Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGHIROLI, R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: BENITES, V. de M., ARAÚJO, A. P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123413
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4575
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico na acumulação de matéria seca e fósforo (P) em plantas de milho cultivadas em casa de vegetação. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com fatorial 6x3, combinando seis fontes de P (superfosfato triplo, fosfato natural reativo de Bayóvar, superfosfato + cama de aviário, fosfato Bayóvar + cama de aviário, superfosfato + cama de aviário + ácido cítrico, fosfato Bayóvar + cama de aviário + ácido cítrico), três doses de P aplicado (40, 80 e 120 kg ha-1 de P2O5), com quatro repetições. Os fertilizantes organominerais produzidos com superfosfato triplo propiciaram maior acumulação de matéria seca e P na parte aérea de milho, do que os fertilizantes organominerais com fosfato Bayóvar. As plantas que receberam os fertilizantes organominerais com superfosfato apresentaram maior acumulação de biomassa e P na parte aérea que as plantas que receberam apenas superfosfato, sem efeito do ácido cítrico. O ácido cítrico adicionado ao fertilizante organomineral produzido com fosfato de Bayóvar aumentou a acumulação de P na raiz. Conclui-se que a incorporação de matéria orgânica ao fosfato solúvel aumenta o crescimento do milho e que a adição de ácido cítrico aos fertilizantes organominerais produzidos com fosfato natural aumenta a matéria seca de raiz.
id EMBR_74f8b7b59d9208fb9b6a8653551a7133
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1123413
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.Poultry litterBayóvarFertilizante FosfatadoCama de GalinheiroÁcido OrgânicoOrganic acids and saltsFertilizersEste trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico na acumulação de matéria seca e fósforo (P) em plantas de milho cultivadas em casa de vegetação. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com fatorial 6x3, combinando seis fontes de P (superfosfato triplo, fosfato natural reativo de Bayóvar, superfosfato + cama de aviário, fosfato Bayóvar + cama de aviário, superfosfato + cama de aviário + ácido cítrico, fosfato Bayóvar + cama de aviário + ácido cítrico), três doses de P aplicado (40, 80 e 120 kg ha-1 de P2O5), com quatro repetições. Os fertilizantes organominerais produzidos com superfosfato triplo propiciaram maior acumulação de matéria seca e P na parte aérea de milho, do que os fertilizantes organominerais com fosfato Bayóvar. As plantas que receberam os fertilizantes organominerais com superfosfato apresentaram maior acumulação de biomassa e P na parte aérea que as plantas que receberam apenas superfosfato, sem efeito do ácido cítrico. O ácido cítrico adicionado ao fertilizante organomineral produzido com fosfato de Bayóvar aumentou a acumulação de P na raiz. Conclui-se que a incorporação de matéria orgânica ao fosfato solúvel aumenta o crescimento do milho e que a adição de ácido cítrico aos fertilizantes organominerais produzidos com fosfato natural aumenta a matéria seca de raiz.RODRIGO BRAGHIROLI, IFGOIANO; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; ADELSON PAULO DE ARAÚJO, UFRRJ.BRAGHIROLI, R.BENITES, V. de M.ARAÚJO, A. P. de2020-06-23T11:13:24Z2020-06-23T11:13:24Z2020-06-222020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleResearch, Society and Development, v. 9, n. 7, e702974575, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123413http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-06-23T11:13:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1123413Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-06-23T11:13:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-06-23T11:13:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.
title Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.
spellingShingle Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.
BRAGHIROLI, R.
Poultry litter
Bayóvar
Fertilizante Fosfatado
Cama de Galinheiro
Ácido Orgânico
Organic acids and salts
Fertilizers
title_short Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.
title_full Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.
title_fullStr Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.
title_full_unstemmed Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.
title_sort Eficiência de fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico em milho (Zea mays L.) cultivado em casa de vegetação.
author BRAGHIROLI, R.
author_facet BRAGHIROLI, R.
BENITES, V. de M.
ARAÚJO, A. P. de
author_role author
author2 BENITES, V. de M.
ARAÚJO, A. P. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGO BRAGHIROLI, IFGOIANO; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; ADELSON PAULO DE ARAÚJO, UFRRJ.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGHIROLI, R.
BENITES, V. de M.
ARAÚJO, A. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Poultry litter
Bayóvar
Fertilizante Fosfatado
Cama de Galinheiro
Ácido Orgânico
Organic acids and salts
Fertilizers
topic Poultry litter
Bayóvar
Fertilizante Fosfatado
Cama de Galinheiro
Ácido Orgânico
Organic acids and salts
Fertilizers
description Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do fertilizante organomineral enriquecido com ácido cítrico na acumulação de matéria seca e fósforo (P) em plantas de milho cultivadas em casa de vegetação. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com fatorial 6x3, combinando seis fontes de P (superfosfato triplo, fosfato natural reativo de Bayóvar, superfosfato + cama de aviário, fosfato Bayóvar + cama de aviário, superfosfato + cama de aviário + ácido cítrico, fosfato Bayóvar + cama de aviário + ácido cítrico), três doses de P aplicado (40, 80 e 120 kg ha-1 de P2O5), com quatro repetições. Os fertilizantes organominerais produzidos com superfosfato triplo propiciaram maior acumulação de matéria seca e P na parte aérea de milho, do que os fertilizantes organominerais com fosfato Bayóvar. As plantas que receberam os fertilizantes organominerais com superfosfato apresentaram maior acumulação de biomassa e P na parte aérea que as plantas que receberam apenas superfosfato, sem efeito do ácido cítrico. O ácido cítrico adicionado ao fertilizante organomineral produzido com fosfato de Bayóvar aumentou a acumulação de P na raiz. Conclui-se que a incorporação de matéria orgânica ao fosfato solúvel aumenta o crescimento do milho e que a adição de ácido cítrico aos fertilizantes organominerais produzidos com fosfato natural aumenta a matéria seca de raiz.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23T11:13:24Z
2020-06-23T11:13:24Z
2020-06-22
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e702974575, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123413
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4575
identifier_str_mv Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e702974575, 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123413
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503493285838848