Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: CARMONA, R., GONCALVES, H. M., CONCEIÇÃO, B. S., COSTA, T. E. da, SOUZA, M. P. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151144
Resumo: O potencial comercial do pequizeiro é ascendente, devido às características organolépticas marcantes do fruto que servem para uma infinidade de usos. A utilização do pequi vai muito além do uso humano, podendo ser utilizado na alimentação animal, sendo o farelo da casca do pequi uma alternativa viável para a alimentação de ruminantes. A propagação por sementes é comum em algumas espécies arbóreas devido à ausência de informações envolvendo outros métodos. Considerando as elevadas taxas de alogamia nas flores de pequizeiro, mudas produzidas de forma seminal apresentam grande variabilidade genética, o que acarreta enorme variabilidade fenotípica nos pomares. Para atenuar esses efeitos, a propagação via alporquia, que induz a formação de raízes adventícias em partes de caule ainda ligadas à planta mãe, apesar de mais trabalhosa, muitas vezes é mais eficiente na obtenção de mudas, a exemplo do que ocorre em pessegueiro (CASTRO e SILVEIRA, 2003). O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do diâmetro do caule e da planta matriz na sobrevivência, no calejamento e no enraizamento de alporques de pequizeiros nativos na região do Distrito Federal.
id EMBR_6dfa81bcdae0190be301697ec5cb8a1f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151144
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.PequiCauleO potencial comercial do pequizeiro é ascendente, devido às características organolépticas marcantes do fruto que servem para uma infinidade de usos. A utilização do pequi vai muito além do uso humano, podendo ser utilizado na alimentação animal, sendo o farelo da casca do pequi uma alternativa viável para a alimentação de ruminantes. A propagação por sementes é comum em algumas espécies arbóreas devido à ausência de informações envolvendo outros métodos. Considerando as elevadas taxas de alogamia nas flores de pequizeiro, mudas produzidas de forma seminal apresentam grande variabilidade genética, o que acarreta enorme variabilidade fenotípica nos pomares. Para atenuar esses efeitos, a propagação via alporquia, que induz a formação de raízes adventícias em partes de caule ainda ligadas à planta mãe, apesar de mais trabalhosa, muitas vezes é mais eficiente na obtenção de mudas, a exemplo do que ocorre em pessegueiro (CASTRO e SILVEIRA, 2003). O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do diâmetro do caule e da planta matriz na sobrevivência, no calejamento e no enraizamento de alporques de pequizeiros nativos na região do Distrito Federal.ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR; RICARDO CARMONA; HELENICE MOURA GONCALVES, CPAC; BRUNO SANTOS CONCEIÇÃO; THIAGO ESTÁCIO DA COSTA; MAIZA PEREIRA DE SOUZA.OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. deCARMONA, R.GONCALVES, H. M.CONCEIÇÃO, B. S.COSTA, T. E. daSOUZA, M. P. de2023-01-23T14:01:48Z2023-01-23T14:01:48Z2023-01-232022Resumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 1874-1876In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27., 2022, Florianópolis. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: anais. Florianópolis: SBF: Epagri: UDESC: UFSC: Embrapa, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-01-23T14:01:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151144Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-01-23T14:01:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.
title Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.
spellingShingle Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de
Pequi
Caule
title_short Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.
title_full Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.
title_fullStr Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.
title_full_unstemmed Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.
title_sort Efeito do diâmetro do caule na alporquia em pequizeiro.
author OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de
author_facet OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de
CARMONA, R.
GONCALVES, H. M.
CONCEIÇÃO, B. S.
COSTA, T. E. da
SOUZA, M. P. de
author_role author
author2 CARMONA, R.
GONCALVES, H. M.
CONCEIÇÃO, B. S.
COSTA, T. E. da
SOUZA, M. P. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANTÔNIO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR; RICARDO CARMONA; HELENICE MOURA GONCALVES, CPAC; BRUNO SANTOS CONCEIÇÃO; THIAGO ESTÁCIO DA COSTA; MAIZA PEREIRA DE SOUZA.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de
CARMONA, R.
GONCALVES, H. M.
CONCEIÇÃO, B. S.
COSTA, T. E. da
SOUZA, M. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Pequi
Caule
topic Pequi
Caule
description O potencial comercial do pequizeiro é ascendente, devido às características organolépticas marcantes do fruto que servem para uma infinidade de usos. A utilização do pequi vai muito além do uso humano, podendo ser utilizado na alimentação animal, sendo o farelo da casca do pequi uma alternativa viável para a alimentação de ruminantes. A propagação por sementes é comum em algumas espécies arbóreas devido à ausência de informações envolvendo outros métodos. Considerando as elevadas taxas de alogamia nas flores de pequizeiro, mudas produzidas de forma seminal apresentam grande variabilidade genética, o que acarreta enorme variabilidade fenotípica nos pomares. Para atenuar esses efeitos, a propagação via alporquia, que induz a formação de raízes adventícias em partes de caule ainda ligadas à planta mãe, apesar de mais trabalhosa, muitas vezes é mais eficiente na obtenção de mudas, a exemplo do que ocorre em pessegueiro (CASTRO e SILVEIRA, 2003). O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do diâmetro do caule e da planta matriz na sobrevivência, no calejamento e no enraizamento de alporques de pequizeiros nativos na região do Distrito Federal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-23T14:01:48Z
2023-01-23T14:01:48Z
2023-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27., 2022, Florianópolis. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: anais. Florianópolis: SBF: Epagri: UDESC: UFSC: Embrapa, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151144
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27., 2022, Florianópolis. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: anais. Florianópolis: SBF: Epagri: UDESC: UFSC: Embrapa, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 1874-1876
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695662194556928