Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, M. B. de
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: FARIA, C. M. B. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/132096
Resumo: Em um Regossolo de textura arenosa de uma região semi-árido conduziu-se uma série de experimentos no período de 1944 a 1968, com o objetivo de verificar o efeito da rotação de culturas e adubação sobre algumas características químicas do solo e produtividade do tomateiro. O cultivo do tomateiro em sistema de rotação, comparado com o cultivo anual, proporcionou maior produtividade e maiores valores para os níveis de pH, matéria orgânica, nitrogênio, potássio e cálcio + magnésio, e menor valor para o nível de alumínio do solo. A prática da adubação condicionou um aumento nos teores de matéria orgânica e dos nutrientes do solo. Esse incremento foi maior onde a adubação foi mineral e orgânica. O rendimento do tomateiro foi bastante aumentado pelo uso das adubações mineral e orgânica. A produtividade do tomateiro correlacionou-se positivamente com os teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, cálcio + magnésio e pH, e negativamente com os de aluminio no solo.
id EMBR_392b9ed2314ba52b3c50a50c82166ae1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/132096
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.PernambucoTomatoFertilityAgresteFertilidadeTomateSolosoilEm um Regossolo de textura arenosa de uma região semi-árido conduziu-se uma série de experimentos no período de 1944 a 1968, com o objetivo de verificar o efeito da rotação de culturas e adubação sobre algumas características químicas do solo e produtividade do tomateiro. O cultivo do tomateiro em sistema de rotação, comparado com o cultivo anual, proporcionou maior produtividade e maiores valores para os níveis de pH, matéria orgânica, nitrogênio, potássio e cálcio + magnésio, e menor valor para o nível de alumínio do solo. A prática da adubação condicionou um aumento nos teores de matéria orgânica e dos nutrientes do solo. Esse incremento foi maior onde a adubação foi mineral e orgânica. O rendimento do tomateiro foi bastante aumentado pelo uso das adubações mineral e orgânica. A produtividade do tomateiro correlacionou-se positivamente com os teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, cálcio + magnésio e pH, e negativamente com os de aluminio no solo.CLEMENTINO MARCOS BATISTA DE FARIA, CPATSA.FREITAS, M. B. deFARIA, C. M. B. de2018-06-13T00:39:47Z2018-06-13T00:39:47Z1996-07-0219812018-07-16T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ciência do Solo, v. 5, n. 1, p. 54-57, 1981.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/132096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-06-13T00:39:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/132096Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-06-13T00:39:54falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-06-13T00:39:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.
title Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.
spellingShingle Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.
FREITAS, M. B. de
Pernambuco
Tomato
Fertility
Agreste
Fertilidade
Tomate
Solo
soil
title_short Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.
title_full Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.
title_fullStr Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.
title_full_unstemmed Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.
title_sort Influencia de praticas agrícolas na fertilidade do solo e no rendimento do tomateiro no Agreste pernambucano.
author FREITAS, M. B. de
author_facet FREITAS, M. B. de
FARIA, C. M. B. de
author_role author
author2 FARIA, C. M. B. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLEMENTINO MARCOS BATISTA DE FARIA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, M. B. de
FARIA, C. M. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Pernambuco
Tomato
Fertility
Agreste
Fertilidade
Tomate
Solo
soil
topic Pernambuco
Tomato
Fertility
Agreste
Fertilidade
Tomate
Solo
soil
description Em um Regossolo de textura arenosa de uma região semi-árido conduziu-se uma série de experimentos no período de 1944 a 1968, com o objetivo de verificar o efeito da rotação de culturas e adubação sobre algumas características químicas do solo e produtividade do tomateiro. O cultivo do tomateiro em sistema de rotação, comparado com o cultivo anual, proporcionou maior produtividade e maiores valores para os níveis de pH, matéria orgânica, nitrogênio, potássio e cálcio + magnésio, e menor valor para o nível de alumínio do solo. A prática da adubação condicionou um aumento nos teores de matéria orgânica e dos nutrientes do solo. Esse incremento foi maior onde a adubação foi mineral e orgânica. O rendimento do tomateiro foi bastante aumentado pelo uso das adubações mineral e orgânica. A produtividade do tomateiro correlacionou-se positivamente com os teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, cálcio + magnésio e pH, e negativamente com os de aluminio no solo.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981
1996-07-02
2018-06-13T00:39:47Z
2018-06-13T00:39:47Z
2018-07-16T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 5, n. 1, p. 54-57, 1981.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/132096
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 5, n. 1, p. 54-57, 1981.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/132096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503457160298496