Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KIILL, L. H. P.
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865240
Resumo: No presente estudo, a aroeira do sertão (Myracrodruon urundeuva) e a baraúna (Schinopsis brasiliensis - Anacardiaceae), a quixabeira (Sideroxylon obtusifolia - Sapotaceae) e a umburana de cheiro (Amburana cearensis - Leguminosae) foram escolhidas por figurarem entre as espécies consideradas vulneráveis ou em perigo de extinção, por serem frequentes na área e por sua importância ecológica na Caatinga. Além de seu papel biológico na comunidade vegetal, estas espécies associam-se à fauna local, onde suas folhas, flores e frutos servem de alimento para répteis, aves, mamíferos e insetos. Suas florações, principalmente na estação seca, abastecem as colmeias das abelhas nativas e exóticas, nesta época em que as fontes alimentares são escassas. A resina da barauna é uma importante fonte de sais minerais para a fauna, principalmente pequenos primatas. Além de fonte alimentar, estas árvores funcionam como abrigo para uma diversidade de animais e suporte para os ninhos de muitas aves.
id EMBR_7df71bf03676797182d365eb4e0c7aaa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/865240
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.Plantas em extinçãoBioma caatingaAroeira do sertãoQuixabeiraUmburana de cheiroCaatingaBaraúnaBiodiversidadePolinizaçãoNatural resourcesNo presente estudo, a aroeira do sertão (Myracrodruon urundeuva) e a baraúna (Schinopsis brasiliensis - Anacardiaceae), a quixabeira (Sideroxylon obtusifolia - Sapotaceae) e a umburana de cheiro (Amburana cearensis - Leguminosae) foram escolhidas por figurarem entre as espécies consideradas vulneráveis ou em perigo de extinção, por serem frequentes na área e por sua importância ecológica na Caatinga. Além de seu papel biológico na comunidade vegetal, estas espécies associam-se à fauna local, onde suas folhas, flores e frutos servem de alimento para répteis, aves, mamíferos e insetos. Suas florações, principalmente na estação seca, abastecem as colmeias das abelhas nativas e exóticas, nesta época em que as fontes alimentares são escassas. A resina da barauna é uma importante fonte de sais minerais para a fauna, principalmente pequenos primatas. Além de fonte alimentar, estas árvores funcionam como abrigo para uma diversidade de animais e suporte para os ninhos de muitas aves.LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.KIILL, L. H. P.2011-04-09T21:03:14Z2011-04-09T21:03:14Z2010-10-2620102011-04-10T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 59-71.In: SEMANA DOS POLINIZADORES, 2., 2010, Petrolina. Palestras... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865240por(Embrapa Semiárido. Documentos, 229).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:07:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/865240Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:07:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.
title Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.
spellingShingle Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.
KIILL, L. H. P.
Plantas em extinção
Bioma caatinga
Aroeira do sertão
Quixabeira
Umburana de cheiro
Caatinga
Baraúna
Biodiversidade
Polinização
Natural resources
title_short Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.
title_full Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.
title_fullStr Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.
title_full_unstemmed Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.
title_sort Plantas da caatinga ameaçadas de extinção e sua associação com polinizadores.
author KIILL, L. H. P.
author_facet KIILL, L. H. P.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv KIILL, L. H. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas em extinção
Bioma caatinga
Aroeira do sertão
Quixabeira
Umburana de cheiro
Caatinga
Baraúna
Biodiversidade
Polinização
Natural resources
topic Plantas em extinção
Bioma caatinga
Aroeira do sertão
Quixabeira
Umburana de cheiro
Caatinga
Baraúna
Biodiversidade
Polinização
Natural resources
description No presente estudo, a aroeira do sertão (Myracrodruon urundeuva) e a baraúna (Schinopsis brasiliensis - Anacardiaceae), a quixabeira (Sideroxylon obtusifolia - Sapotaceae) e a umburana de cheiro (Amburana cearensis - Leguminosae) foram escolhidas por figurarem entre as espécies consideradas vulneráveis ou em perigo de extinção, por serem frequentes na área e por sua importância ecológica na Caatinga. Além de seu papel biológico na comunidade vegetal, estas espécies associam-se à fauna local, onde suas folhas, flores e frutos servem de alimento para répteis, aves, mamíferos e insetos. Suas florações, principalmente na estação seca, abastecem as colmeias das abelhas nativas e exóticas, nesta época em que as fontes alimentares são escassas. A resina da barauna é uma importante fonte de sais minerais para a fauna, principalmente pequenos primatas. Além de fonte alimentar, estas árvores funcionam como abrigo para uma diversidade de animais e suporte para os ninhos de muitas aves.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-26
2010
2011-04-09T21:03:14Z
2011-04-09T21:03:14Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMANA DOS POLINIZADORES, 2., 2010, Petrolina. Palestras... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865240
identifier_str_mv In: SEMANA DOS POLINIZADORES, 2., 2010, Petrolina. Palestras... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semiárido. Documentos, 229).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 59-71.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695165712695296