Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORES, P. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SOUSA. D. B., PEDROTTI, E. L.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941843
Resumo: O entendimento dos aspectos relacionados a diferenciação in vitro de brotações é importante, pois auxilia na otimização do desenvolvimento de protocolos de micropropagação. Neste trabalho foi estudado o início do processo morfogênico em explantes de camadas de bulbo de H. aulicum através de observações de cortes histológicos realizadas aos 10, 15, 60, 90 dias da inoculação em meio de cultura MS suplementado com 0,1 uM de ácido naftalenoacético e 4,0 uM de benzilaminopurina. Foi verificado que o início do processo morfogênico nos explantes de segmentos de bulbo de H. aulicum, ocorreu nas células epidérmicas e subepidérmicas da região abaxial das camadas, sendo que a provável função da porção do caule na qual elas estão inseridas seja o fornecimento de fitorreguladores.
id EMBR_49099e13a69655942f7ab660b31120ea
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/941843
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.Hippeastrum aulicumPropagación vegetativaMicropropagaciónCultivo de tejidoCultivo in vitroMorfogénesisPropagação VegetativaAçucenaMorfogêneseCultura In VitroCultura de TecidoMicropropagaçãoTissue cultureMorphogenesisMicropropagationVegetative propagationIn vitro cultureO entendimento dos aspectos relacionados a diferenciação in vitro de brotações é importante, pois auxilia na otimização do desenvolvimento de protocolos de micropropagação. Neste trabalho foi estudado o início do processo morfogênico em explantes de camadas de bulbo de H. aulicum através de observações de cortes histológicos realizadas aos 10, 15, 60, 90 dias da inoculação em meio de cultura MS suplementado com 0,1 uM de ácido naftalenoacético e 4,0 uM de benzilaminopurina. Foi verificado que o início do processo morfogênico nos explantes de segmentos de bulbo de H. aulicum, ocorreu nas células epidérmicas e subepidérmicas da região abaxial das camadas, sendo que a provável função da porção do caule na qual elas estão inseridas seja o fornecimento de fitorreguladores.PATRICIA SILVA FLORES, CPAF-AC; DANIELLA BEZERRA SOUSA, Uninorte; ENIO LUIS PEDROTTI, UFSC.FLORES, P. S.SOUSA. D. B.PEDROTTI, E. L.2018-10-06T00:41:15Z2018-10-06T00:41:15Z2012-12-1020122018-10-18T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.4 p.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-10-06T00:41:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/941843Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-10-06T00:41:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.
title Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.
spellingShingle Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.
FLORES, P. S.
Hippeastrum aulicum
Propagación vegetativa
Micropropagación
Cultivo de tejido
Cultivo in vitro
Morfogénesis
Propagação Vegetativa
Açucena
Morfogênese
Cultura In Vitro
Cultura de Tecido
Micropropagação
Tissue culture
Morphogenesis
Micropropagation
Vegetative propagation
In vitro culture
title_short Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.
title_full Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.
title_fullStr Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.
title_full_unstemmed Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.
title_sort Aspectos da morfogênese in vitro de açucena.
author FLORES, P. S.
author_facet FLORES, P. S.
SOUSA. D. B.
PEDROTTI, E. L.
author_role author
author2 SOUSA. D. B.
PEDROTTI, E. L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA SILVA FLORES, CPAF-AC; DANIELLA BEZERRA SOUSA, Uninorte; ENIO LUIS PEDROTTI, UFSC.
dc.contributor.author.fl_str_mv FLORES, P. S.
SOUSA. D. B.
PEDROTTI, E. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Hippeastrum aulicum
Propagación vegetativa
Micropropagación
Cultivo de tejido
Cultivo in vitro
Morfogénesis
Propagação Vegetativa
Açucena
Morfogênese
Cultura In Vitro
Cultura de Tecido
Micropropagação
Tissue culture
Morphogenesis
Micropropagation
Vegetative propagation
In vitro culture
topic Hippeastrum aulicum
Propagación vegetativa
Micropropagación
Cultivo de tejido
Cultivo in vitro
Morfogénesis
Propagação Vegetativa
Açucena
Morfogênese
Cultura In Vitro
Cultura de Tecido
Micropropagação
Tissue culture
Morphogenesis
Micropropagation
Vegetative propagation
In vitro culture
description O entendimento dos aspectos relacionados a diferenciação in vitro de brotações é importante, pois auxilia na otimização do desenvolvimento de protocolos de micropropagação. Neste trabalho foi estudado o início do processo morfogênico em explantes de camadas de bulbo de H. aulicum através de observações de cortes histológicos realizadas aos 10, 15, 60, 90 dias da inoculação em meio de cultura MS suplementado com 0,1 uM de ácido naftalenoacético e 4,0 uM de benzilaminopurina. Foi verificado que o início do processo morfogênico nos explantes de segmentos de bulbo de H. aulicum, ocorreu nas células epidérmicas e subepidérmicas da região abaxial das camadas, sendo que a provável função da porção do caule na qual elas estão inseridas seja o fornecimento de fitorreguladores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
2012
2018-10-06T00:41:15Z
2018-10-06T00:41:15Z
2018-10-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941843
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
4 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695527444152320