State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KUPERMAN, R. G.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CHECKAI, R. T., GARCIA, M. V. B., RÖMBKE, J., STEPHENSON, G. L., SOUSA, J. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/671438
Resumo: Durante as últimas duas décadas, ecotoxicologistas de solo têm feito progressos ao utilizar conceitos básicos e avanços da zoologia e ecologia do solo. Os métodos existentes têm sido aplicados, e têm-se desenvolvido novas ferramentas para avaliar de que modo a contaminação química pode afetar o ecossistema terrestre, inclusive pela degradação ou destruição da qualidade do solo e dos habitats ou pela redução da biodiversidade edáfica. Os ecotoxicologistas de solo utilizam um conjunto de protocolos padronizados, originalmente desenvolvidos como testes de laboratório com compostos químicos simples como os pesticidas e, posteriormente, adaptados em termos de abordagens e métodos, para a avaliação de áreas contaminadas. No entanto, a relevância ecológica de algumas abordagens permanece questionável. Neste artigo, os autores discutem os recentes desafios para uma avaliação ecotoxicológica coerente do ecossistema solo em áreas contaminadas e apresentam recomendações de como integrar os efeitos das propriedades físicoquímicas do solo, as variações na diversidade de invertebrados do solo e, as interações entre organismos dos vários níveis tróficos. São analisadas novas abordagens e métodos de avaliação, usando-se exemplos de três continentes (particularmente o trabalho desenvolvido no Brasil), e são dadas recomendações de como aumentar a relevância ecológica na avaliação ecotoxicológica de áreas contaminadas.
id EMBR_5397420784a778e2d8dbc1b6493ea9b4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/671438
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.Relevância ecológicaAvaliação de risco ecológicoModelo de ecossistemas terrestresTestes de toxicidadeContaminaçãoPoluição do SoloDurante as últimas duas décadas, ecotoxicologistas de solo têm feito progressos ao utilizar conceitos básicos e avanços da zoologia e ecologia do solo. Os métodos existentes têm sido aplicados, e têm-se desenvolvido novas ferramentas para avaliar de que modo a contaminação química pode afetar o ecossistema terrestre, inclusive pela degradação ou destruição da qualidade do solo e dos habitats ou pela redução da biodiversidade edáfica. Os ecotoxicologistas de solo utilizam um conjunto de protocolos padronizados, originalmente desenvolvidos como testes de laboratório com compostos químicos simples como os pesticidas e, posteriormente, adaptados em termos de abordagens e métodos, para a avaliação de áreas contaminadas. No entanto, a relevância ecológica de algumas abordagens permanece questionável. Neste artigo, os autores discutem os recentes desafios para uma avaliação ecotoxicológica coerente do ecossistema solo em áreas contaminadas e apresentam recomendações de como integrar os efeitos das propriedades físicoquímicas do solo, as variações na diversidade de invertebrados do solo e, as interações entre organismos dos vários níveis tróficos. São analisadas novas abordagens e métodos de avaliação, usando-se exemplos de três continentes (particularmente o trabalho desenvolvido no Brasil), e são dadas recomendações de como aumentar a relevância ecológica na avaliação ecotoxicológica de áreas contaminadas.Roman G. Kuperman, Edgewood Chemical Biological Center; Ronald T. Checkai, Edgewood Chemical Biological Center; MARCOS VINICIUS BASTOS GARCIA, CPAA; Jörg Römbke, ECT Oekotoxikologie GmbH; Gladys L. Stephenson, Stantec; José Paulo Sousa, Universidade de Coimbra.KUPERMAN, R. G.CHECKAI, R. T.GARCIA, M. V. B.RÖMBKE, J.STEPHENSON, G. L.SOUSA, J. P.2012-08-24T01:02:05Z2012-08-24T01:02:05Z2009-11-1020092019-11-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 8, p. 811-824, ago. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/671438enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:22:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/671438Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:22:28falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:22:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.
title State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.
spellingShingle State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.
KUPERMAN, R. G.
Relevância ecológica
Avaliação de risco ecológico
Modelo de ecossistemas terrestres
Testes de toxicidade
Contaminação
Poluição do Solo
title_short State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.
title_full State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.
title_fullStr State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.
title_full_unstemmed State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.
title_sort State of the science and the way forward for the ecotoxicological assessment of contaminated land.
author KUPERMAN, R. G.
author_facet KUPERMAN, R. G.
CHECKAI, R. T.
GARCIA, M. V. B.
RÖMBKE, J.
STEPHENSON, G. L.
SOUSA, J. P.
author_role author
author2 CHECKAI, R. T.
GARCIA, M. V. B.
RÖMBKE, J.
STEPHENSON, G. L.
SOUSA, J. P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roman G. Kuperman, Edgewood Chemical Biological Center; Ronald T. Checkai, Edgewood Chemical Biological Center; MARCOS VINICIUS BASTOS GARCIA, CPAA; Jörg Römbke, ECT Oekotoxikologie GmbH; Gladys L. Stephenson, Stantec; José Paulo Sousa, Universidade de Coimbra.
dc.contributor.author.fl_str_mv KUPERMAN, R. G.
CHECKAI, R. T.
GARCIA, M. V. B.
RÖMBKE, J.
STEPHENSON, G. L.
SOUSA, J. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Relevância ecológica
Avaliação de risco ecológico
Modelo de ecossistemas terrestres
Testes de toxicidade
Contaminação
Poluição do Solo
topic Relevância ecológica
Avaliação de risco ecológico
Modelo de ecossistemas terrestres
Testes de toxicidade
Contaminação
Poluição do Solo
description Durante as últimas duas décadas, ecotoxicologistas de solo têm feito progressos ao utilizar conceitos básicos e avanços da zoologia e ecologia do solo. Os métodos existentes têm sido aplicados, e têm-se desenvolvido novas ferramentas para avaliar de que modo a contaminação química pode afetar o ecossistema terrestre, inclusive pela degradação ou destruição da qualidade do solo e dos habitats ou pela redução da biodiversidade edáfica. Os ecotoxicologistas de solo utilizam um conjunto de protocolos padronizados, originalmente desenvolvidos como testes de laboratório com compostos químicos simples como os pesticidas e, posteriormente, adaptados em termos de abordagens e métodos, para a avaliação de áreas contaminadas. No entanto, a relevância ecológica de algumas abordagens permanece questionável. Neste artigo, os autores discutem os recentes desafios para uma avaliação ecotoxicológica coerente do ecossistema solo em áreas contaminadas e apresentam recomendações de como integrar os efeitos das propriedades físicoquímicas do solo, as variações na diversidade de invertebrados do solo e, as interações entre organismos dos vários níveis tróficos. São analisadas novas abordagens e métodos de avaliação, usando-se exemplos de três continentes (particularmente o trabalho desenvolvido no Brasil), e são dadas recomendações de como aumentar a relevância ecológica na avaliação ecotoxicológica de áreas contaminadas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-10
2009
2012-08-24T01:02:05Z
2012-08-24T01:02:05Z
2019-11-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 8, p. 811-824, ago. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/671438
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 8, p. 811-824, ago. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/671438
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503367800651776