Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YOKOMIZO, G. K. I.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: VELLO, N. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/345423
Resumo: A soja tipo alimento (genótipos exóticos), geralmente, não são adaptados às condições de cultivo do Brasil. Uma estratégia de melhoramento visando desenvolver uma soja tipo alimento adaptada pode envolver o cruzamento do genótipo exótico com os adaptados do tipo grão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho de topocruzamentos de soja tipo alimento com tipo grão. Os resultados obtidos foram: a) as melhores progênies apresentaram taxas diferentes de desempenho em cada ambiente; e b) a análise conjunta para L (acamamento), PHM (altura da planta na maturidade) e AV (valor agronômico) foram essenciais para auxiliar na seleção de plantas com bom desempenho para um caráter e mau em outro; c) o ambiente PA (Piracicaba outono) causou baixo desempenho para IPY (produção de grãos por planta), e consequentemente, o cultivo neste período do ano não é economicamente viável; d) as melhores progênies apresentaram médias apropriadas para inclusão na categoria de soja alimento em todo os ambientes.
id EMBR_41e5e2075b366306929242667d2e803b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/345423
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.SojaGlycine MaxA soja tipo alimento (genótipos exóticos), geralmente, não são adaptados às condições de cultivo do Brasil. Uma estratégia de melhoramento visando desenvolver uma soja tipo alimento adaptada pode envolver o cruzamento do genótipo exótico com os adaptados do tipo grão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho de topocruzamentos de soja tipo alimento com tipo grão. Os resultados obtidos foram: a) as melhores progênies apresentaram taxas diferentes de desempenho em cada ambiente; e b) a análise conjunta para L (acamamento), PHM (altura da planta na maturidade) e AV (valor agronômico) foram essenciais para auxiliar na seleção de plantas com bom desempenho para um caráter e mau em outro; c) o ambiente PA (Piracicaba outono) causou baixo desempenho para IPY (produção de grãos por planta), e consequentemente, o cultivo neste período do ano não é economicamente viável; d) as melhores progênies apresentaram médias apropriadas para inclusão na categoria de soja alimento em todo os ambientes.GILBERTO KEN ITI YOKOMIZO, CPAF-AP.YOKOMIZO, G. K. I.VELLO, N. A.2018-03-24T00:31:24Z2018-03-24T00:31:24Z2007-08-2020032018-06-01T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrazilian Archives of Biology and Technology, v. 46, n. 3, p. 323-332, june, 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/345423enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-03-24T00:31:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/345423Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-03-24T00:31:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-03-24T00:31:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.
title Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.
spellingShingle Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.
YOKOMIZO, G. K. I.
Soja
Glycine Max
title_short Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.
title_full Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.
title_fullStr Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.
title_full_unstemmed Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.
title_sort Evaluation of the average performance of topcrosses among food and grain type soybean.
author YOKOMIZO, G. K. I.
author_facet YOKOMIZO, G. K. I.
VELLO, N. A.
author_role author
author2 VELLO, N. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GILBERTO KEN ITI YOKOMIZO, CPAF-AP.
dc.contributor.author.fl_str_mv YOKOMIZO, G. K. I.
VELLO, N. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Soja
Glycine Max
topic Soja
Glycine Max
description A soja tipo alimento (genótipos exóticos), geralmente, não são adaptados às condições de cultivo do Brasil. Uma estratégia de melhoramento visando desenvolver uma soja tipo alimento adaptada pode envolver o cruzamento do genótipo exótico com os adaptados do tipo grão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho de topocruzamentos de soja tipo alimento com tipo grão. Os resultados obtidos foram: a) as melhores progênies apresentaram taxas diferentes de desempenho em cada ambiente; e b) a análise conjunta para L (acamamento), PHM (altura da planta na maturidade) e AV (valor agronômico) foram essenciais para auxiliar na seleção de plantas com bom desempenho para um caráter e mau em outro; c) o ambiente PA (Piracicaba outono) causou baixo desempenho para IPY (produção de grãos por planta), e consequentemente, o cultivo neste período do ano não é economicamente viável; d) as melhores progênies apresentaram médias apropriadas para inclusão na categoria de soja alimento em todo os ambientes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2007-08-20
2018-03-24T00:31:24Z
2018-03-24T00:31:24Z
2018-06-01T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 46, n. 3, p. 323-332, june, 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/345423
identifier_str_mv Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 46, n. 3, p. 323-332, june, 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/345423
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503451407810560