Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, G. A. F. de
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: CASELA, C. R., ABREU, M. S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485553
Resumo: Foram utilizados neste trabalho vinte isolados monopustulares de Puccinia polysora Underw, coletados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, os quais foram caracterizados quanto a agressividade, em um genótipo susceptível de milho (Zea mays L.) em casa-de-vegetação. Plântulas, no estádio de quatro a cinco folhas, foram pulverizadas com suspensões uniformes de uredosporos desses isolados. Foram avaliados o período latente médio, o período infeccioso, a produção de uredosporos, o número total de pústulas, o número de pústulas/cm2, o número de uredosporos/pústula e a possível relação entre agressividade e origem dos isolados. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com oito repetições para cada tratamento. As análises de variância dos dados obtidos, baseando-se na produção de uredosporos, número total de pústulas, número de pústulas/cm2 e número de uredosporos/pústulas, indicaram diferenças significativas entre os isolados, evidenciando variação na agressividade dos mesmos.
id EMBR_6b9ba39f3a08a7e4dbe1428a0a9435c1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/485553
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.MaizeDiseaseCorn rustResistanceAgressivenessAgressividadeDoençaFerrugemMilhoResistênciaZea MaysPuccinia polysoraForam utilizados neste trabalho vinte isolados monopustulares de Puccinia polysora Underw, coletados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, os quais foram caracterizados quanto a agressividade, em um genótipo susceptível de milho (Zea mays L.) em casa-de-vegetação. Plântulas, no estádio de quatro a cinco folhas, foram pulverizadas com suspensões uniformes de uredosporos desses isolados. Foram avaliados o período latente médio, o período infeccioso, a produção de uredosporos, o número total de pústulas, o número de pústulas/cm2, o número de uredosporos/pústula e a possível relação entre agressividade e origem dos isolados. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com oito repetições para cada tratamento. As análises de variância dos dados obtidos, baseando-se na produção de uredosporos, número total de pústulas, número de pústulas/cm2 e número de uredosporos/pústulas, indicaram diferenças significativas entre os isolados, evidenciando variação na agressividade dos mesmos.EMBRAPA-CNPMS.ANDRADE, G. A. F. deCASELA, C. R.ABREU, M. S. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2002-09-0220002018-06-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência e Agrotecnologia, Lavras, v. 24, n. 3, p. 560-566, jul./set. 2000.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:57:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/485553Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:57:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.
title Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.
spellingShingle Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.
ANDRADE, G. A. F. de
Maize
Disease
Corn rust
Resistance
Agressiveness
Agressividade
Doença
Ferrugem
Milho
Resistência
Zea Mays
Puccinia polysora
title_short Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.
title_full Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.
title_fullStr Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.
title_full_unstemmed Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.
title_sort Caracterização de isolados de Puccinia polysora, agente causal da ferrugem do milho, quanto aos componentes de agressividade.
author ANDRADE, G. A. F. de
author_facet ANDRADE, G. A. F. de
CASELA, C. R.
ABREU, M. S. de
author_role author
author2 CASELA, C. R.
ABREU, M. S. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, G. A. F. de
CASELA, C. R.
ABREU, M. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Maize
Disease
Corn rust
Resistance
Agressiveness
Agressividade
Doença
Ferrugem
Milho
Resistência
Zea Mays
Puccinia polysora
topic Maize
Disease
Corn rust
Resistance
Agressiveness
Agressividade
Doença
Ferrugem
Milho
Resistência
Zea Mays
Puccinia polysora
description Foram utilizados neste trabalho vinte isolados monopustulares de Puccinia polysora Underw, coletados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, os quais foram caracterizados quanto a agressividade, em um genótipo susceptível de milho (Zea mays L.) em casa-de-vegetação. Plântulas, no estádio de quatro a cinco folhas, foram pulverizadas com suspensões uniformes de uredosporos desses isolados. Foram avaliados o período latente médio, o período infeccioso, a produção de uredosporos, o número total de pústulas, o número de pústulas/cm2, o número de uredosporos/pústula e a possível relação entre agressividade e origem dos isolados. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com oito repetições para cada tratamento. As análises de variância dos dados obtidos, baseando-se na produção de uredosporos, número total de pústulas, número de pústulas/cm2 e número de uredosporos/pústulas, indicaram diferenças significativas entre os isolados, evidenciando variação na agressividade dos mesmos.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2002-09-02
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-06-07T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 24, n. 3, p. 560-566, jul./set. 2000.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485553
identifier_str_mv Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 24, n. 3, p. 560-566, jul./set. 2000.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695220843675648