Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, A. M. G.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, S. M. A., TERAO, D., SILVA, J. M., RODRIGUES, C. V. M. A., SILVA, L. L.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915294
Resumo: Devido às diversas perdas pós-colheita pela alta incidência de doenças durante o transporte e armazenamento de mangas, ocorre a necessidade do desenvolvimento de tecnologias que demonstrem eficiência em retardar a senescência das frutas melhorando assim a capacidade de comercialização das mesmas. A radiação de alimentos é um método físico de manejo consistindo em um tratamento pós-colheita bastante promissor capaz de atuar tanto na desinfestação como no aumento da vida útil dos produtos vegetais, e com o beneficio de ser uma forma de tratamento limpo que não deixa resíduos no ambiente. Essa pesquisa objetivou estudar o efeito de doses de radiação gama associada ao refrigeramento e atmosfera modificada no controle da antracnose da manga e os possíveis efeitos desse tratamento na qualidade final das frutas. Para isso, as mangas foram inoculadas com Colletotrichum gloeosporioides, colocadas em bandejas de poliestireno expandido (15 cm x 10 cm), com completo envolvimento em filme de plástico transparente de cloreto de polivinila (PVC esticável), para modificar o ambiente, em seguida foram tratadas com as doses de 0, 0,25, 0,35 e 0,45 kGy. Posteriormente foram armazenadas em câmara fria por 15 dias a 13ºC, seguido de seis dias sob temperatura de 26ºC. Foi verificada redução das lesões nas frutas tratadas com a maior dose de radiação constatando que os tratamentos físicos não causaram alterações significativas nas propriedades físico-químicas das mangas tratadas, exceto manchas na casca quando aplicada a dose mais alta.
id EMBR_65de8573789bd7ae22281b7dc109effa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/915294
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.MangueiraMangaAntracnoseColletotrichum GloeosporioidesDoençaControle BiológicoControle FísicoManejoMangifera IndicaPós-ColheitaMangoesPostharvest physiologyPostharvest technologyDevido às diversas perdas pós-colheita pela alta incidência de doenças durante o transporte e armazenamento de mangas, ocorre a necessidade do desenvolvimento de tecnologias que demonstrem eficiência em retardar a senescência das frutas melhorando assim a capacidade de comercialização das mesmas. A radiação de alimentos é um método físico de manejo consistindo em um tratamento pós-colheita bastante promissor capaz de atuar tanto na desinfestação como no aumento da vida útil dos produtos vegetais, e com o beneficio de ser uma forma de tratamento limpo que não deixa resíduos no ambiente. Essa pesquisa objetivou estudar o efeito de doses de radiação gama associada ao refrigeramento e atmosfera modificada no controle da antracnose da manga e os possíveis efeitos desse tratamento na qualidade final das frutas. Para isso, as mangas foram inoculadas com Colletotrichum gloeosporioides, colocadas em bandejas de poliestireno expandido (15 cm x 10 cm), com completo envolvimento em filme de plástico transparente de cloreto de polivinila (PVC esticável), para modificar o ambiente, em seguida foram tratadas com as doses de 0, 0,25, 0,35 e 0,45 kGy. Posteriormente foram armazenadas em câmara fria por 15 dias a 13ºC, seguido de seis dias sob temperatura de 26ºC. Foi verificada redução das lesões nas frutas tratadas com a maior dose de radiação constatando que os tratamentos físicos não causaram alterações significativas nas propriedades físico-químicas das mangas tratadas, exceto manchas na casca quando aplicada a dose mais alta.Suplemento. Edição dos Resumos do 44 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Bento Gonçalves, ago. 2011.A. M. G. SANTOS; S. M. A. OLIVEIRA; DANIEL TERAO, CPATSA; J. M. SILVA; C. V. M. A. RODRIGUES; L. L. SILVA.SANTOS, A. M. G.OLIVEIRA, S. M. A.TERAO, D.SILVA, J. M.RODRIGUES, C. V. M. A.SILVA, L. L.2012-02-13T11:11:11Z2012-02-13T11:11:11Z2012-02-13T11:11:11Z2012-02-1320112012-02-13T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 843.Tropical Plant Pathology, DF, v. 36, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:13:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/915294Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:13:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.
title Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.
spellingShingle Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.
