Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENESES, F. M. N.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PRIMO, A. A., VIEIRA, L. V., MELO, M. D., FERNANDES, J. K. S., SOUZA, H. A. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025467
Resumo: Resumo: O objetivo desse estudo foi comparar sistemas de manejo tradicional e agrossilvipastoris por meio da avaliação dos atributos químicos do solo em sistemas implantados e consolidados no semiáridos cearense. A avaliação de atributos químicos do solo pode auxiliar no manejo e na escolha de sistemas mais conservacionistas, principalmente, em situações em que há baixo emprego de insumos externos. Comparou-se os seguintes sistemas: agrossilvipastoril (culturas agrícolas: milho, sorgo com posterior entrada de caprinos e ovinos na área e árvores nativas perfazendo incidência luminosa de 80%); silvipastoril (pastagem nativa e árvores nativas perfazendo incidência luminosa de 60%); tradicional (área cultivada com consórcio de milho e feijão sem uso de insumos e atualmente em pousio por 7 anos); mata nativa (área de referência ? vegetação Caatinga). Os atributos químicos do solo foram mensurados no fim da estação chuvosa de 2013 (maio/junho) manejos. O esquema experimental adotado foi em parcelas subdivididas, sendo as parcelas os manejos e as subparcelas as profundidades (0-0,10 e 0,10-0,20 m); com cinco repetições. Os sistemas agrossilvipastoril e silvipastorial apresentarem maiores valores de fertilidade do solo em detrimento a manejos tradicionais.
id EMBR_4bd447fb1df122433ce01ebacb625aa0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1025467
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.Sistemas agroflorestaisIntegração lavoura-pecuária-florestaAtributos químicosILPFBrasilSemiáridoAgroforestry systemsFertilidade do soloSoil fertilitySemiarid soilsBrazilResumo: O objetivo desse estudo foi comparar sistemas de manejo tradicional e agrossilvipastoris por meio da avaliação dos atributos químicos do solo em sistemas implantados e consolidados no semiáridos cearense. A avaliação de atributos químicos do solo pode auxiliar no manejo e na escolha de sistemas mais conservacionistas, principalmente, em situações em que há baixo emprego de insumos externos. Comparou-se os seguintes sistemas: agrossilvipastoril (culturas agrícolas: milho, sorgo com posterior entrada de caprinos e ovinos na área e árvores nativas perfazendo incidência luminosa de 80%); silvipastoril (pastagem nativa e árvores nativas perfazendo incidência luminosa de 60%); tradicional (área cultivada com consórcio de milho e feijão sem uso de insumos e atualmente em pousio por 7 anos); mata nativa (área de referência ? vegetação Caatinga). Os atributos químicos do solo foram mensurados no fim da estação chuvosa de 2013 (maio/junho) manejos. O esquema experimental adotado foi em parcelas subdivididas, sendo as parcelas os manejos e as subparcelas as profundidades (0-0,10 e 0,10-0,20 m); com cinco repetições. Os sistemas agrossilvipastoril e silvipastorial apresentarem maiores valores de fertilidade do solo em detrimento a manejos tradicionais.Francisco Mário Nascimento Meneses, Pós-graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE; Anacláudia Alves Primo, Pós-graduação -UVA - Sobral, CE; Lucas Vasconcelos Vieira, Pós-graduação - Crop, Soil and Environmental; University of Arkansas; Maria Diana Melo, Graduação -UVA - Sobral, CE; José Kioma Sousa Fernandes, Graduação -UVA - Sobral, CE; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CNPC.MENESES, F. M. N.PRIMO, A. A.VIEIRA, L. V.MELO, M. D.FERNANDES, J. K. S.SOUZA, H. A. de2015-09-30T11:11:11Z2015-09-30T11:11:11Z2015-09-3020152016-03-03T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 4 f.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:50:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1025467Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:50:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.
title Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.
spellingShingle Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.
MENESES, F. M. N.
Sistemas agroflorestais
Integração lavoura-pecuária-floresta
Atributos químicos
ILPF
Brasil
Semiárido
Agroforestry systems
Fertilidade do solo
Soil fertility
Semiarid soils
Brazil
title_short Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.
title_full Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.
title_fullStr Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.
title_full_unstemmed Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.
title_sort Avaliação dos atributos químicos do solo em função do tipo de manejo agrícola no Semiárido cearense.
author MENESES, F. M. N.
author_facet MENESES, F. M. N.
PRIMO, A. A.
VIEIRA, L. V.
MELO, M. D.
FERNANDES, J. K. S.
SOUZA, H. A. de
author_role author
author2 PRIMO, A. A.
VIEIRA, L. V.
MELO, M. D.
FERNANDES, J. K. S.
SOUZA, H. A. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco Mário Nascimento Meneses, Pós-graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE; Anacláudia Alves Primo, Pós-graduação -UVA - Sobral, CE; Lucas Vasconcelos Vieira, Pós-graduação - Crop, Soil and Environmental; University of Arkansas; Maria Diana Melo, Graduação -UVA - Sobral, CE; José Kioma Sousa Fernandes, Graduação -UVA - Sobral, CE; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CNPC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENESES, F. M. N.
PRIMO, A. A.
VIEIRA, L. V.
MELO, M. D.
FERNANDES, J. K. S.
SOUZA, H. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas agroflorestais
Integração lavoura-pecuária-floresta
Atributos químicos
ILPF
Brasil
Semiárido
Agroforestry systems
Fertilidade do solo
Soil fertility
Semiarid soils
Brazil
topic Sistemas agroflorestais
Integração lavoura-pecuária-floresta
Atributos químicos
ILPF
Brasil
Semiárido
Agroforestry systems
Fertilidade do solo
Soil fertility
Semiarid soils
Brazil
description Resumo: O objetivo desse estudo foi comparar sistemas de manejo tradicional e agrossilvipastoris por meio da avaliação dos atributos químicos do solo em sistemas implantados e consolidados no semiáridos cearense. A avaliação de atributos químicos do solo pode auxiliar no manejo e na escolha de sistemas mais conservacionistas, principalmente, em situações em que há baixo emprego de insumos externos. Comparou-se os seguintes sistemas: agrossilvipastoril (culturas agrícolas: milho, sorgo com posterior entrada de caprinos e ovinos na área e árvores nativas perfazendo incidência luminosa de 80%); silvipastoril (pastagem nativa e árvores nativas perfazendo incidência luminosa de 60%); tradicional (área cultivada com consórcio de milho e feijão sem uso de insumos e atualmente em pousio por 7 anos); mata nativa (área de referência ? vegetação Caatinga). Os atributos químicos do solo foram mensurados no fim da estação chuvosa de 2013 (maio/junho) manejos. O esquema experimental adotado foi em parcelas subdivididas, sendo as parcelas os manejos e as subparcelas as profundidades (0-0,10 e 0,10-0,20 m); com cinco repetições. Os sistemas agrossilvipastoril e silvipastorial apresentarem maiores valores de fertilidade do solo em detrimento a manejos tradicionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30T11:11:11Z
2015-09-30T11:11:11Z
2015-09-30
2015
2016-03-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 4 f.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025467
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 4 f.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695399490617344