Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORO, L.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: FERREIRA, C. A., SILVA, H. D. da, REISSMANN, C. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315144
Resumo: Os plantios de Pinus ocorrem preferencialmente em regiões com menores preços de terras, localizados em áreas com solos de baixa fertilidade natural e conseqüentemente baixa produtividade. Essa condição, associada ao fato da não-fertilização dos plantios, via de regra, e à exportação de nutrientes nos desbastes e na colheita final, leva invariavelmente a perdas de produtividade futuras dos povoamentos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de modelos matemáticos, desenvolvidos em área florestais descritas por Moro (2005), ao SisPinus, para estimativa de nutrientes exportados na madeira, nas ocasiões da colheita da floresta. Para a realização deste estudo, foram selecionados plantios de P. taeda com 8, 12, 18 e 23 anos de idade, localizados em povoamentos comerciais, situados na região de Guarapuava (PR). Determinaram-se os nutrientes nos diversos segmentos do tronco, a cada metro, da base à altura comercial, no lenho e na casca. As equações desenvolvidas por Moro (2005) foram inseridas ao estimador de biomassa SisPinus, possibilitando a estimativa dos nutrientes exportados. O ajuste das equações desenvolvidas, dentro da variação de idade, qualidade do sítio, intensidade de manejo, entre outras variáveis, foi extremamente elevado, permitindo alta confiabilidade nas equações para estimativa de exportação dos nutrientes.
id EMBR_6e857bd392faa42d42ed5f2d40baeb00
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/315144
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.SispinusExportaçãoModelo MatemáticoNutrientePinus TaedaOs plantios de Pinus ocorrem preferencialmente em regiões com menores preços de terras, localizados em áreas com solos de baixa fertilidade natural e conseqüentemente baixa produtividade. Essa condição, associada ao fato da não-fertilização dos plantios, via de regra, e à exportação de nutrientes nos desbastes e na colheita final, leva invariavelmente a perdas de produtividade futuras dos povoamentos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de modelos matemáticos, desenvolvidos em área florestais descritas por Moro (2005), ao SisPinus, para estimativa de nutrientes exportados na madeira, nas ocasiões da colheita da floresta. Para a realização deste estudo, foram selecionados plantios de P. taeda com 8, 12, 18 e 23 anos de idade, localizados em povoamentos comerciais, situados na região de Guarapuava (PR). Determinaram-se os nutrientes nos diversos segmentos do tronco, a cada metro, da base à altura comercial, no lenho e na casca. As equações desenvolvidas por Moro (2005) foram inseridas ao estimador de biomassa SisPinus, possibilitando a estimativa dos nutrientes exportados. O ajuste das equações desenvolvidas, dentro da variação de idade, qualidade do sítio, intensidade de manejo, entre outras variáveis, foi extremamente elevado, permitindo alta confiabilidade nas equações para estimativa de exportação dos nutrientes.Luiz Moro, Engenheiro Florestal; Carlos Alberto Ferreira, Embrapa Florestas; Helton Damin da Silva, Embrapa Florestas; Carlos Bruno Reissmann, UFPR.MORO, L.FERREIRA, C. A.SILVA, H. D. daREISSMANN, C. B.2019-03-01T00:54:12Z2019-03-01T00:54:12Z2008-10-1720082019-03-01T00:54:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta, Curitiba, v. 38, n. 3, p. 465-477, jul./set. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-01T00:54:18Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/315144Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-01T00:54:18falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-01T00:54:18Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.
title Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.
spellingShingle Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.
MORO, L.
Sispinus
Exportação
Modelo Matemático
Nutriente
Pinus Taeda
title_short Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.
title_full Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.
title_fullStr Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.
title_full_unstemmed Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.
title_sort Exportação de nutrientes em povoamentos de Pinus taeda L. baseada em volume estimado pelo sistema sispinus.
author MORO, L.
author_facet MORO, L.
FERREIRA, C. A.
SILVA, H. D. da
REISSMANN, C. B.
author_role author
author2 FERREIRA, C. A.
SILVA, H. D. da
REISSMANN, C. B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luiz Moro, Engenheiro Florestal; Carlos Alberto Ferreira, Embrapa Florestas; Helton Damin da Silva, Embrapa Florestas; Carlos Bruno Reissmann, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORO, L.
FERREIRA, C. A.
SILVA, H. D. da
REISSMANN, C. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Sispinus
Exportação
Modelo Matemático
Nutriente
Pinus Taeda
topic Sispinus
Exportação
Modelo Matemático
Nutriente
Pinus Taeda
description Os plantios de Pinus ocorrem preferencialmente em regiões com menores preços de terras, localizados em áreas com solos de baixa fertilidade natural e conseqüentemente baixa produtividade. Essa condição, associada ao fato da não-fertilização dos plantios, via de regra, e à exportação de nutrientes nos desbastes e na colheita final, leva invariavelmente a perdas de produtividade futuras dos povoamentos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de modelos matemáticos, desenvolvidos em área florestais descritas por Moro (2005), ao SisPinus, para estimativa de nutrientes exportados na madeira, nas ocasiões da colheita da floresta. Para a realização deste estudo, foram selecionados plantios de P. taeda com 8, 12, 18 e 23 anos de idade, localizados em povoamentos comerciais, situados na região de Guarapuava (PR). Determinaram-se os nutrientes nos diversos segmentos do tronco, a cada metro, da base à altura comercial, no lenho e na casca. As equações desenvolvidas por Moro (2005) foram inseridas ao estimador de biomassa SisPinus, possibilitando a estimativa dos nutrientes exportados. O ajuste das equações desenvolvidas, dentro da variação de idade, qualidade do sítio, intensidade de manejo, entre outras variáveis, foi extremamente elevado, permitindo alta confiabilidade nas equações para estimativa de exportação dos nutrientes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-17
2008
2019-03-01T00:54:12Z
2019-03-01T00:54:12Z
2019-03-01T00:54:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta, Curitiba, v. 38, n. 3, p. 465-477, jul./set. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315144
identifier_str_mv Floresta, Curitiba, v. 38, n. 3, p. 465-477, jul./set. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503472104603648