Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, P. C.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: OLIVEIRA, M. do S. P. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949651
Resumo: O aumento da produção de frutos e a necessidade de expandir plantios de Euterpe oleracea, para atender as demandas do mercado, vêm sendo estudado em várias áreas para esta espécie. Os melhoristas buscam subsídios para avanços nos programas de melhoramento a fim de obter cultivares que atendam os anseios da agroindústria, do produtor e do consumidor. O objetivo deste trabalho foi determinar a viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro de duas espécies do gênero Euterpe para viabilizar cruzamentos controlados. Foram avaliados onze indivíduos de E. oleracea e cinco de E. precatoria possuidores de características desejáveis ao mercado de polpa. De cada indivíduo retirou-se uma inflorescência recém aberta, que foi levada ao laboratório para obtenção e armazenamento do pólen (-10°C) por um a sete meses. A viabilidade de pólen foi avaliada pelo método colorimétrico (solução de Baker) em três amostras/indivíduo. Cada amostra foi colocada em uma lâmina, hidratada, acrescida de uma gota do corante e incubada por meia hora, para posterior contagem de 500 grãos de pólen e obtenção do percentual de pólens viáveis. A viabilidade de pólen em E. oleracea foi alta com média de 72,1%, enquanto para E. precatoria foi baixa com média de 39,2%. Portanto, pólens conservados in vitro por até sete meses de E. oleracea apresentam viabilidade alta e podem ser utilizados em cruzamentos controlados. Porém, para E. precatoria é necessário fazer mais estudos para ajustes metodológicos.
id EMBR_35f8336d2329df485d4f2dba4c9f576e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/949651
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.Euterpe OleraceaMelhoramentoEuterpe precatoriaO aumento da produção de frutos e a necessidade de expandir plantios de Euterpe oleracea, para atender as demandas do mercado, vêm sendo estudado em várias áreas para esta espécie. Os melhoristas buscam subsídios para avanços nos programas de melhoramento a fim de obter cultivares que atendam os anseios da agroindústria, do produtor e do consumidor. O objetivo deste trabalho foi determinar a viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro de duas espécies do gênero Euterpe para viabilizar cruzamentos controlados. Foram avaliados onze indivíduos de E. oleracea e cinco de E. precatoria possuidores de características desejáveis ao mercado de polpa. De cada indivíduo retirou-se uma inflorescência recém aberta, que foi levada ao laboratório para obtenção e armazenamento do pólen (-10°C) por um a sete meses. A viabilidade de pólen foi avaliada pelo método colorimétrico (solução de Baker) em três amostras/indivíduo. Cada amostra foi colocada em uma lâmina, hidratada, acrescida de uma gota do corante e incubada por meia hora, para posterior contagem de 500 grãos de pólen e obtenção do percentual de pólens viáveis. A viabilidade de pólen em E. oleracea foi alta com média de 72,1%, enquanto para E. precatoria foi baixa com média de 39,2%. Portanto, pólens conservados in vitro por até sete meses de E. oleracea apresentam viabilidade alta e podem ser utilizados em cruzamentos controlados. Porém, para E. precatoria é necessário fazer mais estudos para ajustes metodológicos.Patricia Cardoso Andrade, BOLSISTA PIBIC; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.ANDRADE, P. C.OLIVEIRA, M. do S. P. de2013-02-18T11:11:11Z2013-02-18T11:11:11Z2013-02-1820122018-07-12T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA, 16., 2012, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:58:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/949651Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:58:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.
title Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.
spellingShingle Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.
ANDRADE, P. C.
Euterpe Oleracea
Melhoramento
Euterpe precatoria
title_short Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.
title_full Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.
title_fullStr Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.
title_full_unstemmed Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.
title_sort Viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro em duas espécies do gênero Euterpe.
author ANDRADE, P. C.
author_facet ANDRADE, P. C.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
author_role author
author2 OLIVEIRA, M. do S. P. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patricia Cardoso Andrade, BOLSISTA PIBIC; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, P. C.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Euterpe Oleracea
Melhoramento
Euterpe precatoria
topic Euterpe Oleracea
Melhoramento
Euterpe precatoria
description O aumento da produção de frutos e a necessidade de expandir plantios de Euterpe oleracea, para atender as demandas do mercado, vêm sendo estudado em várias áreas para esta espécie. Os melhoristas buscam subsídios para avanços nos programas de melhoramento a fim de obter cultivares que atendam os anseios da agroindústria, do produtor e do consumidor. O objetivo deste trabalho foi determinar a viabilidade de grãos de pólen conservados in vitro de duas espécies do gênero Euterpe para viabilizar cruzamentos controlados. Foram avaliados onze indivíduos de E. oleracea e cinco de E. precatoria possuidores de características desejáveis ao mercado de polpa. De cada indivíduo retirou-se uma inflorescência recém aberta, que foi levada ao laboratório para obtenção e armazenamento do pólen (-10°C) por um a sete meses. A viabilidade de pólen foi avaliada pelo método colorimétrico (solução de Baker) em três amostras/indivíduo. Cada amostra foi colocada em uma lâmina, hidratada, acrescida de uma gota do corante e incubada por meia hora, para posterior contagem de 500 grãos de pólen e obtenção do percentual de pólens viáveis. A viabilidade de pólen em E. oleracea foi alta com média de 72,1%, enquanto para E. precatoria foi baixa com média de 39,2%. Portanto, pólens conservados in vitro por até sete meses de E. oleracea apresentam viabilidade alta e podem ser utilizados em cruzamentos controlados. Porém, para E. precatoria é necessário fazer mais estudos para ajustes metodológicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-18T11:11:11Z
2013-02-18T11:11:11Z
2013-02-18
2018-07-12T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA, 16., 2012, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949651
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA, 16., 2012, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695279527231488