Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, M. G. dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MATIAS, J. R., OLIVEIRA, G. M. de, SILVA, J. E. S. B. da, BARBOSA, L. G., SANTOS, R. S. dos, RIBEIRO, R. C., DANTAS, B. F.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974246
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a emergência de plântulas de catingueira-verdadeira (Poincianella pyramidalis Tul), sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Semiárido. As mudas foram produzidas em sacos de polietileno preto com capacidade para 2 kg, preenchidos com substrato areia+solo (1:1). Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições. Sementes e plântulas foram irrigadas diariamente, de acordo com os tratamentos: água de torneira, água biossalina e água salobra. Foram avaliados porcentagem (%E), tempo médio (TME), índice de velocidade (IVE), velocidade média (VME) e coeficiente de uniformidade de emergência (CUE). A %E não foi afetada pelos tratamentos aplicados; no entanto, as plântulas apresentaram menor TME e maiores IVE e VME, quando irrigadas com água de torneira e água salobra em relação àquelas irrigadas com água biossalina. Quanto ao CUE, não houve diferença entre os tratamentos. Podese concluir, que a catingueira-verdadeira pode ser classificada como tolerante à salinidade e que a reutilização de água biossalina é uma alternativa viável e sustentável para a produção de mudas dessa espécie.
id EMBR_3c417ab78e7ef910cc3256f46699bc55
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/974246
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.Catingueira-verdadeiraÁgua biossalinaNatural resourceRecurso naturalCaatingaMudaSalinidadeEste trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a emergência de plântulas de catingueira-verdadeira (Poincianella pyramidalis Tul), sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Semiárido. As mudas foram produzidas em sacos de polietileno preto com capacidade para 2 kg, preenchidos com substrato areia+solo (1:1). Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições. Sementes e plântulas foram irrigadas diariamente, de acordo com os tratamentos: água de torneira, água biossalina e água salobra. Foram avaliados porcentagem (%E), tempo médio (TME), índice de velocidade (IVE), velocidade média (VME) e coeficiente de uniformidade de emergência (CUE). A %E não foi afetada pelos tratamentos aplicados; no entanto, as plântulas apresentaram menor TME e maiores IVE e VME, quando irrigadas com água de torneira e água salobra em relação àquelas irrigadas com água biossalina. Quanto ao CUE, não houve diferença entre os tratamentos. Podese concluir, que a catingueira-verdadeira pode ser classificada como tolerante à salinidade e que a reutilização de água biossalina é uma alternativa viável e sustentável para a produção de mudas dessa espécie.MAGALI GONÇALVES DOS SANTOS; JANETE RODRIGUES MATIAS; GILMARA MOREIRA DE OLIVEIRA; JOSÉ EDUARDO SANTOS BARBOZA DA SILVA; LAISE GUERRA BARBOSA; ROSÂNGELA SIQUEIRA DOS SANTOS; RENATA CONDURU RIBEIRO; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.SANTOS, M. G. dosMATIAS, J. R.OLIVEIRA, G. M. deSILVA, J. E. S. B. daBARBOSA, L. G.SANTOS, R. S. dosRIBEIRO, R. C.DANTAS, B. F.2013-12-17T11:11:11Z2013-12-17T11:11:11Z2013-12-1720132013-12-17T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 21-26.In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974246por(Embrapa Semiárido. Documentos, 253)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:34:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/974246Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:34:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.
title Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.
spellingShingle Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.
SANTOS, M. G. dos
Catingueira-verdadeira
Água biossalina
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Muda
Salinidade
title_short Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.
title_full Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.
title_fullStr Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.
title_full_unstemmed Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.
title_sort Emergência de plântulas de catingueira-verdadeira irrigadas com água salobra e biossalina.
author SANTOS, M. G. dos
author_facet SANTOS, M. G. dos
MATIAS, J. R.
OLIVEIRA, G. M. de
SILVA, J. E. S. B. da
BARBOSA, L. G.
SANTOS, R. S. dos
RIBEIRO, R. C.
DANTAS, B. F.
author_role author
author2 MATIAS, J. R.
OLIVEIRA, G. M. de
SILVA, J. E. S. B. da
BARBOSA, L. G.
SANTOS, R. S. dos
RIBEIRO, R. C.
DANTAS, B. F.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGALI GONÇALVES DOS SANTOS; JANETE RODRIGUES MATIAS; GILMARA MOREIRA DE OLIVEIRA; JOSÉ EDUARDO SANTOS BARBOZA DA SILVA; LAISE GUERRA BARBOSA; ROSÂNGELA SIQUEIRA DOS SANTOS; RENATA CONDURU RIBEIRO; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, M. G. dos
MATIAS, J. R.
OLIVEIRA, G. M. de
SILVA, J. E. S. B. da
BARBOSA, L. G.
SANTOS, R. S. dos
RIBEIRO, R. C.
DANTAS, B. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Catingueira-verdadeira
Água biossalina
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Muda
Salinidade
topic Catingueira-verdadeira
Água biossalina
Natural resource
Recurso natural
Caatinga
Muda
Salinidade
description Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a emergência de plântulas de catingueira-verdadeira (Poincianella pyramidalis Tul), sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Semiárido. As mudas foram produzidas em sacos de polietileno preto com capacidade para 2 kg, preenchidos com substrato areia+solo (1:1). Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições. Sementes e plântulas foram irrigadas diariamente, de acordo com os tratamentos: água de torneira, água biossalina e água salobra. Foram avaliados porcentagem (%E), tempo médio (TME), índice de velocidade (IVE), velocidade média (VME) e coeficiente de uniformidade de emergência (CUE). A %E não foi afetada pelos tratamentos aplicados; no entanto, as plântulas apresentaram menor TME e maiores IVE e VME, quando irrigadas com água de torneira e água salobra em relação àquelas irrigadas com água biossalina. Quanto ao CUE, não houve diferença entre os tratamentos. Podese concluir, que a catingueira-verdadeira pode ser classificada como tolerante à salinidade e que a reutilização de água biossalina é uma alternativa viável e sustentável para a produção de mudas dessa espécie.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-17T11:11:11Z
2013-12-17T11:11:11Z
2013-12-17
2013
2013-12-17T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974246
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semiárido. Documentos, 253)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 21-26.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695312912842752