Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149540 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversicação do cardápio e a importância das mulheres no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar. |
id |
EMBR_487951d04891654c4a6a0b1e9b1ac110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149540 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.Educação AlimentarProdução SustentávelHábitos AlimentaresO objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversicação do cardápio e a importância das mulheres no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar.LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB; RIZIANE DUARTE PORTAL, UFPA; ARMANDO LIRIO DE SOUZA, UFPA.BARROS NETO, L. R.ASSIS, R. L. deAMANCIO, C. O. da G.PORTAL, R. D.SOUZA, A. L. de2022-12-12T21:01:49Z2022-12-12T21:01:49Z2022-12-122022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 333-342DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.In: ARAUJO, F. de CA. D.978-65-998904-0-6http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-12T21:01:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149540Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-12-12T21:01:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-12T21:01:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. |
title |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. |
spellingShingle |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. BARROS NETO, L. R. Educação Alimentar Produção Sustentável Hábitos Alimentares |
title_short |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. |
title_full |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. |
title_fullStr |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. |
title_sort |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. |
author |
BARROS NETO, L. R. |
author_facet |
BARROS NETO, L. R. ASSIS, R. L. de AMANCIO, C. O. da G. PORTAL, R. D. SOUZA, A. L. de |
author_role |
author |
author2 |
ASSIS, R. L. de AMANCIO, C. O. da G. PORTAL, R. D. SOUZA, A. L. de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB; RIZIANE DUARTE PORTAL, UFPA; ARMANDO LIRIO DE SOUZA, UFPA. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS NETO, L. R. ASSIS, R. L. de AMANCIO, C. O. da G. PORTAL, R. D. SOUZA, A. L. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alimentar Produção Sustentável Hábitos Alimentares |
topic |
Educação Alimentar Produção Sustentável Hábitos Alimentares |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversicação do cardápio e a importância das mulheres no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12T21:01:49Z 2022-12-12T21:01:49Z 2022-12-12 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. In: ARAUJO, F. de CA. D. 978-65-998904-0-6 http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149540 |
identifier_str_mv |
DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. In: ARAUJO, F. de CA. D. 978-65-998904-0-6 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
p. 333-342 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503535716466688 |