Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, G. R.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: WANDER, A. E., FIGUEIREDO, R. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/956022
Resumo: A produção de carne bovina é uma das atividades mais importantes da economia goiana. Este artigo analisa a competitividade desse segmento por meio de direcionadores e subfatores. Cada direcionador é composto por vários subfatores, totalizando assim seis direcionadores e 49 subfatores. A cada subfator atribuiu-se uma nota utilizando uma escala Likert que varia de -2 (muito desfavorável) a + 2 (muito favorável). A avaliação foi realizada sob a perspectiva dos frigoríficos exportadores e de informantes-chave. Nos resultados, três direcionadores foram avaliados entre neutro e favorável, e três entre neutro e desfavorável. Os direcionadores (a) Insumos Agropecuários, (b) Logística e Distribuição, e (c) Processo de Cria, Recria e Engorda foram positivamente avaliados. Os direcionadores (a) Gestão das Propriedades Rurais, (b) Ambiente Institucional e Organizacional, bem como as (c) Relações de Mercado, entretanto, parecem ser aspectos que limitam a competitividade. Tais direcionadores apresentam problemas e requerem ações tanto dos agentes da cadeia como de instituições de apoio e do Governo.
id EMBR_7610689133bd53e9a9c13bb453847819
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/956022
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.GoiásCarne bovinaBovinoculturaCarneAgronegócioCadeia produtivaIndústria agrícolaA produção de carne bovina é uma das atividades mais importantes da economia goiana. Este artigo analisa a competitividade desse segmento por meio de direcionadores e subfatores. Cada direcionador é composto por vários subfatores, totalizando assim seis direcionadores e 49 subfatores. A cada subfator atribuiu-se uma nota utilizando uma escala Likert que varia de -2 (muito desfavorável) a + 2 (muito favorável). A avaliação foi realizada sob a perspectiva dos frigoríficos exportadores e de informantes-chave. Nos resultados, três direcionadores foram avaliados entre neutro e favorável, e três entre neutro e desfavorável. Os direcionadores (a) Insumos Agropecuários, (b) Logística e Distribuição, e (c) Processo de Cria, Recria e Engorda foram positivamente avaliados. Os direcionadores (a) Gestão das Propriedades Rurais, (b) Ambiente Institucional e Organizacional, bem como as (c) Relações de Mercado, entretanto, parecem ser aspectos que limitam a competitividade. Tais direcionadores apresentam problemas e requerem ações tanto dos agentes da cadeia como de instituições de apoio e do Governo.GLAUCIA ROSALINA MACHADO; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; REGINALDO SANTANA FIGUEIREDO, UFG.MACHADO, G. R.WANDER, A. E.FIGUEIREDO, R. S.2013-04-18T23:33:39Z2013-04-18T23:33:39Z2013-04-1720122013-04-18T23:33:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformações Econômicas, São Paulo, v. 42, n. 6, p. 65-80, nov./dez. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/956022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:48:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/956022Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:48:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:48:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.
title Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.
spellingShingle Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.
MACHADO, G. R.
Goiás
Carne bovina
Bovinocultura
Carne
Agronegócio
Cadeia produtiva
Indústria agrícola
title_short Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.
title_full Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.
title_fullStr Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.
title_full_unstemmed Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.
title_sort Competitividade da bovinocultura de corte no Estado de Goiás.
author MACHADO, G. R.
author_facet MACHADO, G. R.
WANDER, A. E.
FIGUEIREDO, R. S.
author_role author
author2 WANDER, A. E.
FIGUEIREDO, R. S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GLAUCIA ROSALINA MACHADO; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; REGINALDO SANTANA FIGUEIREDO, UFG.
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, G. R.
WANDER, A. E.
FIGUEIREDO, R. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Goiás
Carne bovina
Bovinocultura
Carne
Agronegócio
Cadeia produtiva
Indústria agrícola
topic Goiás
Carne bovina
Bovinocultura
Carne
Agronegócio
Cadeia produtiva
Indústria agrícola
description A produção de carne bovina é uma das atividades mais importantes da economia goiana. Este artigo analisa a competitividade desse segmento por meio de direcionadores e subfatores. Cada direcionador é composto por vários subfatores, totalizando assim seis direcionadores e 49 subfatores. A cada subfator atribuiu-se uma nota utilizando uma escala Likert que varia de -2 (muito desfavorável) a + 2 (muito favorável). A avaliação foi realizada sob a perspectiva dos frigoríficos exportadores e de informantes-chave. Nos resultados, três direcionadores foram avaliados entre neutro e favorável, e três entre neutro e desfavorável. Os direcionadores (a) Insumos Agropecuários, (b) Logística e Distribuição, e (c) Processo de Cria, Recria e Engorda foram positivamente avaliados. Os direcionadores (a) Gestão das Propriedades Rurais, (b) Ambiente Institucional e Organizacional, bem como as (c) Relações de Mercado, entretanto, parecem ser aspectos que limitam a competitividade. Tais direcionadores apresentam problemas e requerem ações tanto dos agentes da cadeia como de instituições de apoio e do Governo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-04-18T23:33:39Z
2013-04-18T23:33:39Z
2013-04-17
2013-04-18T23:33:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informações Econômicas, São Paulo, v. 42, n. 6, p. 65-80, nov./dez. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/956022
identifier_str_mv Informações Econômicas, São Paulo, v. 42, n. 6, p. 65-80, nov./dez. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/956022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503377926750208