SANTOS, A. M. G.
Mangueira
Manga
Antracnose
Colletotrichum Gloeosporioides
Doença
Controle Biológico
Controle Físico
Manejo
Mangifera Indica
Pós-Colheita
Mangoes
Postharvest physiology
Postharvest technology
title_short Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.
title_full Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.
title_fullStr Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.
title_full_unstemmed Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.
title_sort Utilização de controle físico para o manejo pós-colheita da antracnose em mangas.
author SANTOS, A. M. G.
author_facet SANTOS, A. M. G.
OLIVEIRA, S. M. A.
TERAO, D.
SILVA, J. M.
RODRIGUES, C. V. M. A.
SILVA, L. L.
author_role author
author2 OLIVEIRA, S. M. A.
TERAO, D.
SILVA, J. M.
RODRIGUES, C. V. M. A.
SILVA, L. L.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv A. M. G. SANTOS; S. M. A. OLIVEIRA; DANIEL TERAO, CPATSA; J. M. SILVA; C. V. M. A. RODRIGUES; L. L. SILVA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, A. M. G.
OLIVEIRA, S. M. A.
TERAO, D.
SILVA, J. M.
RODRIGUES, C. V. M. A.
SILVA, L. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Mangueira
Manga
Antracnose
Colletotrichum Gloeosporioides
Doença
Controle Biológico
Controle Físico
Manejo
Mangifera Indica
Pós-Colheita
Mangoes
Postharvest physiology
Postharvest technology
topic Mangueira
Manga
Antracnose
Colletotrichum Gloeosporioides
Doença
Controle Biológico
Controle Físico
Manejo
Mangifera Indica
Pós-Colheita
Mangoes
Postharvest physiology
Postharvest technology
description Devido às diversas perdas pós-colheita pela alta incidência de doenças durante o transporte e armazenamento de mangas, ocorre a necessidade do desenvolvimento de tecnologias que demonstrem eficiência em retardar a senescência das frutas melhorando assim a capacidade de comercialização das mesmas. A radiação de alimentos é um método físico de manejo consistindo em um tratamento pós-colheita bastante promissor capaz de atuar tanto na desinfestação como no aumento da vida útil dos produtos vegetais, e com o beneficio de ser uma forma de tratamento limpo que não deixa resíduos no ambiente. Essa pesquisa objetivou estudar o efeito de doses de radiação gama associada ao refrigeramento e atmosfera modificada no controle da antracnose da manga e os possíveis efeitos desse tratamento na qualidade final das frutas. Para isso, as mangas foram inoculadas com Colletotrichum gloeosporioides, colocadas em bandejas de poliestireno expandido (15 cm x 10 cm), com completo envolvimento em filme de plástico transparente de cloreto de polivinila (PVC esticável), para modificar o ambiente, em seguida foram tratadas com as doses de 0, 0,25, 0,35 e 0,45 kGy. Posteriormente foram armazenadas em câmara fria por 15 dias a 13ºC, seguido de seis dias sob temperatura de 26ºC. Foi verificada redução das lesões nas frutas tratadas com a maior dose de radiação constatando que os tratamentos físicos não causaram alterações significativas nas propriedades físico-químicas das mangas tratadas, exceto manchas na casca quando aplicada a dose mais alta.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-02-13T11:11:11Z
2012-02-13T11:11:11Z
2012-02-13T11:11:11Z
2012-02-13
2012-02-13T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Tropical Plant Pathology, DF, v. 36, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915294
identifier_str_mv Tropical Plant Pathology, DF, v. 36, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 843.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695228987965440