Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITZSONS, E.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: WREGE, M. S., MANTOVANI, L. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084395
Resumo: No estado de São Paulo, a floresta com Araucaria angustifolia (Bert.) ocorre de forma fragmentada na paisagem, sendo o clima um fator condicionante da sua presença. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da precipitação e da temperatura sobre a presença natural da araucária e identificar diferentes locais onde a espécie tem sua distribuição natural. Foram separados os valores médios mensais e estacionais de temperatura e precipitação dos municípios com e sem a ocorrência natural da araucária. A altitude da estação meteorológica também foi considerada. Os dados foram submetidos a vários testes estatísticos descritivos, uni e multivariados. Concluiu se que a presença de florestas nativas de araucária ocorreu onde as temperaturas foram entre 2 a 3 graus menores em cada estação anual e em altitudes superiores a 700 metros. As áreas com florestas naturais de araucária se dividiram em dois grupos com localizações geográficas distintas: o grupo A1 ao norte e regiões Serranas da Mantiqueira e o grupo A2 com predominância no Planalto Meridional. No grupo A1, a precipitação foi maior na primavera, no verão e no outono, e a altitude também foi maior. Não houve diferença entre as temperaturas dos dois grupos e isto pode ser decorrente da compensação das altitudes menores em latitudes maiores ao sul e vice versa. Os resultados obtidos oferecem subsídios para a escolha de áreas de conservação in situ e podem auxiliar na elaboração de programas de conservação e melhoramento genético.
id EMBR_377026e372d604e974b4830a3eff3b6e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1084395
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.Floresta Ombrófila MistaUnidades de conservaçãoConservação genéticaGenetic conservationNative SpeciesConservation unitsMixed Rain ForestEspécie nativaIndigenous speciesGermplasm conservationNo estado de São Paulo, a floresta com Araucaria angustifolia (Bert.) ocorre de forma fragmentada na paisagem, sendo o clima um fator condicionante da sua presença. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da precipitação e da temperatura sobre a presença natural da araucária e identificar diferentes locais onde a espécie tem sua distribuição natural. Foram separados os valores médios mensais e estacionais de temperatura e precipitação dos municípios com e sem a ocorrência natural da araucária. A altitude da estação meteorológica também foi considerada. Os dados foram submetidos a vários testes estatísticos descritivos, uni e multivariados. Concluiu se que a presença de florestas nativas de araucária ocorreu onde as temperaturas foram entre 2 a 3 graus menores em cada estação anual e em altitudes superiores a 700 metros. As áreas com florestas naturais de araucária se dividiram em dois grupos com localizações geográficas distintas: o grupo A1 ao norte e regiões Serranas da Mantiqueira e o grupo A2 com predominância no Planalto Meridional. No grupo A1, a precipitação foi maior na primavera, no verão e no outono, e a altitude também foi maior. Não houve diferença entre as temperaturas dos dois grupos e isto pode ser decorrente da compensação das altitudes menores em latitudes maiores ao sul e vice versa. Os resultados obtidos oferecem subsídios para a escolha de áreas de conservação in situ e podem auxiliar na elaboração de programas de conservação e melhoramento genético.ELENICE FRITZSONS, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR.FRITZSONS, E.WREGE, M. S.MANTOVANI, L. E.2018-04-11T00:39:12Z2018-04-11T00:39:12Z2018-01-0520172018-04-11T00:39:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScientia Forestalis, Piracicaba, v. 45, n. 116, p. dez. 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/108439510.18671/scifor.v45n116.07porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-04-11T00:39:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1084395Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-04-11T00:39:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.
title Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.
spellingShingle Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.
FRITZSONS, E.
Floresta Ombrófila Mista
Unidades de conservação
Conservação genética
Genetic conservation
Native Species
Conservation units
Mixed Rain Forest
Espécie nativa
Indigenous species
Germplasm conservation
title_short Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.
title_full Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.
title_fullStr Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.
title_full_unstemmed Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.
title_sort Fatores climáticos limitantes para a distribuição da araucária no estado de São Paulo.
author FRITZSONS, E.
author_facet FRITZSONS, E.
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
author_role author
author2 WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELENICE FRITZSONS, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITZSONS, E.
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Floresta Ombrófila Mista
Unidades de conservação
Conservação genética
Genetic conservation
Native Species
Conservation units
Mixed Rain Forest
Espécie nativa
Indigenous species
Germplasm conservation
topic Floresta Ombrófila Mista
Unidades de conservação
Conservação genética
Genetic conservation
Native Species
Conservation units
Mixed Rain Forest
Espécie nativa
Indigenous species
Germplasm conservation
description No estado de São Paulo, a floresta com Araucaria angustifolia (Bert.) ocorre de forma fragmentada na paisagem, sendo o clima um fator condicionante da sua presença. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da precipitação e da temperatura sobre a presença natural da araucária e identificar diferentes locais onde a espécie tem sua distribuição natural. Foram separados os valores médios mensais e estacionais de temperatura e precipitação dos municípios com e sem a ocorrência natural da araucária. A altitude da estação meteorológica também foi considerada. Os dados foram submetidos a vários testes estatísticos descritivos, uni e multivariados. Concluiu se que a presença de florestas nativas de araucária ocorreu onde as temperaturas foram entre 2 a 3 graus menores em cada estação anual e em altitudes superiores a 700 metros. As áreas com florestas naturais de araucária se dividiram em dois grupos com localizações geográficas distintas: o grupo A1 ao norte e regiões Serranas da Mantiqueira e o grupo A2 com predominância no Planalto Meridional. No grupo A1, a precipitação foi maior na primavera, no verão e no outono, e a altitude também foi maior. Não houve diferença entre as temperaturas dos dois grupos e isto pode ser decorrente da compensação das altitudes menores em latitudes maiores ao sul e vice versa. Os resultados obtidos oferecem subsídios para a escolha de áreas de conservação in situ e podem auxiliar na elaboração de programas de conservação e melhoramento genético.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-11T00:39:12Z
2018-04-11T00:39:12Z
2018-01-05
2018-04-11T00:39:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 45, n. 116, p. dez. 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084395
10.18671/scifor.v45n116.07
identifier_str_mv Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 45, n. 116, p. dez. 2017.
10.18671/scifor.v45n116.07
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721322298376192