Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONCALVES, T. de M.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: MARTINEZ, M. L., MELO, C. M. R. de, VERNEQUE, R. da S., OLIVEIRA, A. I. G. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/593707
https://doi.org/10.1590/S1516-35981999000500014
Resumo: O objetivo deste trabalho foi determinar fatores multiplicativos para estimar a produção de leite (PD) no dia do controle leiteiro, com base na produção de leite da ordenha da manhã (PM) ou da tarde (PT), obtidos de 3632 lactações de 2143 vacas da raça Gir, filhas de 336 touros, de registros entre 1986 e 1996. Ano de parto (A), duração da lactação - linear (DL), idade ao parto - linear e quadrática (I) e um fator K (possíveis interações duplas, triplas e quadrupla entre nível de manejo (baixo-alto), classe de ordem de parto (primíparas-multíparas), estação de parição (águas-seca) e nove classes de intervalo do parto ao controle leiteiro foram considerados, no modelo, para se ajustarem aos fatores multiplicativos da manhã (FM) e da tarde (FT). Foram observados efeitos significativos de A, I, DL e K sobre os fatores, à exceção do efeito da DL sobre FT, sugerindo o uso de fatores que considerem simultaneamente os efeitos contidos em K, além de A, I e DL, para se obterem estimativas mais precisas da produção de leite no dia do controle leiteiro. Os fatores multiplicativos da manhã diminuíram no decorrer da lactação, em ambas as estações, para multíparas e primíparas e animais criados em rebanhos de alto nível de manejo. No entanto, FT tendeu a aumentar, tanto para vacas como para primíparas, nas duas estações e em rebanhos que se encontram em ambos os níveis de manejo, exceto para vacas em rebanhos de baixo nível de manejo, na estação das águas, que não apresentaram comportamento constante.
id EMBR_3152be9994df28370e4825e594fdcb2f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/593707
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.Bovinos de leiteFatores de ambienteProducao parcialRaca GirPartial productionGyr breeddairy cattleenvironmental factorsO objetivo deste trabalho foi determinar fatores multiplicativos para estimar a produção de leite (PD) no dia do controle leiteiro, com base na produção de leite da ordenha da manhã (PM) ou da tarde (PT), obtidos de 3632 lactações de 2143 vacas da raça Gir, filhas de 336 touros, de registros entre 1986 e 1996. Ano de parto (A), duração da lactação - linear (DL), idade ao parto - linear e quadrática (I) e um fator K (possíveis interações duplas, triplas e quadrupla entre nível de manejo (baixo-alto), classe de ordem de parto (primíparas-multíparas), estação de parição (águas-seca) e nove classes de intervalo do parto ao controle leiteiro foram considerados, no modelo, para se ajustarem aos fatores multiplicativos da manhã (FM) e da tarde (FT). Foram observados efeitos significativos de A, I, DL e K sobre os fatores, à exceção do efeito da DL sobre FT, sugerindo o uso de fatores que considerem simultaneamente os efeitos contidos em K, além de A, I e DL, para se obterem estimativas mais precisas da produção de leite no dia do controle leiteiro. Os fatores multiplicativos da manhã diminuíram no decorrer da lactação, em ambas as estações, para multíparas e primíparas e animais criados em rebanhos de alto nível de manejo. No entanto, FT tendeu a aumentar, tanto para vacas como para primíparas, nas duas estações e em rebanhos que se encontram em ambos os níveis de manejo, exceto para vacas em rebanhos de baixo nível de manejo, na estação das águas, que não apresentaram comportamento constante.CNPGL.GONCALVES, T. de M.MARTINEZ, M. L.MELO, C. M. R. deVERNEQUE, R. da S.OLIVEIRA, A. I. G. de2023-01-24T17:02:30Z2023-01-24T17:02:30Z1999-11-221999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 28, n. 6, p. 1000-1006, 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/593707https://doi.org/10.1590/S1516-35981999000500014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-01-24T17:02:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/593707Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-01-24T17:02:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.
title Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.
spellingShingle Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.
GONCALVES, T. de M.
Bovinos de leite
Fatores de ambiente
Producao parcial
Raca Gir
Partial production
Gyr breed
dairy cattle
environmental factors
title_short Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.
title_full Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.
title_fullStr Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.
title_full_unstemmed Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.
title_sort Determinação de fatores multiplicativos para estimar a produção de leite no dia do controle leiteiro, a partir da produção de leite da manhã ou da tarde.
author GONCALVES, T. de M.
author_facet GONCALVES, T. de M.
MARTINEZ, M. L.
MELO, C. M. R. de
VERNEQUE, R. da S.
OLIVEIRA, A. I. G. de
author_role author
author2 MARTINEZ, M. L.
MELO, C. M. R. de
VERNEQUE, R. da S.
OLIVEIRA, A. I. G. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPGL.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONCALVES, T. de M.
MARTINEZ, M. L.
MELO, C. M. R. de
VERNEQUE, R. da S.
OLIVEIRA, A. I. G. de
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinos de leite
Fatores de ambiente
Producao parcial
Raca Gir
Partial production
Gyr breed
dairy cattle
environmental factors
topic Bovinos de leite
Fatores de ambiente
Producao parcial
Raca Gir
Partial production
Gyr breed
dairy cattle
environmental factors
description O objetivo deste trabalho foi determinar fatores multiplicativos para estimar a produção de leite (PD) no dia do controle leiteiro, com base na produção de leite da ordenha da manhã (PM) ou da tarde (PT), obtidos de 3632 lactações de 2143 vacas da raça Gir, filhas de 336 touros, de registros entre 1986 e 1996. Ano de parto (A), duração da lactação - linear (DL), idade ao parto - linear e quadrática (I) e um fator K (possíveis interações duplas, triplas e quadrupla entre nível de manejo (baixo-alto), classe de ordem de parto (primíparas-multíparas), estação de parição (águas-seca) e nove classes de intervalo do parto ao controle leiteiro foram considerados, no modelo, para se ajustarem aos fatores multiplicativos da manhã (FM) e da tarde (FT). Foram observados efeitos significativos de A, I, DL e K sobre os fatores, à exceção do efeito da DL sobre FT, sugerindo o uso de fatores que considerem simultaneamente os efeitos contidos em K, além de A, I e DL, para se obterem estimativas mais precisas da produção de leite no dia do controle leiteiro. Os fatores multiplicativos da manhã diminuíram no decorrer da lactação, em ambas as estações, para multíparas e primíparas e animais criados em rebanhos de alto nível de manejo. No entanto, FT tendeu a aumentar, tanto para vacas como para primíparas, nas duas estações e em rebanhos que se encontram em ambos os níveis de manejo, exceto para vacas em rebanhos de baixo nível de manejo, na estação das águas, que não apresentaram comportamento constante.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-11-22
1999
2023-01-24T17:02:30Z
2023-01-24T17:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 28, n. 6, p. 1000-1006, 1999.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/593707
https://doi.org/10.1590/S1516-35981999000500014
identifier_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 28, n. 6, p. 1000-1006, 1999.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/593707
https://doi.org/10.1590/S1516-35981999000500014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695662711504896