Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, W. L. E.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: GUIOTOKU, M., MARTINS, E. G., SILVA, L. B. da
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313580
Resumo: Amostras de madeira de grevílea foram revestidas com verniz, tinta e stain adquiridos no mercado nacional e expostas a intemperismo natural durante 45 dias. Após esse período, o desempenho do revestimento foi avaliado quanto ao aparecimento de fungos, aspecto visual do recobrimento e à aderência do filme. Nove produtos foram usados para o recobrimento das amostras e um conjunto sem tratamento também foi exposto às mesmas condições. Os filmes de acabamento tiveram uma boa adesão à madeira de grevílea tanto antes como após o intemperismo natural. O desenvolvimento de fungos foi inibido em relação às amostras sem tratamento, mas apenas as amostras revestidas com Tinta a Óleo, Stain cor branca e o Impregnante GT impediram completamente o surgimento de fungos em 100 % das amostras.
id EMBR_33f88f67c2ace1e3207551d0ecb07bfc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/313580
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.GrevíleaTinta óleoStainIntemperismo naturalMadeiraRevestimentoVernizAmostras de madeira de grevílea foram revestidas com verniz, tinta e stain adquiridos no mercado nacional e expostas a intemperismo natural durante 45 dias. Após esse período, o desempenho do revestimento foi avaliado quanto ao aparecimento de fungos, aspecto visual do recobrimento e à aderência do filme. Nove produtos foram usados para o recobrimento das amostras e um conjunto sem tratamento também foi exposto às mesmas condições. Os filmes de acabamento tiveram uma boa adesão à madeira de grevílea tanto antes como após o intemperismo natural. O desenvolvimento de fungos foi inibido em relação às amostras sem tratamento, mas apenas as amostras revestidas com Tinta a Óleo, Stain cor branca e o Impregnante GT impediram completamente o surgimento de fungos em 100 % das amostras.EBRAMEM.2014-07-10T06:54:17Z2014-07-10T06:54:17Z2006-08-1820062014-07-10T06:54:17ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA, 10., 2006, São Pedro. Anais. São Carlos: Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313580porMAGALHÃES, W. L. E.GUIOTOKU, M.MARTINS, E. G.SILVA, L. B. dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:43:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/313580Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:43:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.
title Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.
spellingShingle Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.
MAGALHÃES, W. L. E.
Grevílea
Tinta óleo
Stain
Intemperismo natural
Madeira
Revestimento
Verniz
title_short Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.
title_full Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.
title_fullStr Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.
title_full_unstemmed Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.
title_sort Desempenho de madeira de grevílea revestida com verniz, tinta e stain exposta a intemperismo natural.
author MAGALHÃES, W. L. E.
author_facet MAGALHÃES, W. L. E.
GUIOTOKU, M.
MARTINS, E. G.
SILVA, L. B. da
author_role author
author2 GUIOTOKU, M.
MARTINS, E. G.
SILVA, L. B. da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, W. L. E.
GUIOTOKU, M.
MARTINS, E. G.
SILVA, L. B. da
dc.subject.por.fl_str_mv Grevílea
Tinta óleo
Stain
Intemperismo natural
Madeira
Revestimento
Verniz
topic Grevílea
Tinta óleo
Stain
Intemperismo natural
Madeira
Revestimento
Verniz
description Amostras de madeira de grevílea foram revestidas com verniz, tinta e stain adquiridos no mercado nacional e expostas a intemperismo natural durante 45 dias. Após esse período, o desempenho do revestimento foi avaliado quanto ao aparecimento de fungos, aspecto visual do recobrimento e à aderência do filme. Nove produtos foram usados para o recobrimento das amostras e um conjunto sem tratamento também foi exposto às mesmas condições. Os filmes de acabamento tiveram uma boa adesão à madeira de grevílea tanto antes como após o intemperismo natural. O desenvolvimento de fungos foi inibido em relação às amostras sem tratamento, mas apenas as amostras revestidas com Tinta a Óleo, Stain cor branca e o Impregnante GT impediram completamente o surgimento de fungos em 100 % das amostras.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-18
2006
2014-07-10T06:54:17Z
2014-07-10T06:54:17Z
2014-07-10T06:54:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA, 10., 2006, São Pedro. Anais. São Carlos: Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313580
identifier_str_mv In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA, 10., 2006, São Pedro. Anais. São Carlos: Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695337355149312