e a construções rurais, assim como o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada e o Potencial Natural de Erodibilidade Laminar. Em ambas as escalas, as áreas prioritárias para a recuperação florestal foram determinadas através de histogramas do somatório dos valores dos Mapas Auto-Organizáveis de cada variável por agrupamentos delimitados. Por fim, foi gerado um mapa de contribuição de amostras para neurônios vencedores, o que permitiu uma nova abordagem para a análise dos agrupamentos gerados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-03-20T01:03:16Z
2012-03-20T01:03:16Z
2012-03-19
2019-05-03T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas, Curitiba, v. 17, n. 3, p. 379-400, jul./set. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919357
identifier_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas, Curitiba, v. 17, n. 3, p. 379-400, jul./set. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695234445803520