A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, M. A. M. E.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: TAVARES, S. R. L., MOREIRA, I. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026701
Resumo: Cerca de 98% do território do Rio Grande do Norte estão incluídos nas chamadas Áreas Susceptíveis à Desertificação do Brasil. Na região do Baixo-Açu, o desmatamento sistemático da mata nativa para atender às necessidades do polo ceramista e de outras pequenas indústrias locais tem intensificado o grave quadro de devastação ambiental da região. Este estudo examinou a viabilidade econômico-financeira da produção comercial de briquetes como forma de suprir parte da demanda por lenha e carvão vegetal, mitigando assim os efeitos antrópicos sobre o bioma caatinga. Os briquetes seriam compostos de resíduos da produção de cera de carnaúba e de capim-elefante plantado exclusivamente para fins energéticos nas áreas irrigáveis da região. As estimativas de custos de instalação e manutenção da fábrica foram feitas tendo como parâmetros os custos de instalação de uma fábrica-escola em construção no Campus Ipanguaçu do IFRN e os custos de produção de uma fábrica idêntica a esta, em operação há cinco anos, no Estado do Paraná. Os dados foram sistematizados em planilhas do software Make Money, usado na avaliação da viabilidade econômica a partir de aferidores como Valor Presente Líquido, Payback e Taxa Interna de Retorno. Os resultados comprovaram que a produção de biocombustíveis sólidos adensados é viável no Baixo-Açu e pode contribuir de maneira efetiva para a recomposição da mata nativa, além de gerar ocupação e renda para os moradores da região.
id EMBR_56b537b5b34d50621c4b50b71f3fb481
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1026701
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.Biocombustível sólidoSemiáridoAlternativa energéticaBioenergiaDesertificaçãoCerca de 98% do território do Rio Grande do Norte estão incluídos nas chamadas Áreas Susceptíveis à Desertificação do Brasil. Na região do Baixo-Açu, o desmatamento sistemático da mata nativa para atender às necessidades do polo ceramista e de outras pequenas indústrias locais tem intensificado o grave quadro de devastação ambiental da região. Este estudo examinou a viabilidade econômico-financeira da produção comercial de briquetes como forma de suprir parte da demanda por lenha e carvão vegetal, mitigando assim os efeitos antrópicos sobre o bioma caatinga. Os briquetes seriam compostos de resíduos da produção de cera de carnaúba e de capim-elefante plantado exclusivamente para fins energéticos nas áreas irrigáveis da região. As estimativas de custos de instalação e manutenção da fábrica foram feitas tendo como parâmetros os custos de instalação de uma fábrica-escola em construção no Campus Ipanguaçu do IFRN e os custos de produção de uma fábrica idêntica a esta, em operação há cinco anos, no Estado do Paraná. Os dados foram sistematizados em planilhas do software Make Money, usado na avaliação da viabilidade econômica a partir de aferidores como Valor Presente Líquido, Payback e Taxa Interna de Retorno. Os resultados comprovaram que a produção de biocombustíveis sólidos adensados é viável no Baixo-Açu e pode contribuir de maneira efetiva para a recomposição da mata nativa, além de gerar ocupação e renda para os moradores da região.MARÍLIA AMARAL DE MOURA ESTEVÃO TAVARES, IFRN; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; IVAN TARGINO MOREIRA, UFPB.TAVARES, M. A. M. E.TAVARES, S. R. L.MOREIRA, I. T.2015-10-19T11:11:11Z2015-10-19T11:11:11Z2015-10-1920152016-03-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHolos, Natal, ano 31, v. 5, p. 256-270, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/102670110.15628/holos.2015.2660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:55:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1026701Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:55:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:55:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.
title A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.
spellingShingle A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.
TAVARES, M. A. M. E.
Biocombustível sólido
Semiárido
Alternativa energética
Bioenergia
Desertificação
title_short A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.
title_full A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.
title_fullStr A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.
title_full_unstemmed A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.
title_sort A produção de briquetes para amenizar a pressão antrópica sobre o bioma Caatinga na região do Baixo-Açu Potiguar.
author TAVARES, M. A. M. E.
author_facet TAVARES, M. A. M. E.
TAVARES, S. R. L.
MOREIRA, I. T.
author_role author
author2 TAVARES, S. R. L.
MOREIRA, I. T.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARÍLIA AMARAL DE MOURA ESTEVÃO TAVARES, IFRN; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; IVAN TARGINO MOREIRA, UFPB.
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, M. A. M. E.
TAVARES, S. R. L.
MOREIRA, I. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Biocombustível sólido
Semiárido
Alternativa energética
Bioenergia
Desertificação
topic Biocombustível sólido
Semiárido
Alternativa energética
Bioenergia
Desertificação
description Cerca de 98% do território do Rio Grande do Norte estão incluídos nas chamadas Áreas Susceptíveis à Desertificação do Brasil. Na região do Baixo-Açu, o desmatamento sistemático da mata nativa para atender às necessidades do polo ceramista e de outras pequenas indústrias locais tem intensificado o grave quadro de devastação ambiental da região. Este estudo examinou a viabilidade econômico-financeira da produção comercial de briquetes como forma de suprir parte da demanda por lenha e carvão vegetal, mitigando assim os efeitos antrópicos sobre o bioma caatinga. Os briquetes seriam compostos de resíduos da produção de cera de carnaúba e de capim-elefante plantado exclusivamente para fins energéticos nas áreas irrigáveis da região. As estimativas de custos de instalação e manutenção da fábrica foram feitas tendo como parâmetros os custos de instalação de uma fábrica-escola em construção no Campus Ipanguaçu do IFRN e os custos de produção de uma fábrica idêntica a esta, em operação há cinco anos, no Estado do Paraná. Os dados foram sistematizados em planilhas do software Make Money, usado na avaliação da viabilidade econômica a partir de aferidores como Valor Presente Líquido, Payback e Taxa Interna de Retorno. Os resultados comprovaram que a produção de biocombustíveis sólidos adensados é viável no Baixo-Açu e pode contribuir de maneira efetiva para a recomposição da mata nativa, além de gerar ocupação e renda para os moradores da região.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19T11:11:11Z
2015-10-19T11:11:11Z
2015-10-19
2015
2016-03-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Holos, Natal, ano 31, v. 5, p. 256-270, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026701
10.15628/holos.2015.2660
identifier_str_mv Holos, Natal, ano 31, v. 5, p. 256-270, 2015.
10.15628/holos.2015.2660
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503412779319296