Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, I. P.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: OLIVEIRA JUNIOR, J. S. de, NOGUEIRA, E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155061
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7392
Resumo: Sob o ponto de vista reprodutivo, a fertilidade em machos interfere direta e indiretamente na expressão dos índices zootécnicos e deve ser de fácil mensuração e aplicação direta nos rebanhos. O comprimento da peça intermediária do espermatozoide (PI), ocupada pela bainha mitocondrial (BM), é a responsável pela produção de energia do espermatozoide, pois nesta é onde há maior concentração de mitocôndrias. Este trabalho tem como objetivo identificar a relação entre a bainha mitocondrial como marcador de fertilidade e características produtivas de touros da raça nelore, utilizados em IATF. Foram medidas as peças intermediárias de 100 espermatozoides por cada amostra de sêmen, de 30 touros da raça nelore, avaliados pelo programa Geneplus-Embrapa. Além das mensurações da PI, foram analisados os parâmetros seminais das amostras pós descongelamento. A motilidade do TTRL (teste de termorresistência lento) apresentou correlação significativa com o vigor do TTRL e, a peça intermediária apresentou correlação significativa (P<0,05) com as DEPs de: idade ao primeiro parto (IPP); perímetro escrotal (PES); herdabilidade de permanência (HP/stay%); peso ao nascer (PN) e consumo alimentar residual (CAR). Assim, a peça intermediária (PI), mostrou correlações positivas com a qualidade espermática, e com os dados de DEPs (diferenças esperadas na progênie) relacionadas as características produtivas de touros da raça nelore.
id EMBR_3edfe2251c03cf56b1d06fae081bb279
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1155061
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.Melhoramento Genético AnimalMitocôndriaEspermatozóideFertilidade AnimalInseminação ArtificialTouroBreeding and Genetic ImprovementAnimal fertilityArtificial inseminationSpermatozoaSob o ponto de vista reprodutivo, a fertilidade em machos interfere direta e indiretamente na expressão dos índices zootécnicos e deve ser de fácil mensuração e aplicação direta nos rebanhos. O comprimento da peça intermediária do espermatozoide (PI), ocupada pela bainha mitocondrial (BM), é a responsável pela produção de energia do espermatozoide, pois nesta é onde há maior concentração de mitocôndrias. Este trabalho tem como objetivo identificar a relação entre a bainha mitocondrial como marcador de fertilidade e características produtivas de touros da raça nelore, utilizados em IATF. Foram medidas as peças intermediárias de 100 espermatozoides por cada amostra de sêmen, de 30 touros da raça nelore, avaliados pelo programa Geneplus-Embrapa. Além das mensurações da PI, foram analisados os parâmetros seminais das amostras pós descongelamento. A motilidade do TTRL (teste de termorresistência lento) apresentou correlação significativa com o vigor do TTRL e, a peça intermediária apresentou correlação significativa (P<0,05) com as DEPs de: idade ao primeiro parto (IPP); perímetro escrotal (PES); herdabilidade de permanência (HP/stay%); peso ao nascer (PN) e consumo alimentar residual (CAR). Assim, a peça intermediária (PI), mostrou correlações positivas com a qualidade espermática, e com os dados de DEPs (diferenças esperadas na progênie) relacionadas as características produtivas de touros da raça nelore.IZABELY PEREIRA GOMES, UNINASSAU; JAIR SÁBIO DE OLIVEIRA JUNIOR, UNINASSAU; ERIKLIS NOGUEIRA, CPAP.GOMES, I. P.OLIVEIRA JUNIOR, J. S. deNOGUEIRA, E.2023-07-19T18:23:47Z2023-07-19T18:23:47Z2023-07-192022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 10, out. 2022.2675-3375http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155061https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-07-19T18:23:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1155061Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-07-19T18:23:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-07-19T18:23:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.
title Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.
spellingShingle Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.
GOMES, I. P.
Melhoramento Genético Animal
Mitocôndria
Espermatozóide
Fertilidade Animal
Inseminação Artificial
Touro
Breeding and Genetic Improvement
Animal fertility
Artificial insemination
Spermatozoa
title_short Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.
title_full Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.
title_fullStr Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.
title_full_unstemmed Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.
title_sort Relação entre o comprimento da bainha mitocondrial da cauda do espermatozoide, fertilidade e características produtivas em touros utilizados em inseminação artificial.
author GOMES, I. P.
author_facet GOMES, I. P.
OLIVEIRA JUNIOR, J. S. de
NOGUEIRA, E.
author_role author
author2 OLIVEIRA JUNIOR, J. S. de
NOGUEIRA, E.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IZABELY PEREIRA GOMES, UNINASSAU; JAIR SÁBIO DE OLIVEIRA JUNIOR, UNINASSAU; ERIKLIS NOGUEIRA, CPAP.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, I. P.
OLIVEIRA JUNIOR, J. S. de
NOGUEIRA, E.
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento Genético Animal
Mitocôndria
Espermatozóide
Fertilidade Animal
Inseminação Artificial
Touro
Breeding and Genetic Improvement
Animal fertility
Artificial insemination
Spermatozoa
topic Melhoramento Genético Animal
Mitocôndria
Espermatozóide
Fertilidade Animal
Inseminação Artificial
Touro
Breeding and Genetic Improvement
Animal fertility
Artificial insemination
Spermatozoa
description Sob o ponto de vista reprodutivo, a fertilidade em machos interfere direta e indiretamente na expressão dos índices zootécnicos e deve ser de fácil mensuração e aplicação direta nos rebanhos. O comprimento da peça intermediária do espermatozoide (PI), ocupada pela bainha mitocondrial (BM), é a responsável pela produção de energia do espermatozoide, pois nesta é onde há maior concentração de mitocôndrias. Este trabalho tem como objetivo identificar a relação entre a bainha mitocondrial como marcador de fertilidade e características produtivas de touros da raça nelore, utilizados em IATF. Foram medidas as peças intermediárias de 100 espermatozoides por cada amostra de sêmen, de 30 touros da raça nelore, avaliados pelo programa Geneplus-Embrapa. Além das mensurações da PI, foram analisados os parâmetros seminais das amostras pós descongelamento. A motilidade do TTRL (teste de termorresistência lento) apresentou correlação significativa com o vigor do TTRL e, a peça intermediária apresentou correlação significativa (P<0,05) com as DEPs de: idade ao primeiro parto (IPP); perímetro escrotal (PES); herdabilidade de permanência (HP/stay%); peso ao nascer (PN) e consumo alimentar residual (CAR). Assim, a peça intermediária (PI), mostrou correlações positivas com a qualidade espermática, e com os dados de DEPs (diferenças esperadas na progênie) relacionadas as características produtivas de touros da raça nelore.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-19T18:23:47Z
2023-07-19T18:23:47Z
2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 10, out. 2022.
2675-3375
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155061
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7392
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 10, out. 2022.
2675-3375
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155061
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503547407040512