Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, W. C.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ROSOT, N. C., ROSOT, M. A. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/854380
Resumo: Este trabalho teve por objetivo estudar a influência dos fatores edáficos na produção de 12 procedências de Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) na Estação Experimental de Rio Negro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O experimento consiste em 36 parcelas de aproximadamente 550 m² cada, instaladas em blocos ao acaso, com 3 repetições para cada procedência. Foram feitas avaliações de diâmetro à altura do peito (DAP), altura dominante (Hdom), área basal (G/ha) e volume por hectare (V/ha) de 24 árvores distribuídas em todas as classes diamétricas, e analisados a profundidade e os atributos físicos e químicos de solo. Constatou-se que a diferença de produtividade está ligada aos fatores edáficos e não às procedências testadas. Assim, foi necessário agrupar as parcelas em classes homogêneas de solo, usando as ferramentas estatísticas multivariadas de análise de agrupamento e discriminante. Foram determinados cinco grupos de parcelas com classes semelhantes de solo, sendo que a variável ?profundidade? apresentou o melhor valor discriminante. Analisando a relação entre os grupos de solos formados e os valores dendrométricos Hdom, G/ha e V/ha, pôde-se verificar que para Hdom não existiram diferenças significativas entre os grupos de solos, e que apenas um grupo apresentou valores significativamente inferiores aos demais para G/ha e V/ha. Dessa forma, constatou-se que, no experimento, há dois sítios distintos, e a profundidade maior ou menor que um metro de solo define em qual sítio cada parcela está contida.
id EMBR_4e778ebf01a10171f21befc6c47973f7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/854380
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.Araucária AngustifóliaSoloEste trabalho teve por objetivo estudar a influência dos fatores edáficos na produção de 12 procedências de Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) na Estação Experimental de Rio Negro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O experimento consiste em 36 parcelas de aproximadamente 550 m² cada, instaladas em blocos ao acaso, com 3 repetições para cada procedência. Foram feitas avaliações de diâmetro à altura do peito (DAP), altura dominante (Hdom), área basal (G/ha) e volume por hectare (V/ha) de 24 árvores distribuídas em todas as classes diamétricas, e analisados a profundidade e os atributos físicos e químicos de solo. Constatou-se que a diferença de produtividade está ligada aos fatores edáficos e não às procedências testadas. Assim, foi necessário agrupar as parcelas em classes homogêneas de solo, usando as ferramentas estatísticas multivariadas de análise de agrupamento e discriminante. Foram determinados cinco grupos de parcelas com classes semelhantes de solo, sendo que a variável ?profundidade? apresentou o melhor valor discriminante. Analisando a relação entre os grupos de solos formados e os valores dendrométricos Hdom, G/ha e V/ha, pôde-se verificar que para Hdom não existiram diferenças significativas entre os grupos de solos, e que apenas um grupo apresentou valores significativamente inferiores aos demais para G/ha e V/ha. Dessa forma, constatou-se que, no experimento, há dois sítios distintos, e a profundidade maior ou menor que um metro de solo define em qual sítio cada parcela está contida.Wagner Correa Santos, Colégio Florestal de Irati; Nelson Carlos Rosot, UFPR; MARIA AUGUSTA DOETZER ROSOT, CNPF.SANTOS, W. C.ROSOT, N. C.ROSOT, M. A. D.2019-03-01T00:57:01Z2019-03-01T00:57:01Z2010-06-0220102019-03-01T00:57:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta, Curitiba, v. 40, n. 1, p. 37-48, jan./mar. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/854380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-01T00:57:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/854380Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-01T00:57:08falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-01T00:57:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.
title Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.
spellingShingle Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.
SANTOS, W. C.
Araucária Angustifólia
Solo
title_short Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.
title_full Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.
title_fullStr Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.
title_full_unstemmed Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.
title_sort Características edáficas relacionadas à produção de um povoamente de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze.
author SANTOS, W. C.
author_facet SANTOS, W. C.
ROSOT, N. C.
ROSOT, M. A. D.
author_role author
author2 ROSOT, N. C.
ROSOT, M. A. D.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wagner Correa Santos, Colégio Florestal de Irati; Nelson Carlos Rosot, UFPR; MARIA AUGUSTA DOETZER ROSOT, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, W. C.
ROSOT, N. C.
ROSOT, M. A. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Araucária Angustifólia
Solo
topic Araucária Angustifólia
Solo
description Este trabalho teve por objetivo estudar a influência dos fatores edáficos na produção de 12 procedências de Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) na Estação Experimental de Rio Negro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O experimento consiste em 36 parcelas de aproximadamente 550 m² cada, instaladas em blocos ao acaso, com 3 repetições para cada procedência. Foram feitas avaliações de diâmetro à altura do peito (DAP), altura dominante (Hdom), área basal (G/ha) e volume por hectare (V/ha) de 24 árvores distribuídas em todas as classes diamétricas, e analisados a profundidade e os atributos físicos e químicos de solo. Constatou-se que a diferença de produtividade está ligada aos fatores edáficos e não às procedências testadas. Assim, foi necessário agrupar as parcelas em classes homogêneas de solo, usando as ferramentas estatísticas multivariadas de análise de agrupamento e discriminante. Foram determinados cinco grupos de parcelas com classes semelhantes de solo, sendo que a variável ?profundidade? apresentou o melhor valor discriminante. Analisando a relação entre os grupos de solos formados e os valores dendrométricos Hdom, G/ha e V/ha, pôde-se verificar que para Hdom não existiram diferenças significativas entre os grupos de solos, e que apenas um grupo apresentou valores significativamente inferiores aos demais para G/ha e V/ha. Dessa forma, constatou-se que, no experimento, há dois sítios distintos, e a profundidade maior ou menor que um metro de solo define em qual sítio cada parcela está contida.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-02
2010
2019-03-01T00:57:01Z
2019-03-01T00:57:01Z
2019-03-01T00:57:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta, Curitiba, v. 40, n. 1, p. 37-48, jan./mar. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/854380
identifier_str_mv Floresta, Curitiba, v. 40, n. 1, p. 37-48, jan./mar. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/854380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503472128720896