Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, M. S. B. de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SOUZA, L. S. B. de, SILVA, T. G. F. da, SOARES, J. M., CARMO, J. F. A. do, BRANDÃO, E. O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921885
Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar o desempenho dos modelos de crescimento expolinear, logístico e de Gompertz quanto ao acúmulo de fitomassa seca das culturas do feijão-caupi e do milho submetidas a dois sistemas de plantio - exclusivo e consorciado -, no Semiárido brasileiro. Foram utilizados os dados de dois experimentos independentes, conduzidos na mesma época de plantio, visando calibrar e avaliar os resultados dos modelos utilizando índices estatísticos de precisão (coeficiente de correlação - r) e de exatidão (índice de concordância - d) e os erros de estimativa (erro médio - MBE e raiz quadrada do erro médio - RMSE). Consideraram-se como as variáveis independentes o número de dias após a semeadura (DAS) e os graus-dia acumulados (GDA). Todos os modelos analisados apresentaram bom desempenho estatístico, com valores de r e d superiores a 0,97 e 0,99 e valores de MBE e RMSE máximos de 1,6040 g m-2 e 1,1102 g m-2, respectivamente. Os valores de DAS proporcionaram maior desempenho aos modelos avaliados, porém a sua aplicabilidade limita-se ao local experimental. Os parâmetros biológicos gerados pelo modelo expolinear sugerem que o feijão-caupi e o milho, em sistema de plantio exclusivo, tiveram desenvolvimento morfofisiológico superior, quando comparado ao seu plantio em sistema consorciado.
id EMBR_6d679cfc8288b95c917288a6da942772
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/921885
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.Graus-diaModelagemDesenvolvimento regionalConsorciaçãoFeijão caupiMilhoMatéria SecaSistema de CultivoO objetivo desse trabalho foi analisar o desempenho dos modelos de crescimento expolinear, logístico e de Gompertz quanto ao acúmulo de fitomassa seca das culturas do feijão-caupi e do milho submetidas a dois sistemas de plantio - exclusivo e consorciado -, no Semiárido brasileiro. Foram utilizados os dados de dois experimentos independentes, conduzidos na mesma época de plantio, visando calibrar e avaliar os resultados dos modelos utilizando índices estatísticos de precisão (coeficiente de correlação - r) e de exatidão (índice de concordância - d) e os erros de estimativa (erro médio - MBE e raiz quadrada do erro médio - RMSE). Consideraram-se como as variáveis independentes o número de dias após a semeadura (DAS) e os graus-dia acumulados (GDA). Todos os modelos analisados apresentaram bom desempenho estatístico, com valores de r e d superiores a 0,97 e 0,99 e valores de MBE e RMSE máximos de 1,6040 g m-2 e 1,1102 g m-2, respectivamente. Os valores de DAS proporcionaram maior desempenho aos modelos avaliados, porém a sua aplicabilidade limita-se ao local experimental. Os parâmetros biológicos gerados pelo modelo expolinear sugerem que o feijão-caupi e o milho, em sistema de plantio exclusivo, tiveram desenvolvimento morfofisiológico superior, quando comparado ao seu plantio em sistema consorciado.MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSALUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Doutoranda da UFVTHIERES GEORGE FREIRE DA SILVAJOSÉ MONTEIRO SOARES, CPATSAJOSÉ FRANCISCO ALVES DO CARMOELIETH OLIVEIRA BRANDÃO.MOURA, M. S. B. deSOUZA, L. S. B. deSILVA, T. G. F. daSOARES, J. M.CARMO, J. F. A. doBRANDÃO, E. O.2012-04-10T11:11:11Z2012-04-10T11:11:11Z2012-04-10T11:11:11Z2012-04-10T11:11:11Z2012-04-1020112012-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agrometeorologia, Sete Lagoas, v. 16, n. 3, p. 275-284, abr. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:27:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/921885Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:27:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:27:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.
title Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.
spellingShingle Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.
MOURA, M. S. B. de
Graus-dia
Modelagem
Desenvolvimento regional
Consorciação
Feijão caupi
Milho
Matéria Seca
Sistema de Cultivo
title_short Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.
title_full Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.
title_fullStr Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.
title_full_unstemmed Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.
title_sort Modelos de crescimento para o feijão-caupi e o milho, sob sistemas de plantio exclusivo e consorciado, no Semiárido brasileiro.
author MOURA, M. S. B. de
author_facet MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
SILVA, T. G. F. da
SOARES, J. M.
CARMO, J. F. A. do
BRANDÃO, E. O.
author_role author
author2 SOUZA, L. S. B. de
SILVA, T. G. F. da
SOARES, J. M.
CARMO, J. F. A. do
BRANDÃO, E. O.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA
LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Doutoranda da UFV
THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA
JOSÉ MONTEIRO SOARES, CPATSA
JOSÉ FRANCISCO ALVES DO CARMO
ELIETH OLIVEIRA BRANDÃO.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
SILVA, T. G. F. da
SOARES, J. M.
CARMO, J. F. A. do
BRANDÃO, E. O.
dc.subject.por.fl_str_mv Graus-dia
Modelagem
Desenvolvimento regional
Consorciação
Feijão caupi
Milho
Matéria Seca
Sistema de Cultivo
topic Graus-dia
Modelagem
Desenvolvimento regional
Consorciação
Feijão caupi
Milho
Matéria Seca
Sistema de Cultivo
description O objetivo desse trabalho foi analisar o desempenho dos modelos de crescimento expolinear, logístico e de Gompertz quanto ao acúmulo de fitomassa seca das culturas do feijão-caupi e do milho submetidas a dois sistemas de plantio - exclusivo e consorciado -, no Semiárido brasileiro. Foram utilizados os dados de dois experimentos independentes, conduzidos na mesma época de plantio, visando calibrar e avaliar os resultados dos modelos utilizando índices estatísticos de precisão (coeficiente de correlação - r) e de exatidão (índice de concordância - d) e os erros de estimativa (erro médio - MBE e raiz quadrada do erro médio - RMSE). Consideraram-se como as variáveis independentes o número de dias após a semeadura (DAS) e os graus-dia acumulados (GDA). Todos os modelos analisados apresentaram bom desempenho estatístico, com valores de r e d superiores a 0,97 e 0,99 e valores de MBE e RMSE máximos de 1,6040 g m-2 e 1,1102 g m-2, respectivamente. Os valores de DAS proporcionaram maior desempenho aos modelos avaliados, porém a sua aplicabilidade limita-se ao local experimental. Os parâmetros biológicos gerados pelo modelo expolinear sugerem que o feijão-caupi e o milho, em sistema de plantio exclusivo, tiveram desenvolvimento morfofisiológico superior, quando comparado ao seu plantio em sistema consorciado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-04-10T11:11:11Z
2012-04-10T11:11:11Z
2012-04-10T11:11:11Z
2012-04-10T11:11:11Z
2012-04-10
2012-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agrometeorologia, Sete Lagoas, v. 16, n. 3, p. 275-284, abr. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921885
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agrometeorologia, Sete Lagoas, v. 16, n. 3, p. 275-284, abr. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503361956937728