Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, A. J. dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: TALAMINI, V., NUNES, M. U. C., OLIVEIRA, F. A. de, SANTOS, F. J. dos
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138526
Resumo: O líquido da casca do coco verde (LCCV) é um resíduo gerado no processamento do fruto, sendo considerado poluidor do meio ambiente e rico em taninos e compostos fenólicos. Diante da composição do LCCV, o objetivo deste trabalho foi testar este resíduo para o controle de doenças de plantas usando o tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.) como planta modelo. Para tanto, foi instalado um experimento no delineamento inteiramente ao acaso com 5 tratamentos (0%, 5%, 10%, 15% e 20% de LCCV) e 5 repetições representadas cada uma por um vaso com uma planta de tomate. Após três meses do plantio definitivo, as aplicações dos tratamentos com o LCCV foram iniciadas e realizadas semanalmente. Para cada concentração de LCCV, 200 mL foram aplicados por planta. O fitopatógeno Alternaria solani foi inoculado dois meses antes do início dos tratamentos com o LCCV na concentração de 1x104 conídios/mL em todas as unidades experimentais. A septoriose causada pelo fungo Septoria lycopersici ocorreu de forma natural. As avaliações da severidade das doenças foram realizadas aos quatro meses após o plantio, usando a diagramática proposta por Mello et al. (1997) e submetidos à análise de regressão. Os valores de severidade da mancha-de-alternaria e da septoriose não foram afetados significativamente pelas diferentes concentrações de LCCV testadas.
id EMBR_79eec7a02cc7fbf635706f22b0e30dd7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1138526
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.CascaCocoControle BiológicoDoença de PlantaMeio AmbienteResíduoEliminação de ResíduoTomateO líquido da casca do coco verde (LCCV) é um resíduo gerado no processamento do fruto, sendo considerado poluidor do meio ambiente e rico em taninos e compostos fenólicos. Diante da composição do LCCV, o objetivo deste trabalho foi testar este resíduo para o controle de doenças de plantas usando o tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.) como planta modelo. Para tanto, foi instalado um experimento no delineamento inteiramente ao acaso com 5 tratamentos (0%, 5%, 10%, 15% e 20% de LCCV) e 5 repetições representadas cada uma por um vaso com uma planta de tomate. Após três meses do plantio definitivo, as aplicações dos tratamentos com o LCCV foram iniciadas e realizadas semanalmente. Para cada concentração de LCCV, 200 mL foram aplicados por planta. O fitopatógeno Alternaria solani foi inoculado dois meses antes do início dos tratamentos com o LCCV na concentração de 1x104 conídios/mL em todas as unidades experimentais. A septoriose causada pelo fungo Septoria lycopersici ocorreu de forma natural. As avaliações da severidade das doenças foram realizadas aos quatro meses após o plantio, usando a diagramática proposta por Mello et al. (1997) e submetidos à análise de regressão. Os valores de severidade da mancha-de-alternaria e da septoriose não foram afetados significativamente pelas diferentes concentrações de LCCV testadas.AGNALDO JOSÉ DOS SANTOS; VIVIANE TALAMINI, CPATC; MARIA URBANA CORREA NUNES, CPATC; FREDERICO ALBERTO DE OLIVEIRA,, UFS; FRANCISCO JOSE DOS SANTOS, CPATC.SANTOS, A. J. dosTALAMINI, V.NUNES, M. U. C.OLIVEIRA, F. A. deSANTOS, F. J. dos2021-12-29T14:01:09Z2021-12-29T14:01:09Z2021-12-292021Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 83-85.In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 10., 2020-2021, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2021. 112 p. Editores técnicos: Marcelo Ferreira Fernandes; Ubiratan Piovezan.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-29T14:01:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1138526Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-29T14:01:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.
title Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.
spellingShingle Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.
SANTOS, A. J. dos
Casca
Coco
Controle Biológico
Doença de Planta
Meio Ambiente
Resíduo
Eliminação de Resíduo
Tomate
title_short Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.
title_full Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.
title_fullStr Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.
title_full_unstemmed Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.
title_sort Potencial do líquido da casca do coco verde para o controle de doenças de plantas.
author SANTOS, A. J. dos
author_facet SANTOS, A. J. dos
TALAMINI, V.
NUNES, M. U. C.
OLIVEIRA, F. A. de
SANTOS, F. J. dos
author_role author
author2 TALAMINI, V.
NUNES, M. U. C.
OLIVEIRA, F. A. de
SANTOS, F. J. dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGNALDO JOSÉ DOS SANTOS; VIVIANE TALAMINI, CPATC; MARIA URBANA CORREA NUNES, CPATC; FREDERICO ALBERTO DE OLIVEIRA,, UFS; FRANCISCO JOSE DOS SANTOS, CPATC.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, A. J. dos
TALAMINI, V.
NUNES, M. U. C.
OLIVEIRA, F. A. de
SANTOS, F. J. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Casca
Coco
Controle Biológico
Doença de Planta
Meio Ambiente
Resíduo
Eliminação de Resíduo
Tomate
topic Casca
Coco
Controle Biológico
Doença de Planta
Meio Ambiente
Resíduo
Eliminação de Resíduo
Tomate
description O líquido da casca do coco verde (LCCV) é um resíduo gerado no processamento do fruto, sendo considerado poluidor do meio ambiente e rico em taninos e compostos fenólicos. Diante da composição do LCCV, o objetivo deste trabalho foi testar este resíduo para o controle de doenças de plantas usando o tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.) como planta modelo. Para tanto, foi instalado um experimento no delineamento inteiramente ao acaso com 5 tratamentos (0%, 5%, 10%, 15% e 20% de LCCV) e 5 repetições representadas cada uma por um vaso com uma planta de tomate. Após três meses do plantio definitivo, as aplicações dos tratamentos com o LCCV foram iniciadas e realizadas semanalmente. Para cada concentração de LCCV, 200 mL foram aplicados por planta. O fitopatógeno Alternaria solani foi inoculado dois meses antes do início dos tratamentos com o LCCV na concentração de 1x104 conídios/mL em todas as unidades experimentais. A septoriose causada pelo fungo Septoria lycopersici ocorreu de forma natural. As avaliações da severidade das doenças foram realizadas aos quatro meses após o plantio, usando a diagramática proposta por Mello et al. (1997) e submetidos à análise de regressão. Os valores de severidade da mancha-de-alternaria e da septoriose não foram afetados significativamente pelas diferentes concentrações de LCCV testadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29T14:01:09Z
2021-12-29T14:01:09Z
2021-12-29
2021
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 10., 2020-2021, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2021. 112 p. Editores técnicos: Marcelo Ferreira Fernandes; Ubiratan Piovezan.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138526
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 10., 2020-2021, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2021. 112 p. Editores técnicos: Marcelo Ferreira Fernandes; Ubiratan Piovezan.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 83-85.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695626086842368