Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, D. R.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: ARAUJO, G. G. L. de, SOCORRO, A. P. do, OLIVEIRA, R. L., BAGALDO, A. R., SILVA, T. M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157458
Resumo: A ovinocultura no semi-árido nordestino encontra bareiras geradas pela escassez de alimento, principalmente na época seca do ano. A busca por alimentos alternativos que forneçam teores de nutrientes adequados para estes animais é uma necessidade freqüente na região. A palma forrageira, o resíduo de uva de vitivinícolas e a uréia mostram potencial para tal incumbência nesta região. O atual trabalho objetivou avaliar dietas para ovinos com resíduo de uva de vitivinícolas desidratado, palma forrageira "in natura" e níveis crescentes de uréia por meio da digestibilidade aparente dos nutrientes. Foram utilizados 16 ovinos Santa Inês machos, não castrados com peso médio se 36,9 kg e idade média de 11 meses. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso usando o peso como referência e o experimento conteve dois períodos experimentais, com 15 dias de adaptação e cinco dias de coleta cada. Ao final do segundo período somaram-se quatro tratamentos e oito repetições por cada tratamento. As dietas foram compostas por 60% de resíduo de uva desidratado e 40% de palma forrageira e níveis crescentes de uréia na MS (0; 1; 3%). A inclusão de uréia nas dietas propostas possibilitou um aumento linear nos CDMS. Os CDPB, CDCNF e CDFDN não foram influenciados pelos níveis crescentes de uréia.
id EMBR_41c8f4d2d494c6f98ea19a303d34f73d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/157458
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.Resíduo agroindustrialAlimentaçãoDietaNitrogênio não ProtéicoOvinoNutrienteA ovinocultura no semi-árido nordestino encontra bareiras geradas pela escassez de alimento, principalmente na época seca do ano. A busca por alimentos alternativos que forneçam teores de nutrientes adequados para estes animais é uma necessidade freqüente na região. A palma forrageira, o resíduo de uva de vitivinícolas e a uréia mostram potencial para tal incumbência nesta região. O atual trabalho objetivou avaliar dietas para ovinos com resíduo de uva de vitivinícolas desidratado, palma forrageira "in natura" e níveis crescentes de uréia por meio da digestibilidade aparente dos nutrientes. Foram utilizados 16 ovinos Santa Inês machos, não castrados com peso médio se 36,9 kg e idade média de 11 meses. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso usando o peso como referência e o experimento conteve dois períodos experimentais, com 15 dias de adaptação e cinco dias de coleta cada. Ao final do segundo período somaram-se quatro tratamentos e oito repetições por cada tratamento. As dietas foram compostas por 60% de resíduo de uva desidratado e 40% de palma forrageira e níveis crescentes de uréia na MS (0; 1; 3%). A inclusão de uréia nas dietas propostas possibilitou um aumento linear nos CDMS. Os CDPB, CDCNF e CDFDN não foram influenciados pelos níveis crescentes de uréia.GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.MENEZES, D. R.ARAUJO, G. G. L. deSOCORRO, A. P. doOLIVEIRA, R. L.BAGALDO, A. R.SILVA, T. M.2011-04-09T20:26:24Z2011-04-09T20:26:24Z2006-08-2420062019-06-03T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ; UFPB, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:15:13Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/157458Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:15:13Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.
title Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.
spellingShingle Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.
MENEZES, D. R.
Resíduo agroindustrial
Alimentação
Dieta
Nitrogênio não Protéico
Ovino
Nutriente
title_short Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.
title_full Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.
title_fullStr Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.
title_full_unstemmed Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.
title_sort Digestibilidade aparente dos nutrientes em dietas contendo resíduo desidratado de uva de vitivinícolas associado à palma forrageira "in natura" e diferentes níveis de uréia para ovinos.
author MENEZES, D. R.
author_facet MENEZES, D. R.
ARAUJO, G. G. L. de
SOCORRO, A. P. do
OLIVEIRA, R. L.
BAGALDO, A. R.
SILVA, T. M.
author_role author
author2 ARAUJO, G. G. L. de
SOCORRO, A. P. do
OLIVEIRA, R. L.
BAGALDO, A. R.
SILVA, T. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, D. R.
ARAUJO, G. G. L. de
SOCORRO, A. P. do
OLIVEIRA, R. L.
BAGALDO, A. R.
SILVA, T. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduo agroindustrial
Alimentação
Dieta
Nitrogênio não Protéico
Ovino
Nutriente
topic Resíduo agroindustrial
Alimentação
Dieta
Nitrogênio não Protéico
Ovino
Nutriente
description A ovinocultura no semi-árido nordestino encontra bareiras geradas pela escassez de alimento, principalmente na época seca do ano. A busca por alimentos alternativos que forneçam teores de nutrientes adequados para estes animais é uma necessidade freqüente na região. A palma forrageira, o resíduo de uva de vitivinícolas e a uréia mostram potencial para tal incumbência nesta região. O atual trabalho objetivou avaliar dietas para ovinos com resíduo de uva de vitivinícolas desidratado, palma forrageira "in natura" e níveis crescentes de uréia por meio da digestibilidade aparente dos nutrientes. Foram utilizados 16 ovinos Santa Inês machos, não castrados com peso médio se 36,9 kg e idade média de 11 meses. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso usando o peso como referência e o experimento conteve dois períodos experimentais, com 15 dias de adaptação e cinco dias de coleta cada. Ao final do segundo período somaram-se quatro tratamentos e oito repetições por cada tratamento. As dietas foram compostas por 60% de resíduo de uva desidratado e 40% de palma forrageira e níveis crescentes de uréia na MS (0; 1; 3%). A inclusão de uréia nas dietas propostas possibilitou um aumento linear nos CDMS. Os CDPB, CDCNF e CDFDN não foram influenciados pelos níveis crescentes de uréia.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-24
2006
2011-04-09T20:26:24Z
2011-04-09T20:26:24Z
2019-06-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ; UFPB, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157458
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ; UFPB, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720750763638784