Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, J. da S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FIGUEIRÓ, M. R., MARQUES, L. C., SALES, R. L., SCHIERHOLT, A. S., MARQUES, J. R. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056031
Resumo: Avaliou-se o comportamento produtivo em populações de Kinosternon scorpioides spp mantidas em dois sistemas de criação em cativeiro (intensivo e extensivo), considerando duas épocas do ano (chuvosa e menos chuvosa). Dentre as categorias animais mantidas em conservação pela Embrapa Amazônia Oriental, escolheu-se apenas animais adultos (acima de 02 anos de idade ou peso superior a 200g) para serem subdivididos nos sistemas de criação, em que se diferenciam quanto ao manejo alimentar. O número total de observações colhidas no período de fevereiro de 2012 a março de 2013 foi de 4.485, distribuídos entre machos e fêmeas. Os resultados demonstraram que os animais possuem média de peso na época menos chuvosa, para machos e fêmeas nos dois sistemas de criação, superior às médias da época mais chuvosa. Este comportamento se deve ao fato do animal apresentar um ganho compensatório na época que seria adversa, ou seja, no período seco, em função de uma memória silvestre da hibernação. Os sistemas de criação, assim como as épocas do ano, associados ao manejo geral influenciaram significativamente o peso dos animais. Muçuãs criados em sistema de cativeiro intensivo apresentaram ganhos competitivos superiores quando comparado aos do sistema de cativeiro extensivo. O manejo alimentar empregado no sistema de criação intensivo melhorou o desempenho produtivo dos animais.
id EMBR_6787d36278b48b078ec9e5219f1c15c1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1056031
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.QueloniculturaMuçuãIlha do MarajóParáManejoAvaliou-se o comportamento produtivo em populações de Kinosternon scorpioides spp mantidas em dois sistemas de criação em cativeiro (intensivo e extensivo), considerando duas épocas do ano (chuvosa e menos chuvosa). Dentre as categorias animais mantidas em conservação pela Embrapa Amazônia Oriental, escolheu-se apenas animais adultos (acima de 02 anos de idade ou peso superior a 200g) para serem subdivididos nos sistemas de criação, em que se diferenciam quanto ao manejo alimentar. O número total de observações colhidas no período de fevereiro de 2012 a março de 2013 foi de 4.485, distribuídos entre machos e fêmeas. Os resultados demonstraram que os animais possuem média de peso na época menos chuvosa, para machos e fêmeas nos dois sistemas de criação, superior às médias da época mais chuvosa. Este comportamento se deve ao fato do animal apresentar um ganho compensatório na época que seria adversa, ou seja, no período seco, em função de uma memória silvestre da hibernação. Os sistemas de criação, assim como as épocas do ano, associados ao manejo geral influenciaram significativamente o peso dos animais. Muçuãs criados em sistema de cativeiro intensivo apresentaram ganhos competitivos superiores quando comparado aos do sistema de cativeiro extensivo. O manejo alimentar empregado no sistema de criação intensivo melhorou o desempenho produtivo dos animais.Juliane da Silva Costa, MESTRANDA UFPA; MARIVALDO RODRIGUES FIGUEIRO, CPATU; Larissa Coelho Marques, DOUTORANDA UFPA; RODRIGO LIMA SALES, CPATU; Alex Sandro Schierholt, UFRA; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU.COSTA, J. da S.FIGUEIRÓ, M. R.MARQUES, L. C.SALES, R. L.SCHIERHOLT, A. S.MARQUES, J. R. F.2016-11-08T11:11:11Z2016-11-08T11:11:11Z2016-11-0820152016-11-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 11, n. 21, jul./dez. 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:29:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1056031Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:29:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:29:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.
title Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.
spellingShingle Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.
COSTA, J. da S.
Quelonicultura
Muçuã
Ilha do Marajó
Pará
Manejo
title_short Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.
title_full Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.
title_fullStr Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.
title_full_unstemmed Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.
title_sort Comportamento produtivo de muçuãs (Kinosternon scorpioides spp. Linnaeus, 1766) na ilha de Marajó, estado do Pará.
author COSTA, J. da S.
author_facet COSTA, J. da S.
FIGUEIRÓ, M. R.
MARQUES, L. C.
SALES, R. L.
SCHIERHOLT, A. S.
MARQUES, J. R. F.
author_role author
author2 FIGUEIRÓ, M. R.
MARQUES, L. C.
SALES, R. L.
SCHIERHOLT, A. S.
MARQUES, J. R. F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Juliane da Silva Costa, MESTRANDA UFPA; MARIVALDO RODRIGUES FIGUEIRO, CPATU; Larissa Coelho Marques, DOUTORANDA UFPA; RODRIGO LIMA SALES, CPATU; Alex Sandro Schierholt, UFRA; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, J. da S.
FIGUEIRÓ, M. R.
MARQUES, L. C.
SALES, R. L.
SCHIERHOLT, A. S.
MARQUES, J. R. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Quelonicultura
Muçuã
Ilha do Marajó
Pará
Manejo
topic Quelonicultura
Muçuã
Ilha do Marajó
Pará
Manejo
description Avaliou-se o comportamento produtivo em populações de Kinosternon scorpioides spp mantidas em dois sistemas de criação em cativeiro (intensivo e extensivo), considerando duas épocas do ano (chuvosa e menos chuvosa). Dentre as categorias animais mantidas em conservação pela Embrapa Amazônia Oriental, escolheu-se apenas animais adultos (acima de 02 anos de idade ou peso superior a 200g) para serem subdivididos nos sistemas de criação, em que se diferenciam quanto ao manejo alimentar. O número total de observações colhidas no período de fevereiro de 2012 a março de 2013 foi de 4.485, distribuídos entre machos e fêmeas. Os resultados demonstraram que os animais possuem média de peso na época menos chuvosa, para machos e fêmeas nos dois sistemas de criação, superior às médias da época mais chuvosa. Este comportamento se deve ao fato do animal apresentar um ganho compensatório na época que seria adversa, ou seja, no período seco, em função de uma memória silvestre da hibernação. Os sistemas de criação, assim como as épocas do ano, associados ao manejo geral influenciaram significativamente o peso dos animais. Muçuãs criados em sistema de cativeiro intensivo apresentaram ganhos competitivos superiores quando comparado aos do sistema de cativeiro extensivo. O manejo alimentar empregado no sistema de criação intensivo melhorou o desempenho produtivo dos animais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-11-08T11:11:11Z
2016-11-08T11:11:11Z
2016-11-08
2016-11-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 11, n. 21, jul./dez. 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056031
identifier_str_mv Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 11, n. 21, jul./dez. 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503427648126976