Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, B. C. P. de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FURTADO, A. C. S., CRUZ, A. R., ILKIU-BORGES, F.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053802
Resumo: A família Annonaceae possui 112 gêneros, dentre os quais encontra-se Annona, cuja espécie mais comum é a Annona muricata, conhecida popularmente como graviola. Possui fruto comestível de valor comercial e é rica em compostos bioativos que apresentam atividades antitumorais, antifúngicas, entre outros, tanto nos frutos como nas sementes, folhas e caule. Dentre os principais metabólitos encontrados estão os compostos fenólicos, óleos essenciais e as acetogeninas, citada como uma alternativa para o desenvolvimento de drogas antitumorais. Este trabalho visou à caracterização de aspectos morfoanatômicos das folhas de Annona muricata, a fim de investigar caracteres de secreção e ou armazenamento de substâncias lipídicas indicadas como uma das responsáveis pela ação farmacológica da espécie empiricamente. As amostras foram coletadas na área de plantio da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-Pará. As folhas foram divididas em ápice, meio e base e confeccionados cortes histológicos semipermanentes, a mão livre, seguindo metodologia específica para detecção de substâncias lipídicas. Os testes deram positivos nos tecidos das células-guardas e subsidiárias dos estômatos, nos tricomas, epiderme abaxial, parênquima paliçádico e nervura central. Considerando que as acetogeninas são derivadas de ácidos graxos, pode-se inferir que estão presentes na maioria dos tecidos foliares de A. muricata. A análise qualitativa pode orientar a determinação de novas metodologias de extração do princípio ativo
id EMBR_5b4d27190e3fc3b8343aa57faf9335f7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1053802
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.Ácido GraxoAnnonaceaeGraviolaPlanta MedicinalA família Annonaceae possui 112 gêneros, dentre os quais encontra-se Annona, cuja espécie mais comum é a Annona muricata, conhecida popularmente como graviola. Possui fruto comestível de valor comercial e é rica em compostos bioativos que apresentam atividades antitumorais, antifúngicas, entre outros, tanto nos frutos como nas sementes, folhas e caule. Dentre os principais metabólitos encontrados estão os compostos fenólicos, óleos essenciais e as acetogeninas, citada como uma alternativa para o desenvolvimento de drogas antitumorais. Este trabalho visou à caracterização de aspectos morfoanatômicos das folhas de Annona muricata, a fim de investigar caracteres de secreção e ou armazenamento de substâncias lipídicas indicadas como uma das responsáveis pela ação farmacológica da espécie empiricamente. As amostras foram coletadas na área de plantio da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-Pará. As folhas foram divididas em ápice, meio e base e confeccionados cortes histológicos semipermanentes, a mão livre, seguindo metodologia específica para detecção de substâncias lipídicas. Os testes deram positivos nos tecidos das células-guardas e subsidiárias dos estômatos, nos tricomas, epiderme abaxial, parênquima paliçádico e nervura central. Considerando que as acetogeninas são derivadas de ácidos graxos, pode-se inferir que estão presentes na maioria dos tecidos foliares de A. muricata. A análise qualitativa pode orientar a determinação de novas metodologias de extração do princípio ativoBRENDOW CRISTIAN PAES DE SOUZAANA CATARINA SIQUEIRA FURTADO, FUNDAÇÃO AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISAADAM RODRIGUES CRUZ, FUNDAÇÃO AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISAFERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU.SOUZA, B. C. P. deFURTADO, A. C. S.CRUZ, A. R.ILKIU-BORGES, F.2016-09-30T11:11:11Z2016-09-30T11:11:11Z2016-09-3020162016-12-07T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 101-105.In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:21:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1053802Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:21:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.
title Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.
spellingShingle Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.
SOUZA, B. C. P. de
Ácido Graxo
Annonaceae
Graviola
Planta Medicinal
title_short Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.
title_full Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.
title_fullStr Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.
title_full_unstemmed Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.
title_sort Aspectos morfoanatômicos foliares de Annona muricata L. (Annonaceae) de caráter investigado em relação ao seu uso na medicina empirica.
author SOUZA, B. C. P. de
author_facet SOUZA, B. C. P. de
FURTADO, A. C. S.
CRUZ, A. R.
ILKIU-BORGES, F.
author_role author
author2 FURTADO, A. C. S.
CRUZ, A. R.
ILKIU-BORGES, F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRENDOW CRISTIAN PAES DE SOUZA
ANA CATARINA SIQUEIRA FURTADO, FUNDAÇÃO AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
ADAM RODRIGUES CRUZ, FUNDAÇÃO AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, B. C. P. de
FURTADO, A. C. S.
CRUZ, A. R.
ILKIU-BORGES, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Ácido Graxo
Annonaceae
Graviola
Planta Medicinal
topic Ácido Graxo
Annonaceae
Graviola
Planta Medicinal
description A família Annonaceae possui 112 gêneros, dentre os quais encontra-se Annona, cuja espécie mais comum é a Annona muricata, conhecida popularmente como graviola. Possui fruto comestível de valor comercial e é rica em compostos bioativos que apresentam atividades antitumorais, antifúngicas, entre outros, tanto nos frutos como nas sementes, folhas e caule. Dentre os principais metabólitos encontrados estão os compostos fenólicos, óleos essenciais e as acetogeninas, citada como uma alternativa para o desenvolvimento de drogas antitumorais. Este trabalho visou à caracterização de aspectos morfoanatômicos das folhas de Annona muricata, a fim de investigar caracteres de secreção e ou armazenamento de substâncias lipídicas indicadas como uma das responsáveis pela ação farmacológica da espécie empiricamente. As amostras foram coletadas na área de plantio da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-Pará. As folhas foram divididas em ápice, meio e base e confeccionados cortes histológicos semipermanentes, a mão livre, seguindo metodologia específica para detecção de substâncias lipídicas. Os testes deram positivos nos tecidos das células-guardas e subsidiárias dos estômatos, nos tricomas, epiderme abaxial, parênquima paliçádico e nervura central. Considerando que as acetogeninas são derivadas de ácidos graxos, pode-se inferir que estão presentes na maioria dos tecidos foliares de A. muricata. A análise qualitativa pode orientar a determinação de novas metodologias de extração do princípio ativo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30T11:11:11Z
2016-09-30T11:11:11Z
2016-09-30
2016
2016-12-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053802
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 101-105.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721213769711616