Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, C. G. P. de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: ARIAS, C. A. A., TOLEDO, J. F. F. de, OLIVEIRA, M. F. de, VELLO, N. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/447454
Resumo: A associação entre a produtividade e outras características da planta identifica caracteres para uso na seleção indireta para produtividade. A produtividade da soja é muito influenciada pelo fotoperíodo e pela temperatura, e a semeadura fora de época acarreta redução na produtividade. Os programas de melhoramento procuram desenvolver cultivares adaptadas a um período mais amplo de semeadura. No Brasil, entretanto, não há estudos sobre as inter-relações entre a produtividade e algumas características de importância agronômica da soja (dias para maturação, altura da planta no florescimento e número de nós da haste principal), em um período mais amplo de semeadura (setembro a dezembro). Este trabalho procura quantificar essas relações e identificar possíveis critérios de seleção indireta em relação à produtividade, avaliando linhas puras derivadas dos cruzamentos entre BR85-29009, FT-2, BR-13 e OCEPAR-8. O delineamento experimental usado foi o inteiramente casualizado. Os estudos de correlações e análise de trilha revelaram que a influência das características sobre a produtividade dependeu do cruzamento, da época de semeadura, e do ano. As correlações fenotípicas e genotípicas entre as características e a produtividade foram essencialmente positivas. As análises de trilha mostraram que dias para maturação altura da planta no florescimento, individualmente, ou a combinação dias para maturação, altura da planta no florescimento e número de nós em um índice, podem auxiliar na seleção quanto à produtividade. A contribuição dos dois primeiros caracteres para o aumento na produtividade foi maior em semeaduras realizadas em novembro e outubro, respectivamente.
id EMBR_6c21fdf586060994eed4f5f3213539ed
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/447454
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.Época de SemeaduraLinhagemSojaA associação entre a produtividade e outras características da planta identifica caracteres para uso na seleção indireta para produtividade. A produtividade da soja é muito influenciada pelo fotoperíodo e pela temperatura, e a semeadura fora de época acarreta redução na produtividade. Os programas de melhoramento procuram desenvolver cultivares adaptadas a um período mais amplo de semeadura. No Brasil, entretanto, não há estudos sobre as inter-relações entre a produtividade e algumas características de importância agronômica da soja (dias para maturação, altura da planta no florescimento e número de nós da haste principal), em um período mais amplo de semeadura (setembro a dezembro). Este trabalho procura quantificar essas relações e identificar possíveis critérios de seleção indireta em relação à produtividade, avaliando linhas puras derivadas dos cruzamentos entre BR85-29009, FT-2, BR-13 e OCEPAR-8. O delineamento experimental usado foi o inteiramente casualizado. Os estudos de correlações e análise de trilha revelaram que a influência das características sobre a produtividade dependeu do cruzamento, da época de semeadura, e do ano. As correlações fenotípicas e genotípicas entre as características e a produtividade foram essencialmente positivas. As análises de trilha mostraram que dias para maturação altura da planta no florescimento, individualmente, ou a combinação dias para maturação, altura da planta no florescimento e número de nós em um índice, podem auxiliar na seleção quanto à produtividade. A contribuição dos dois primeiros caracteres para o aumento na produtividade foi maior em semeaduras realizadas em novembro e outubro, respectivamente.2011-04-09T17:12:10Z2011-04-09T17:12:10Z2002-04-0120022011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 37, n.3, p. 311-320, mar. 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/447454porCARVALHO, C. G. P. deARIAS, C. A. A.TOLEDO, J. F. F. deOLIVEIRA, M. F. deVELLO, N. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:05:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/447454Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:05:48falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:05:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.
title Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.
spellingShingle Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.
CARVALHO, C. G. P. de
Época de Semeadura
Linhagem
Soja
title_short Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.
title_full Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.
title_fullStr Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.
title_full_unstemmed Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.
title_sort Correlações e análise de trilha em linhagens de soja semeadas em diferentes épocas.
author CARVALHO, C. G. P. de
author_facet CARVALHO, C. G. P. de
ARIAS, C. A. A.
TOLEDO, J. F. F. de
OLIVEIRA, M. F. de
VELLO, N. A.
author_role author
author2 ARIAS, C. A. A.
TOLEDO, J. F. F. de
OLIVEIRA, M. F. de
VELLO, N. A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, C. G. P. de
ARIAS, C. A. A.
TOLEDO, J. F. F. de
OLIVEIRA, M. F. de
VELLO, N. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Época de Semeadura
Linhagem
Soja
topic Época de Semeadura
Linhagem
Soja
description A associação entre a produtividade e outras características da planta identifica caracteres para uso na seleção indireta para produtividade. A produtividade da soja é muito influenciada pelo fotoperíodo e pela temperatura, e a semeadura fora de época acarreta redução na produtividade. Os programas de melhoramento procuram desenvolver cultivares adaptadas a um período mais amplo de semeadura. No Brasil, entretanto, não há estudos sobre as inter-relações entre a produtividade e algumas características de importância agronômica da soja (dias para maturação, altura da planta no florescimento e número de nós da haste principal), em um período mais amplo de semeadura (setembro a dezembro). Este trabalho procura quantificar essas relações e identificar possíveis critérios de seleção indireta em relação à produtividade, avaliando linhas puras derivadas dos cruzamentos entre BR85-29009, FT-2, BR-13 e OCEPAR-8. O delineamento experimental usado foi o inteiramente casualizado. Os estudos de correlações e análise de trilha revelaram que a influência das características sobre a produtividade dependeu do cruzamento, da época de semeadura, e do ano. As correlações fenotípicas e genotípicas entre as características e a produtividade foram essencialmente positivas. As análises de trilha mostraram que dias para maturação altura da planta no florescimento, individualmente, ou a combinação dias para maturação, altura da planta no florescimento e número de nós em um índice, podem auxiliar na seleção quanto à produtividade. A contribuição dos dois primeiros caracteres para o aumento na produtividade foi maior em semeaduras realizadas em novembro e outubro, respectivamente.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
2002
2011-04-09T17:12:10Z
2011-04-09T17:12:10Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 37, n.3, p. 311-320, mar. 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/447454
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 37, n.3, p. 311-320, mar. 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/447454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503328060669952