Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, F. A.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, P. P., NASCIMENTO, W. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079243
Resumo: A beterraba é uma planta bianual que requer exposição a temperaturas baixas e a fotoperíodos longos para indução do florescimento. Esta espécie, em geral, não floresce naturalmente na maioria das regiões brasileiras, incluindo as condições de temperatura e comprimento do dia de Brasília. Assim, a duração da exposição a temperaturas baixas em câmaras frigoríficas deve ser quantificada para avaliar a viabilidade de se produzir sementes de beterraba por meio da vernalização artificial das raízes. O objetivo deste trabalho foi determinar o período ideal do tratamento térmico de raízes de beterraba por meio da vernalização artificial visando ao florescimento das plantas nas condições de Brasília.
id EMBR_338271d9c848abe8877d25076884d256
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1079243
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.BeterrabaFloraçãoProdução de SementesBeta vulgarisA beterraba é uma planta bianual que requer exposição a temperaturas baixas e a fotoperíodos longos para indução do florescimento. Esta espécie, em geral, não floresce naturalmente na maioria das regiões brasileiras, incluindo as condições de temperatura e comprimento do dia de Brasília. Assim, a duração da exposição a temperaturas baixas em câmaras frigoríficas deve ser quantificada para avaliar a viabilidade de se produzir sementes de beterraba por meio da vernalização artificial das raízes. O objetivo deste trabalho foi determinar o período ideal do tratamento térmico de raízes de beterraba por meio da vernalização artificial visando ao florescimento das plantas nas condições de Brasília.FERNANDO A. COSTA, INSTITUTO BRASÍLIA AMBIENTAL; PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA, BOLSISTA CNPQ/CNPH; WARLEY MARCOS NASCIMENTO, CNPH.COSTA, F. A.SILVA, P. P.NASCIMENTO, W. M.2017-11-08T23:28:43Z2017-11-08T23:28:43Z2017-11-0820172017-11-08T23:28:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSavannah Journal of Research and Development, v. 1, n. 1, p. 28-34, fev. 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-11-08T23:28:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1079243Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-11-08T23:28:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-11-08T23:28:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.
title Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.
spellingShingle Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.
COSTA, F. A.
Beterraba
Floração
Produção de Sementes
Beta vulgaris
title_short Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.
title_full Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.
title_fullStr Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.
title_full_unstemmed Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.
title_sort Indução floral de beterraba por meio de vernalização artificial ds raízes nas condições de Brasília.
author COSTA, F. A.
author_facet COSTA, F. A.
SILVA, P. P.
NASCIMENTO, W. M.
author_role author
author2 SILVA, P. P.
NASCIMENTO, W. M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDO A. COSTA, INSTITUTO BRASÍLIA AMBIENTAL; PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA, BOLSISTA CNPQ/CNPH; WARLEY MARCOS NASCIMENTO, CNPH.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, F. A.
SILVA, P. P.
NASCIMENTO, W. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Beterraba
Floração
Produção de Sementes
Beta vulgaris
topic Beterraba
Floração
Produção de Sementes
Beta vulgaris
description A beterraba é uma planta bianual que requer exposição a temperaturas baixas e a fotoperíodos longos para indução do florescimento. Esta espécie, em geral, não floresce naturalmente na maioria das regiões brasileiras, incluindo as condições de temperatura e comprimento do dia de Brasília. Assim, a duração da exposição a temperaturas baixas em câmaras frigoríficas deve ser quantificada para avaliar a viabilidade de se produzir sementes de beterraba por meio da vernalização artificial das raízes. O objetivo deste trabalho foi determinar o período ideal do tratamento térmico de raízes de beterraba por meio da vernalização artificial visando ao florescimento das plantas nas condições de Brasília.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08T23:28:43Z
2017-11-08T23:28:43Z
2017-11-08
2017
2017-11-08T23:28:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Savannah Journal of Research and Development, v. 1, n. 1, p. 28-34, fev. 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079243
identifier_str_mv Savannah Journal of Research and Development, v. 1, n. 1, p. 28-34, fev. 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503444556414976