Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITZSONS, E.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: WREGE, M. S., MANTOVANI, L. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097672
Resumo: Aspectos climáticos relacionados à distribuição do pinheiro-do-paraná no estado de Santa Catarina. A presença natural de Araucaria angustifolia (Bert) O. Kuntze está associada a várias características climáticas, porém a importância relativa de cada uma delas ainda não foi suficientemente explorada. O objetivo deste trabalho foi identificar os aspectos climáticos mais fortemente relacionados à presença da espécie no estado de Santa Catarina. Para isso, foram separadas as estações meteorológicas dos municípios com registros de ocorrência natural da araucária e os sem registro de ocorrência. A partir dessas estações, foram utilizados os dados de temperatura, precipitação e insolação, os quais foram submetidos a testes estatísticos uni e multivariados para identificação do clima em que a espécie se desenvolve preferencialmente. Em todas as áreas, houve excedente de disponibilidade hídrica. As áreas com e sem araucária não apresentaram diferenças quanto à insolação. Foram separadas três regiões de ocorrência natural: duas no Planalto Meridional e uma no Oeste do estado, nas regiões de maiores altitudes. Essas áreas eram climaticamente diferentes quanto à precipitação, evapotranspiração e disponibilidade hídrica. Concluiu-se que, em Santa Catarina, a araucária ocorre, preferencialmente, em locais onde as temperaturas médias são menores e as precipitações, tanto anuais quanto do período de inverno, são maiores. Os conhecimentos gerados pela análise de agrupamento indicaram, previamente, áreas distintas de prospecção para fins de conservação in situ, auxiliando também na elaboração de programas de melhoramento genético.
id EMBR_91fa2278f22c6100a5d2507ae8e126d6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1097672
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.Floresta Ombrófila MistaConservação genéticaNicho ecológicoMixed Ombrophilous ForestNative speciesGenetic conservationEcological nicheEspécie NativaAspectos climáticos relacionados à distribuição do pinheiro-do-paraná no estado de Santa Catarina. A presença natural de Araucaria angustifolia (Bert) O. Kuntze está associada a várias características climáticas, porém a importância relativa de cada uma delas ainda não foi suficientemente explorada. O objetivo deste trabalho foi identificar os aspectos climáticos mais fortemente relacionados à presença da espécie no estado de Santa Catarina. Para isso, foram separadas as estações meteorológicas dos municípios com registros de ocorrência natural da araucária e os sem registro de ocorrência. A partir dessas estações, foram utilizados os dados de temperatura, precipitação e insolação, os quais foram submetidos a testes estatísticos uni e multivariados para identificação do clima em que a espécie se desenvolve preferencialmente. Em todas as áreas, houve excedente de disponibilidade hídrica. As áreas com e sem araucária não apresentaram diferenças quanto à insolação. Foram separadas três regiões de ocorrência natural: duas no Planalto Meridional e uma no Oeste do estado, nas regiões de maiores altitudes. Essas áreas eram climaticamente diferentes quanto à precipitação, evapotranspiração e disponibilidade hídrica. Concluiu-se que, em Santa Catarina, a araucária ocorre, preferencialmente, em locais onde as temperaturas médias são menores e as precipitações, tanto anuais quanto do período de inverno, são maiores. Os conhecimentos gerados pela análise de agrupamento indicaram, previamente, áreas distintas de prospecção para fins de conservação in situ, auxiliando também na elaboração de programas de melhoramento genético.ELENICE FRITZSONS, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR.FRITZSONS, E.WREGE, M. S.MANTOVANI, L. E.2019-03-02T00:36:47Z2019-03-02T00:36:47Z2018-10-1820182019-03-02T00:36:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta, Curitiba, v. 48, n. 4, p. 503-512, out./dez. 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/109767210.5380/rf.v48i4.53272enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-02T00:36:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1097672Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-02T00:36:54falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-02T00:36:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.
title Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.
spellingShingle Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.
FRITZSONS, E.
Floresta Ombrófila Mista
Conservação genética
Nicho ecológico
Mixed Ombrophilous Forest
Native species
Genetic conservation
Ecological niche
Espécie Nativa
title_short Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.
title_full Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.
title_fullStr Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.
title_full_unstemmed Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.
title_sort Climatic aspects related to the distribution of Brazilian pine in the State of Santa Catarina.
author FRITZSONS, E.
author_facet FRITZSONS, E.
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
author_role author
author2 WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELENICE FRITZSONS, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITZSONS, E.
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Floresta Ombrófila Mista
Conservação genética
Nicho ecológico
Mixed Ombrophilous Forest
Native species
Genetic conservation
Ecological niche
Espécie Nativa
topic Floresta Ombrófila Mista
Conservação genética
Nicho ecológico
Mixed Ombrophilous Forest
Native species
Genetic conservation
Ecological niche
Espécie Nativa
description Aspectos climáticos relacionados à distribuição do pinheiro-do-paraná no estado de Santa Catarina. A presença natural de Araucaria angustifolia (Bert) O. Kuntze está associada a várias características climáticas, porém a importância relativa de cada uma delas ainda não foi suficientemente explorada. O objetivo deste trabalho foi identificar os aspectos climáticos mais fortemente relacionados à presença da espécie no estado de Santa Catarina. Para isso, foram separadas as estações meteorológicas dos municípios com registros de ocorrência natural da araucária e os sem registro de ocorrência. A partir dessas estações, foram utilizados os dados de temperatura, precipitação e insolação, os quais foram submetidos a testes estatísticos uni e multivariados para identificação do clima em que a espécie se desenvolve preferencialmente. Em todas as áreas, houve excedente de disponibilidade hídrica. As áreas com e sem araucária não apresentaram diferenças quanto à insolação. Foram separadas três regiões de ocorrência natural: duas no Planalto Meridional e uma no Oeste do estado, nas regiões de maiores altitudes. Essas áreas eram climaticamente diferentes quanto à precipitação, evapotranspiração e disponibilidade hídrica. Concluiu-se que, em Santa Catarina, a araucária ocorre, preferencialmente, em locais onde as temperaturas médias são menores e as precipitações, tanto anuais quanto do período de inverno, são maiores. Os conhecimentos gerados pela análise de agrupamento indicaram, previamente, áreas distintas de prospecção para fins de conservação in situ, auxiliando também na elaboração de programas de melhoramento genético.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18
2018
2019-03-02T00:36:47Z
2019-03-02T00:36:47Z
2019-03-02T00:36:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta, Curitiba, v. 48, n. 4, p. 503-512, out./dez. 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097672
10.5380/rf.v48i4.53272
identifier_str_mv Floresta, Curitiba, v. 48, n. 4, p. 503-512, out./dez. 2018.
10.5380/rf.v48i4.53272
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097672
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503472530325504