Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS NETO, L. R.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ASSIS, R. L. de, AMANCIO, C. O. da G., PORTAL, R. D., SOUZA, A. L. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149540
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversicação do cardápio e a importância das mulheres no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar.
id EMBR_487951d04891654c4a6a0b1e9b1ac110
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149540
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.Educação AlimentarProdução SustentávelHábitos AlimentaresO objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversicação do cardápio e a importância das mulheres no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar.LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB; RIZIANE DUARTE PORTAL, UFPA; ARMANDO LIRIO DE SOUZA, UFPA.BARROS NETO, L. R.ASSIS, R. L. deAMANCIO, C. O. da G.PORTAL, R. D.SOUZA, A. L. de2022-12-12T21:01:49Z2022-12-12T21:01:49Z2022-12-122022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 333-342DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.In: ARAUJO, F. de CA. D.978-65-998904-0-6http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-12T21:01:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149540Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-12-12T21:01:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-12T21:01:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
title Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
spellingShingle Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
BARROS NETO, L. R.
Educação Alimentar
Produção Sustentável
Hábitos Alimentares
title_short Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
title_full Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
title_fullStr Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
title_full_unstemmed Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
title_sort Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.
author BARROS NETO, L. R.
author_facet BARROS NETO, L. R.
ASSIS, R. L. de
AMANCIO, C. O. da G.
PORTAL, R. D.
SOUZA, A. L. de
author_role author
author2 ASSIS, R. L. de
AMANCIO, C. O. da G.
PORTAL, R. D.
SOUZA, A. L. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB; RIZIANE DUARTE PORTAL, UFPA; ARMANDO LIRIO DE SOUZA, UFPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS NETO, L. R.
ASSIS, R. L. de
AMANCIO, C. O. da G.
PORTAL, R. D.
SOUZA, A. L. de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Alimentar
Produção Sustentável
Hábitos Alimentares
topic Educação Alimentar
Produção Sustentável
Hábitos Alimentares
description O objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversicação do cardápio e a importância das mulheres no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T21:01:49Z
2022-12-12T21:01:49Z
2022-12-12
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
In: ARAUJO, F. de CA. D.
978-65-998904-0-6
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149540
identifier_str_mv DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
In: ARAUJO, F. de CA. D.
978-65-998904-0-6
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 333-342
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503535716466688