Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANGELOTTI, F.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944653
Resumo: A presença de fungos em sementes pode reduzir o seu poder germinativo, causar a morte de plântulas e transmitir doenças para as plantas adultas. A temperatura é um dos principais fatores ambientais que pode influenciar tanto o desenvolvimento das sementes, quanto o dos patógenos. A maioria dos estudos sobre a sanidade de sementes determinam a temperatura de 20°C como a temperatura base para detecção de fungos. Entretanto, no meio ambiente temperatura mais alta ou baixa pode acontecer durante a germinação de sementes, tendo efeito direto no desenvolvimento de patógenos. Além disso, segundo o Painel Tntergovemamental de Mudanças Climáticas (IPCC 2007), estima-se que a temperatura média global irá aumentar de 2 a 5,8 °C nos próximos 100 anos. Diante deste contexto, surge a necessidade de avaliar o impacto da temperatura na ocorrência e no desenvolvimento de micraorganismos fitopatogênicos em sementes. Estudos recentes, para a detecção de fungos em sementes de Angico, Aroeira e Pereira, verificaram que a temperatura apresentou-se como um fator importante, ocorrendo diferenças na incidência de fungos fitopatogênicos.
id EMBR_3d1ccb2985c3631bfd431b1d02b822b1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/944653
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.Recurso naturalCaatingaFungoGerminaçãoSementeA presença de fungos em sementes pode reduzir o seu poder germinativo, causar a morte de plântulas e transmitir doenças para as plantas adultas. A temperatura é um dos principais fatores ambientais que pode influenciar tanto o desenvolvimento das sementes, quanto o dos patógenos. A maioria dos estudos sobre a sanidade de sementes determinam a temperatura de 20°C como a temperatura base para detecção de fungos. Entretanto, no meio ambiente temperatura mais alta ou baixa pode acontecer durante a germinação de sementes, tendo efeito direto no desenvolvimento de patógenos. Além disso, segundo o Painel Tntergovemamental de Mudanças Climáticas (IPCC 2007), estima-se que a temperatura média global irá aumentar de 2 a 5,8 °C nos próximos 100 anos. Diante deste contexto, surge a necessidade de avaliar o impacto da temperatura na ocorrência e no desenvolvimento de micraorganismos fitopatogênicos em sementes. Estudos recentes, para a detecção de fungos em sementes de Angico, Aroeira e Pereira, verificaram que a temperatura apresentou-se como um fator importante, ocorrendo diferenças na incidência de fungos fitopatogênicos.FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA.ANGELOTTI, F.2015-12-22T03:03:16Z2015-12-22T03:03:16Z2013-01-1020122015-12-22T03:03:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 41-44, dez. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:26:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/944653Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:26:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.
title Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.
spellingShingle Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.
ANGELOTTI, F.
Recurso natural
Caatinga
Fungo
Germinação
Semente
title_short Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.
title_full Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.
title_fullStr Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.
title_full_unstemmed Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.
title_sort Impacto da temperatura em patologia de sementes nativas da Caatinga.
author ANGELOTTI, F.
author_facet ANGELOTTI, F.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANGELOTTI, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso natural
Caatinga
Fungo
Germinação
Semente
topic Recurso natural
Caatinga
Fungo
Germinação
Semente
description A presença de fungos em sementes pode reduzir o seu poder germinativo, causar a morte de plântulas e transmitir doenças para as plantas adultas. A temperatura é um dos principais fatores ambientais que pode influenciar tanto o desenvolvimento das sementes, quanto o dos patógenos. A maioria dos estudos sobre a sanidade de sementes determinam a temperatura de 20°C como a temperatura base para detecção de fungos. Entretanto, no meio ambiente temperatura mais alta ou baixa pode acontecer durante a germinação de sementes, tendo efeito direto no desenvolvimento de patógenos. Além disso, segundo o Painel Tntergovemamental de Mudanças Climáticas (IPCC 2007), estima-se que a temperatura média global irá aumentar de 2 a 5,8 °C nos próximos 100 anos. Diante deste contexto, surge a necessidade de avaliar o impacto da temperatura na ocorrência e no desenvolvimento de micraorganismos fitopatogênicos em sementes. Estudos recentes, para a detecção de fungos em sementes de Angico, Aroeira e Pereira, verificaram que a temperatura apresentou-se como um fator importante, ocorrendo diferenças na incidência de fungos fitopatogênicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-01-10
2015-12-22T03:03:16Z
2015-12-22T03:03:16Z
2015-12-22T03:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 41-44, dez. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944653
identifier_str_mv Informativo Abrates, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 41-44, dez. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695412240252928