Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, G. F. de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PEREIRA, C. C., MALTA, M. R., CLEMENTE, A. da C. S., COELHO, L. F. S., ROSA, S. D. V. F. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039277
Resumo: A avaliação da cor de grãos de café torna-se importante uma vez que cafés com coloração atípica ou com diferentes níveis de branqueamento receberão menores preços no mercado. Além da desvalorização comercial, a alteração na cor é indicativos da ocorrência de processos oxidativos e alterações bioquímicas que podem modificar os precursores do sabor e aroma dos grãos, reduzindo a qualidade da bebida. Objetivou-se, neste estudo, avaliar as características de cor de grãos de café de diferentes qualidades, os quais foram processados e beneficiados por meio de diferentes métodos, e armazenados em diferentes condições. Frutos de Coffea arabica foram colhidos no estádio cereja e processados, por via úmida e por via seca. Os grãos foram secados até atingirem 11% de teor de água e submetidos a três formas de beneficiamento (manual, mecânico e sem beneficiamento) e a duas condições de armazenamento (10 ºC e 50% de umidade relativa; e 25 ºC sem controle de umidade relativa). Após o armazenamento por oito meses, os parâmetros de cor dos grãos e a qualidade fisiológica e sensorial foram avaliados. A intensidade das cores verde e azul e a luminância dos grãos de café são afetadas pelos métodos de processamento, beneficiamento e condições de armazenamento. Cafés despolpados apresentam coloração verde mais intensa, em comparação aos cafés naturais. O resfriamento do ar de armazenamento de grãos de café a 10ºC propicia menores índices de luminância e da coordenada b, bem como melhor qualidade fisiológica.
id EMBR_48ac4b77d97990c7304e0a8b6f84a46a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1039277
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.Análise sensorialQualidade fisiológicaCoffea arabicaBeneficiamentoProcessamentoA avaliação da cor de grãos de café torna-se importante uma vez que cafés com coloração atípica ou com diferentes níveis de branqueamento receberão menores preços no mercado. Além da desvalorização comercial, a alteração na cor é indicativos da ocorrência de processos oxidativos e alterações bioquímicas que podem modificar os precursores do sabor e aroma dos grãos, reduzindo a qualidade da bebida. Objetivou-se, neste estudo, avaliar as características de cor de grãos de café de diferentes qualidades, os quais foram processados e beneficiados por meio de diferentes métodos, e armazenados em diferentes condições. Frutos de Coffea arabica foram colhidos no estádio cereja e processados, por via úmida e por via seca. Os grãos foram secados até atingirem 11% de teor de água e submetidos a três formas de beneficiamento (manual, mecânico e sem beneficiamento) e a duas condições de armazenamento (10 ºC e 50% de umidade relativa; e 25 ºC sem controle de umidade relativa). Após o armazenamento por oito meses, os parâmetros de cor dos grãos e a qualidade fisiológica e sensorial foram avaliados. A intensidade das cores verde e azul e a luminância dos grãos de café são afetadas pelos métodos de processamento, beneficiamento e condições de armazenamento. Cafés despolpados apresentam coloração verde mais intensa, em comparação aos cafés naturais. O resfriamento do ar de armazenamento de grãos de café a 10ºC propicia menores índices de luminância e da coordenada b, bem como melhor qualidade fisiológica.GISELLE FIGUEIREDO DE ABREU, UFLA; CRISTIANE CARVALHO PEREIRA, UFLA; MARCELO RIBEIRO MALTA, EPAMIG; ALINE DA CONSOLAÇÃO SAMPAIO CLEMENTE, UFLA; LUIS FILIPE SERAFIM COELHO, UFLA; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, SAPC.ABREU, G. F. dePEREIRA, C. C.MALTA, M. R.CLEMENTE, A. da C. S.COELHO, L. F. S.ROSA, S. D. V. F. da2016-03-02T11:11:11Z2016-03-02T11:11:11Z2016-03-0220152016-03-04T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCoffee Science, Lavras, v.10, n.4, p.429-436, out./dez. 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:07:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1039277Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:07:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:07:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.
title Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.
spellingShingle Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.
ABREU, G. F. de
Análise sensorial
Qualidade fisiológica
Coffea arabica
Beneficiamento
Processamento
title_short Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.
title_full Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.
title_fullStr Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.
title_full_unstemmed Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.
title_sort Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita.
author ABREU, G. F. de
author_facet ABREU, G. F. de
PEREIRA, C. C.
MALTA, M. R.
CLEMENTE, A. da C. S.
COELHO, L. F. S.
ROSA, S. D. V. F. da
author_role author
author2 PEREIRA, C. C.
MALTA, M. R.
CLEMENTE, A. da C. S.
COELHO, L. F. S.
ROSA, S. D. V. F. da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GISELLE FIGUEIREDO DE ABREU, UFLA; CRISTIANE CARVALHO PEREIRA, UFLA; MARCELO RIBEIRO MALTA, EPAMIG; ALINE DA CONSOLAÇÃO SAMPAIO CLEMENTE, UFLA; LUIS FILIPE SERAFIM COELHO, UFLA; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, SAPC.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, G. F. de
PEREIRA, C. C.
MALTA, M. R.
CLEMENTE, A. da C. S.
COELHO, L. F. S.
ROSA, S. D. V. F. da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise sensorial
Qualidade fisiológica
Coffea arabica
Beneficiamento
Processamento
topic Análise sensorial
Qualidade fisiológica
Coffea arabica
Beneficiamento
Processamento
description A avaliação da cor de grãos de café torna-se importante uma vez que cafés com coloração atípica ou com diferentes níveis de branqueamento receberão menores preços no mercado. Além da desvalorização comercial, a alteração na cor é indicativos da ocorrência de processos oxidativos e alterações bioquímicas que podem modificar os precursores do sabor e aroma dos grãos, reduzindo a qualidade da bebida. Objetivou-se, neste estudo, avaliar as características de cor de grãos de café de diferentes qualidades, os quais foram processados e beneficiados por meio de diferentes métodos, e armazenados em diferentes condições. Frutos de Coffea arabica foram colhidos no estádio cereja e processados, por via úmida e por via seca. Os grãos foram secados até atingirem 11% de teor de água e submetidos a três formas de beneficiamento (manual, mecânico e sem beneficiamento) e a duas condições de armazenamento (10 ºC e 50% de umidade relativa; e 25 ºC sem controle de umidade relativa). Após o armazenamento por oito meses, os parâmetros de cor dos grãos e a qualidade fisiológica e sensorial foram avaliados. A intensidade das cores verde e azul e a luminância dos grãos de café são afetadas pelos métodos de processamento, beneficiamento e condições de armazenamento. Cafés despolpados apresentam coloração verde mais intensa, em comparação aos cafés naturais. O resfriamento do ar de armazenamento de grãos de café a 10ºC propicia menores índices de luminância e da coordenada b, bem como melhor qualidade fisiológica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-02T11:11:11Z
2016-03-02T11:11:11Z
2016-03-02
2016-03-04T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Coffee Science, Lavras, v.10, n.4, p.429-436, out./dez. 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039277
identifier_str_mv Coffee Science, Lavras, v.10, n.4, p.429-436, out./dez. 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1039277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503419147321344